" TODOS SEM EXCEÇÃO FOMOS CRIADOS PARA UM ETERNO PROPÓSITO, INDEPENDENTE DE SUA EFEMERIDADE, A QUESTÃO ESTÁ EM SE COMPROVAR SE TODOS ESTÃO SENDO FUNCIONAIS OU DISFUNCIONAIS A ESSE RESPEITO. " - Domingo

07/10/2018 10:51
CADA QUAL PARA O SEU ETERNO PROPÓSITO
 
 
 
" Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra. '  Eclesiastes 3:17 
 
 
A Bíblia nos ensina que tudo o que por Deus fora criado, tudo foi para um propósito real e eterno, como também no modo e no tempo determinado por Ele.
 
 
" Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. " Eclesiastes 3:1
 
" Porque para todo o propósito há seu tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele. "  Eclesiastes 8:6
 
 
Sabemos que Eterno é somente Deus, todo o restante foi criado em um tempo dessa eternidade oriunda, originada em Deus, com Deus e para Deus. Pois por Ele, para Ele e com Ele todas as coisas foram criadas.  
 
 
" Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. "  Colossenses 1:16
 
 
Vemos a regra da criação de Deus para tudo, onde cada qual foi criada conforme a sua espécie, tando cada um a sua finalidade, com suas características fundamentais para a sua existência funcional.
 
 
" Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. "  Apocalipse 4:11
 
 
Porém, com a entrada do pecado no processo da criação de Deus, tudo se tornou disfuncional, tendo sido distorcida a real finalidade de cada ser em sua particular criação.
 
" Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. "  Romanos 5:12
 
 
Mas, sabemos que O Senhor já proporcionou a todos quantos queiram e creiam n'Ele, uma forma, um caminho para que essa finalidade fosse restaurada, independente do desvio momentâneo que impedisse esse fato.
 
 
" Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. "  Romanos 5:17,18
 
 
Sendo assim, podemos meditar em uma questão prática para a nossa existência, falo da raça humana, podendo agora ser restaurada e capacitada a realizar a sua real finalidade nesse mundo.
 
 
Onde todos fomos criados para uma só finalidade, a de buscarmos a Deus em todo o tempo e o tempo todo.
 
 
" E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. "  Atos 17:26-28
 
 
Vindo então, o pecado, fugimos dessa finalidade, onde fizemos o inverso do objetivo para o qual fomos criados, onde nos afastamos de Deus cada vez mais, ao invés de nos aproximarmos d'Ele. 
E vindo Cristo então, podemos por meio d'Ele nos reconciliar com Deus e retornarmos ao objetivo inicial e principal de nossa criação.
 
 
Acrescentando-se porém, àquela primeira finalidade, a de se buscar a Deus, agora, também, a de buscar outros para que também voltem a buscar a Deus.
 
 
" E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. " Marcos 16:15,16
 
E isso por meio da pregação do Evangelho, da Boa Nova que ao ser ouvida, crida e aceita nos reconcilia com o nosso Criador e nos restaura plenamente com as características das quais fomos desde o início criados.
 
 
" Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. " Efésios 2:10
 
 
Sendo assim, sejamos diligentes para esse fato e venhamos a dar frutos para Deus, ganhando para Ele almas, tantas quantas Ele nos permitir ganhar. 
 
 
" E estes são os que foram semeados em boa terra, os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um trinta, e outro sessenta, e outro cem. "  Marcos 4:20
 
 
Pois, sabemos que as arvores frutíferas foram criadas para essa finalidade, a de dar frutos para alimentar os que até ela vem colher dos seus frutos.  E se ela não der tais frutos, fugiu da sua característica fundamental e para mais nada servirá.
 
 
" E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. "  Mateus 21:19
 
 
Assim somos nós comparados por Deus, Ele nos vê como arvores de Justiça para multiplicar sua justiça por onde formos por Ele plantados.
 
 
" A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado. E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração. " Isaías 61:3,4
 
 
Na graça e paz abundantes de Jesus Cristo...
 
 
Pr. Élio Loiola
COMUNIDADE SÓ EM CRISTO HÁ VIDA