" TODO ERRO QUE COMETEMOS PODE VIR A TER UM VALOR INESTIMÁVEL, ATÉ DE PESO ETERNO, SE ESTES SERVEM PARA NOS ENSINAR A ANDAR POR OUTROS CAMINHOS QUE NOS LEVEM DISTANTES DE NOVOS ERROS. " - Quinta Feira
23/07/2015 13:34
OS ERROS NOS ENSINAM
“…Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros” Jo 21.15Quando Cristo perguntou a Pedro se este o amava, escolheu a palavra grega ágape. Esta é a palavra mais sublime para o amor, pois expressa o sentido de um amor verdadeiro e sacrificial. Pedro, em sua resposta, não usou a mesma palavra usada por Jesus, mas optou pelo termo phileo, o qual denota a relação que existe entre irmãos e, definitivamente, se encerra abaixo do conceito do amor ágape. Pedro havia proclamado que seria capaz de dar a sua vida pelo Mestre, pois cria que seu compromisso estava à altura que demanda o amor ágape.
Agora, no entanto, entendia que as suas declarações haviam sido precipitadas. Vivia com a vergonha e a culpa de haver negado ao Senhor por três vezes. O texto nos mostra que ele aprendeu a lição com os seus próprios erros. Não estava disposto a transitar pelo mesmo caminho uma segunda vez. Todo erro possui o potencial de ensinar-nos algo.
Para aprender essas lições temos de refletir sobre os nossos erros, assumi-los e avaliar onde tropeçamos, enquanto deciframos o que fazer para evitar percorrer novamente o mesmo caminho. Nossos erros, então, podem converter-se em nossas mais valiosas experiências. É nossa responsabilidade aproveitar e discernir o potencial que possuem.
Referência para leitura: João 21.15-23