" SÓ OS QUEBRANTADOS DE CORAÇÃO, PELO PODER DA PALAVRA DE DEUS QUE PENETRA EM SUAS ALMAS, PODERÃO VIR A SER ENGRANDECIDOS E TRANSFORMADOS PELO ESPÍRITO SANTO. " - Segunda Feira

01/08/2016 06:42
OS HUMILDES SÃO ENGRANDECIDOS                                             
 
" Também me deste o escudo da tua salvação, e pela tua brandura me vieste a engrandecer. "  2 Samuel 22.36
____________________________________________
 
Neste versículo, Davi canta ao Senhor em gratidão a tudo que O Senhor lhe fez.
 
Em todo o contexto do capítulo em questão, trata-se deste fato tão importante, que deve ser notório em qualquer servo do Senhor, independente da geração em que O sirva, serviu ou venha a servi-LO.
 
" Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. "  1 Tessalonicenses 5.18
 
Pois sabemos que nada de bom da parte de Deus merecemos, porém, tudo recebemos pela graça, misericórdia e amor d'Ele por nós.
 
" As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; "  Lamentações 3.22
 
Sendo assim, temos que ter este sentimento de eterna gratidão a Ele, por tudo o que faz em nossas vidas.
 
" Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. "  1 Samuel 7.12
 
Ao analisarmos todo o texto do capítulo, podemos conhecer em parte Quem verdadeiramente Deus é, o que pode fazer, e o que se torna para aqueles que n'Ele confiam e esperam com paciência n'Ele e por Ele, pelo seu agir.
 
" E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. "  Apocalipse 21.3
 
" Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. " Apocalipse 21.7
 
Muitos dos atributos do Senhor estão identificados neste cântico de Davi para Deus, que se agradava do mesmo, por ver nele um coração quebrantado e contrito, mesmo sendo pecador, assim como todos nós somos.
 
" Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. " Salmos 51.17
 
Porém, creio que a verdadeira sujeição a Deus, não está em nunca termos pecado, ou até mesmo em nunca mais pecarmos, creio isto ser impossível, a seres tão falhos e limitados como nós.
 
" Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. "  Gênesis 6.3
 
Mas sim, e necessariamente, em reconhecermos estes pecados, confessá-los em sincero arrependimento, e buscar incansável e incessantemente forças e sabedoria n'Ele, O Senhor, O Espírito Santo para deixá-los, se aperfeiçoando diariamente, se santificando diariamente, sendo lavados e purificados pela Palavra diariamente.
 
Fortalecendo assim a nossa fé n'Ele, reforçando dia a dia o escudo da fé, que nos dá a vitoria sobre o mundo e suas tentações, e ao nosso adversário e seus dardos inflamáveis.
 
" Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. " 1 João 1.9
 
" Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. "  Romanos 6.22
 
" Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; "  1 Tessalonicenses 4.3
 
" Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; "  Hebreus 12.14
 
Pois é claro e assim a Bíblia declara, que sem esta fé é impossível agradar ao Senhor.
 
" Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. "  Hebreus 11.6
 
Ao passo que quando agradamos ao Senhor, Ele se alegra e aí está a razão de nossa força, como está também escrito; " A alegria do Senhor é a nossa força.
 
" Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.  "   Neemias 8.10
 
E Deus não muda, tudo continua conforme declara a sua Palavra.
 
" Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o SENHOR que se compadece de ti.  "  Isaías 54.10
 
" Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. "  Malaquias 3.6
 
" Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. "  Hebreus 13.8
 
Sejamos diligentes e pragmáticos para com a Palavra de Deus.
 
Bom dia na graça e paz abundantes de Jesus cristo, O Príncipe da Paz eterna!
 
Pr. Elio Loiola