" TODAS AS TEMPESTADES QUE INSISTEM EM SE FORMAR EM NOSSO SER PARA A NOSSA ANGÚSTIA E SOFRIMENTO PODEM SER LOGO DISSIPADAS COM O CONSOLO DA PALAVRA DE DEUS SOPRADA EM NOSSAS VIDAS. " - Segunda Feira

10/11/2014 09:12

TEMPESTADES DA ALMA

“Por que estás abatida, ó minha alma? 
Por que te perturbas dentro de mim?”
Sl 42.5

É difícil mensurar a intensidade do sofrimento de quem quer que seja. Porém, é possível vislumbrar no Salmo 42 as palavras de alguém que estava passando por situações avassaladoras. Frases como: “as minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite” (42.3), “dentro de mim se me derrama a alma” (42.4), “sinto abatida dentro de mim a minha alma” (42.6), “todas as tuas ondas e vagalhões passaram sobre mim” (42.7) e “esmigalham-se-me os ossos” (42.10) são expressões de profunda dor e indizível sofrimento.

A palavra “abatida” também é traduzida como afundar. 
A ideia é de um desespero que se assemelha ao de uma pessoa  que está se afogando sem chance de salvação. Semelhantemente, a palavra “perturbar” carrega o sentido de rugir, ou bramir. Esse verbo está intimamente ligado à fúria do mar (Sl 46.2-3). 


A alma dele está agitada como um mar revolto, retrato de um coração desassossegado.

Talvez você esteja vivenciando a mesma angústia. Há uma tempestade enfurecida dentro de você. O salmista buscou em Deus a esperança para prosseguir. A esperança é a âncora da alma (Hb 6.19). Busque auxílio em Jesus, espere nele, pois ele é o único que pode fazer um mar em fúria se transformar num calmo espelho d’água.

ORE

Pai amado que a tua palavra me baste para consolar a minha alma e acalmar as tempestades que devido as circunstâncias externas deste mundo venham a se formar dentro de mim com a intenção de afundar-me e destruir-me.

Em Nome de Jesus.

Amém.

Referência para leitura: Salmo 42