Arquivo de Artigos

" RETORNEMOS TODOS AO VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PASCOA PARA TODA A HUMANIDADE - APRENDENDO A CONSIDERAR O CORDEIRO DE DEUS E NÃO O COELHO DOS HOMENS " - Domingo

31/03/2012 08:08

 

AS ÚLTIMAS PALAVRAS
 
 
...sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo...
João 13:1
 
Visitando um homem muito doente, pedi-lhe que compartilhasse comigo uma de suas lembranças mais marcantes. Ele me contou sobre o último dia de vida de seu pai. Todos os filhos foram reunidos, ajoelharam-se aos pés da cama, e o pai fez um discurso final e orou. Emocionado, aquele homem me disse que jamais se esqueceu das palavras que ouviu naquele momento.
 
O que diríamos aos nossos amados se soubéssemos que nos resta pouco tempo nesta terra? Neste mês, daremos atenção significativa à ultima semana na vida de Jesus. Juntos, veremos o que ele disse aos seus discípulos nos dias anteriores à sua crucificação. O que Jesus considerava mais importante falar e mostrar a eles na reta final?
 
A importância deste período no ministério de Cristo é refletida no espaço dedicado a ele nos evangelhos. Mais da metade do Evangelho de João se concentra na última semana da vida de Jesus. Grandes porções de Mateus, Marcos e Lucas também o fazem.
 
Caminhemos com Jesus durante aqueles dias finais. Vejamos o que Ele considera mais importante compartilhar com seus discípulos — e conosco. Que suas palavras e ações nos levem à fé, ou que nos ajudem a fortalecer a fé que possuímos.
 
 
ORE
 
Senhor Deus, ao caminharmos com Jesus neste mês, que estas meditações toquem nosso coração e nos aproximem dele, o Salvador que deu a vida por nós. Em nome de quem oramos. Amém.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 130 "

31/03/2012 08:01

 

 
Salmo 130
 
 
1) DO FUNDO DA minha tristeza, Senhor, eu oro a Ti, pedindo a tua ajuda.
 
2) Por favor, Senhor, atenda minha oração! Presta atenção aos meus insistentes pedidos de misericórdia!
 
3) Quem seria capaz de escapar da tua ira, Senhor se Tu guardasses contra nós cada um dos nossos pecados?
 
4) Mas Tu nos ofereces o perdão, para Te amarmos e obedecermos sinceramente.
 
5) É por isso que eu espero o Senhor agir; espero que Ele cumpra as promessas que fez.
 
6) Eu espero por Ele com ansiedade, mais do que as sentinelas que vigiam a cidade durante toda a noite esperam a chegada da manhã.
 
7) Povo de Israel, faça do Senhor a sua esperança pois Ele é rico em amor fiel! A salvação que Ele tem para dar não acaba nunca!
 
8) Ele mesmo há de livrar o povo de Israel de sua escravidão ao pecado.

" QUEM VIVE NO ESPÍRITO DEVE ANDAR EM ESPÍRITO - OU SEJA - SENDO DIRIGIDO E GUIADO SOMENTE POR ELE À TODA VERDADE PARA QUE CRISTO SEJA GLORIFICADO E O MUNDO VERDADEIRAMENTE EVANGELIZADO ATRAVÉS DE NOSSAS VIDAS "

30/03/2012 11:08

 

Quem Está Certo: O Bispo Universal, O Missionário Internacional ou o Apóstolo Mundial ? 
 
 
Na atualidade, há três igrejas conhecidas como evangélicas que, apesar de terem Deus no nome, não têm pregado o verdadeiro Evangelho. Elas “arrastam” multidões. Pessoas se acotovelam para ouvir “outro evangelho”, e não o Evangelho (1 Co 15.1,2; 2 Co 11.3,4. Gl 1.6-12; 1 Tm 6.3,4).
 
Refiro-me a três grandes igrejas, cujos templos estão sempre lotados. A maior delas ainda não conquistou outros planetas, mas a sua meta é crescer em nível universal. A segunda maior também está em boa parte do globo terrestre; trata-se de uma igreja internacional. E a terceira também não deixa por menos. Conquanto menor do que as outras, já se considera mundial.
 
Estou falando de três líderes carismáticos, telepregadores muito bem-sucedidos em seus negócios. Os dois primeiros fundaram a primeira igreja, de abrangência universal. O segundo e o terceiro saíram da primeira. O mais rico (está entre os mais ricos do País!) tem um reino à sua disposição. O segundo mais rico é um milionário, quer dizer, um missionário cheio de graça, que prega, canta, conta piadas... E o terceiro vem suando bastante (a ponto de os fiéis recolherem o seu suor!) para demonstrar que a sua igreja tem muito poder.
 
Essas igrejas aparecem na mídia todos os dias e têm muitos seguidores — você pode ser um deles! —, mas não pregam, como já disse, o verdadeiro Evangelho. A primeira prega o evangelho da prosperidade. A segunda, o evangelho triunfalista, à base de confissões positivas. E a terceira, o evangelho experiencialista e místico.
 
Os auditórios dessas igrejas, em geral, são formados por três tipos de pessoas, nessa ordem: interesseiras que frequentam cultos prioritariamente para se tornarem empresárias ou saírem de uma crise financeira; interesseiras que vão aos cultos para receberem curas, bens materiais ou soluções de problemas; e interesseiras que frequentam os cultos para receberem milagres. Jesus também era seguido por multidões de interesseiros. A diferença é que Ele pregava a verdade, o que fazia com que muitos deixassem de segui-lo (Jo 6.60-69).
 
Bem, a primeira igreja, de abrangência universal, contraria o que diz a Bíblia acerca do Reino de Deus, que “não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17), ao priorizar a prosperidade material. Deus faz prósperos os seus filhos (Sl 1; 23; 37), mas um crente que só pensa em dinheiro e bens materiais está longe de agradar ao Senhor Jesus (Mt 6.19-21; 1 Tm 6.9,20; Ef 5.5).
 
A segunda igreja, de abrangência internacional, não prioriza a graça do Senhor Jesus, posto que promove um culto antropocêntrico, centrado nas necessidades humanas. As pessoas não frequentam os cultos primeiramente para adorar ao Senhor, e sim para receberem bênçãos, como se Deus fosse aquele bom velhinho do Pólo Norte... Deus abençoa o seu povo, mas o nosso culto deve ser cristocêntrico, isto é, em adoração e louvor a Cristo (1 Co 1.22,23; 2.1-5). A oração modelo não começa com “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”, e sim: “Pai nosso que está nos céus, santificado seja o teu nome” (Mt 6.9).
 
Finalmente, a terceira igreja, de abrangência mundial, apresenta um culto aos milagres. Tudo gira em torno de sinais, prodígios, curas... Há problema nisso? Claro que sim! O Senhor Jesus, quando andou na terra, ficou o tempo todo curando os enfermos e fazendo milagres? Não! Ele ensinava, pregava e curava, nessa ordem (Mt 4.23; 11.1). Ele ensinou mais que pregou; e pregou mais que curou. Além disso, pregar o Evangelho não é pregar milagres, pois estes são o efeito da pregação do Evangelho (Mc 16.15-20). Por isso, na hierarquização que Deus estabeleceu para os dons do Espírito, milagres e curas aparecem depois de apóstolos, profetas e doutores (1 Co 12.28).
 
Qual é o líder que está com a razão, visto que estão se digladiando há algum tempo? O bispo universal, que só prega a teologia da prosperidade, não fazendo jus à definição bíblica de Reino de Deus? Ou o missionário cheio de graça, conhecido em âmbito internacional? Ou ainda o apóstolo mundial que faz da pregação de milagres o seu carro-chefe, deixando de pregar o Evangelho pleno, composto de promessas, mandamentos e princípios?
 
Enquanto os aludidos bispo, missionário e apóstolo disputam para ver quem é o melhor, sigamos o Bom Pastor, o nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 10.11,27,28). Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6).
 
Amém?

" EM MEIO A ESTA GERAÇÃO PERVERSA E INCRÉDULA ANDEMOS SEMPRE EM NOVIDADE DE VIDA OLHANDO E SEGUINDO PARA O ALVO QUE É ETERNO - JESUS O AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ " - Sábado

30/03/2012 10:46

 

OLHANDO ADIANTE
 
 
Apocalipse 21:1-7 
 
Deus, um dia, na criação, se relacionou com os seres humanos em um jardim, o Jardim do Éden. Olhando para o futuro, na consumação, vemos outro jardim e podemos chamá-lo de “Jardim da Árvore da Vida”, ou, simplesmente, “novos céus e nova terra”. Lá o relacionamento de Deus com os seres humanos será perfeito.
 
A Bíblia nos fala de um Deus que criou o ser humano para poder se relacionar com Ele. Deus nos procura e quer que o busquemos. Ele enviou seu Filho para morrer na cruz a fim de que pudéssemos voltar a viver da maneira como Deus planejou. E Ele reconstruirá os céus e a terra e viverá conosco novamente. Enquanto vivemos neste período de espera, o Senhor quer que estejamos próximos dele e que lutemos contra o pecado que causa a separação. Se já pertencemos a Deus através de Jesus, não precisamos esperar pelo céu, busquemos a comunhão com Ele hoje. Onde quer que estejamos na nossa jornada de fé, esta é a vontade de Deus para nós: “Que o próprio Deus... os santifique... Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel, e fará isso... A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vocês.” (1 Tessalonicenses 5:23-24, 28)
 
ORE
 
Pai amado, em meio às lutas do presente, que possamos olhar para frente ansiando pelo dia em que o Senhor fará tudo novo, onde a comunhão será plena e a alegria, completa. Em nome de Jesus. Amém.
 
PENSE
 
Na criação houve um jardim. Outro jardim nos aguarda na consumação. Deus não desiste dos seus planos.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 129 "

30/03/2012 10:38

 

Salmo 129
 
 
1) DESDE A MOCIDADE tenho sofrido horríveis perseguições, diz o povo de Israel.
 
2) Desde o começo da minha história venho sendo perseguido mas ninguém foi capaz de me destruir!
 
3) As minhas costas têm marcas profundas, feitas pelos chicotes dos inimigos.
 
4) No entanto, o Senhor é justo e me livrou das cordas com que as nações pecadoras me prendiam.
 
5) Deus há de envergonhar e derrotar todos os povos que odeiam os judeus.
 
6) Eles serão como a grama que cresce entre as pedras da calçada, que seca e murcha logo que cresce.
 
7) Serão completamente inúteis, seja para quem for.
 
8) Quem passar diante dessas pessoas se recusará a lhes dar a bênção e não dirá:, "A bênção do Senhor esteja sobre vocês! Nós os abençoamos em nome do Senhor!"

" APRENDENDO A ANDAR COM DEUS EM ESPÍRITO E EM VERDADE EM QUALQUER SITUAÇÃO DE NOSSAS VIDAS " Parte 5

29/03/2012 11:04

 

O Caminho Verdadeiro Através Dos Conselhos De Deus - parte 5
 
O ANDAR NO ESPÍRITO
 
Por ser um assunto extenso e controversial resolvemos dividir o tema da seguinte maneira para que seja perfeitamente esclarecido e praticado, corrigindo as distorções que se vêem hoje em dia:
 
O precioso sangue de Cristo.
 
Para Deus
Para a nossa consciência
Para Satanás
 
A cruz de Cristo
 
Sabendo
Considerando-se
Apresentando-se
Andando no Espírito
As duas leis
Enchendo-se do Espírito
 
Ordenando assim esse tema desejamos que cada discípulo tenha uma compreensão clara de tudo o que se refere ao andar no Espírito já que a Palavra de Deus diz:
 
" Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus". Romanos 8:12-14
O PRECIOSO SANGUE DE CRISTO
 
Já vimos anteriormente que o homem tem basicamente um problema : a independência. Essa independência consumada produz uma série de “galhos” que justamente são os nossos pecados (desobediência, blasfêmia, mentiras, fornicação, etc...). Na carta de Romanos  Paulo divide muito bem o assunto no próprio corpo da epístola. Será de grande utilidade vermos essa divisão.
 
De Romanos 1:1 até 5:11 ele está falando dos atos pecaminosos do homem, e de 5:12 até 8:39 ele está falando da atitude do homem, ou seja “o pecado”. Na primeira seção considera-se a questão dos pecados cometidos diante de Deus, que são muitos e que podem ser enumerados. É nesse ponto que vamos ficar por enquanto.
 
Quando a luz de Deus brilha pela primeira vez em nossos corações, clamamos por perdão, porque compreendemos que cometemos pecados diante dEle. Portanto o Sangue de Cristo trata com esse primeiro problema que vemos: os nossos pecados.
 
O Sangue de Cristo é de grande valor para nós, porque trata com os nossos pecados e nos justifica à vista de Deus conforme declara as seguintes passagens:
 
Romanos 5:8-9; 3:24-26.
 
O pecado se manifesta na forma de desobediências, para criar, em primeiro lugar, separação entre o homem e Deus. Em segundo lugar o pecado comunica ao homem um sentimento de culpa, de afastamento de Deus. E ainda não é tudo, porque o pecado oferece também a Satanás uma possibilidade de acusação diante de Deus. Portanto temos três problemas que precisam ser solucionados : 
 
1o. Nossa separação de Deus
 
2o. As acusações de nossa consciência.
 
3o. As acusações de Satanás
 
Vamos ver cada um desses problemas e a solução provida pelo Sangue isoladamente.
 
1) O SANGUE É PRIMARIAMENTE PARA DEUS
 
 
É a santidade de Deus , a justiça de Deus que exige que uma vida sem pecado seja dada em favor do homem. Há vida no sangue, e aquele Sangue tem que ser derramado em favor de mim, pelos meus pecados. Deus requer que o Sangue seja apresentado com o fim de satisfazer a sua própria justiça, e é Ele que diz: “Vendo eu o Sangue passarei por cima de vós” Êxodo 12:13. O Sangue de Cristo satisfaz a Deus inteiramente. É necessário esquecermos o valor que nós damos ao Sangue para visualizarmos o quanto Deus dá valor ao Sangue.
 
No antigo testamento, o sangue de animais satisfazia, temporiaramente, a justiça de Deus: “ Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santificava os contaminados, quanto à purificação da carne,” Hebreus 9:13
 
Na nova aliança não há outra coisa que satisfaça a justiça de Deus senão o Sangue. “sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;  para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.”   Romanos 3:24-26
 
    Portanto o Sangue resolve nosso problema de separação de Deus. Por meio do Sangue temos livre acesso ao Senhor.
 
 2)  O SANGUE SATISFAZ A NOSSA CONSCIÊNCIA
 
Agora temos que considerar que, em nossa condição de incrédulos não éramos tão molestados pela nossa consciência, até que a Palavra de Deus começou a nos despertar.
 
Quando cremos a nossa consciência pode se tornar extremamente sensível, e isto pode vir a ser real problema para nós. O sentimento de pecado ou de culpa pode se tornar tão grande, tão terrível, que quase nos paralisa porque nos faz perder de vista a verdadeira eficácia do Sangue. 
 
Algumas vezes chegamos ao ponto de imaginar que os nossos pecados são maiores que a eficácia do Sangue. Por que isso?
 
Não sabemos o valor que Deus dá ao Sangue. Isso nós já consideramos no item anterior. Devemos estar fundamentados nisso, crendo que só o Sangue de Cristo satisfaz a justa exigência de Deus.
 
Não aceitamos a avaliação que Deus faz do Sangue. Podemos saber o valor que Deus dá ao Sangue, mas não aceitarmos isso. Achamos que não é possível que seja assim, que devemos fazer algo mais e assim nossa consciência não se cala porque ainda queremos fazer algo mais para nos justificarmos diante de  Deus.
 
Muitas vezes não avaliamos o Sangue pela visão que Deus tem dele, mas procuramos avaliá-lo pelos nossos sentimentos. Algumas vezes sentimos, outras vezes não.
 
Portanto é necessário calar a nossa consciência demonstrando a ela o valor que Deus dá ao Sangue e ainda mais, que cremos nessa avaliação.
 
Temos que crer que o Sangue é precioso para Deus por que Ele assim o diz. sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, I Pedro 1:18,19
 
Portanto devemos ter nossa consciência purificada pelo Sangue. Não importa se nossos sentimentos dizem o contrário. Se confessamos o nosso pecado, pondo-o na luz, temos que crer que o Sangue de Cristo já atuou e que não precisamos confessar, confessar e confessar até nossos sentimentos avaliarem se estamos ou não perdoados.
 
 
3) O SANGUE VENCE AS ACUSAÇÕES DE SATANÁS
 
Em face do que temos dito, podemos agora voltar-nos para encarar o inimigo, porque há um outro aspecto do Sangue que diz respeito a satanás.
 
A bíblia diz que ele é “o acusador dos irmãos” (Apocalipse 12:10), e o nosso Senhor o enfrenta como tal em seu ministério de  Sumo Sacerdote, pelo seu próprio Sangue (Hebreus 9:12).
 
Como é então que o sangue opera contra satanás?
 
Colocando Deus ao lado do homem. Com a queda, foi introduzido no   homem algo que impedia Deus de, moralmente, defender o homem. Eram  nossos pecados diante de Deus que não permitiam que Deus pudesse estar  ao  nosso lado  contra satanás.
 
Mas o Sangue removeu essa barreira; nós  agora estamos certos com Deus, e com Deus ao nosso lado podemos encarar satanás sem tremor.
 
“O Sangue de Jesus Seu Filho, nos purifica de todo pecado”(I João 1:7). Não é “todo pecado” no seu sentido geral, é cada pecado, um por um. Deus está na luz, e a medida que andamos na luz, tudo fica exposto e patente a ela de modo que Deus pode ver tudo; e nessas condições o Sangue nos purifica de todo pecado.
 
Com os pecado perdoados não há acusação de satanás que prevaleça.( Romanos  8:1)
 
CONCLUSÃO
 
É neste fundamento que nos firmamos:
 
Nunca devemos procurar estar limpos diante de Deus, de nossa consciência e vencer as acusações de satanás tendo por base a nossa boa conduta e sim, confiando no Sangue.
 
Que possamos ver mais do valor do precioso Sangue de Cristo, aos olhos de Deus, pois assim venceremos até o final.
 
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte.
                                                                                           Apocalipse 12:11

" TUDO AQUILO QUE COLOCAMOS MAIOR PRIORIDADE DO QUE O DE BUSCAR A DEUS E OS SEUS PRINCÍPIOS SE TORNA IDOLATRIA, QUE É ABOMINAÇÃO PARA DEUS " - Sexta-Feira

29/03/2012 10:41

 

IDOLATRIA? EU?
 
 
Isaías 
44.9 – 20
 
Quem teria coragem de ir ao mato cortar um pedaço de pau, esculpir uma imagem e se curvar diante dela como se fosse um deus? O povo de Judá fazia exatamente isso. Trocava o Deus eterno por ídolos fabricados nalguma carpintaria. Quanta insensatez! Todos sabiam de onde vinham aqueles ídolos: o carpinteiro usava a ferramenta moldada pelo ferreiro para trabalhar a madeira da floresta. Enquanto as sobras das árvores eram queimadas ao fogo, o pedaço selecionado era usado para fazer um ídolo, cujos olhos eram “tapados”. Ninguém parava para pensar no tamanho daquela insensatez: “Esta coisa na minha mão direita não é uma mentira?” – acusa Isaías (44.20).
 
Talvez pensemos que estamos livres de tais erros. Será mesmo? Hoje, a madeira é transformada em papel, cortada em pequenos pedaços, pintada e usada como moeda. E ainda há muitos que se curvam ao dinheiro e aos bens que o dinheiro compra como ídolos que podem lhes trazer significado e segurança. E os idolos de outrora (imagens de escultura)  são feitos também em papael envolto em lindas molduras, em vidros anexados a vitrais, em gesso, em plásticos sólidos e em cimento e pedras à vista de todos aqueles que se curvam diante delas pedindo socorro. Socorro este que não podem realizar na vida de ninguém.
 
Mas Deus nos adverte claramente: o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1 Timóteo 6.10), e a avareza é uma forma de idolatria (Colossenses 3. 4 – 5). Como Judá era chamado a servir somente ao Senhor, nós também somos informados de que não podemos servir a Deus e às riquezas (Mateus 6.24) e que o nosso louvor Deus não permite ser dado a ninguém, nem às imagens de escultura ( Is. 42: 8; 45: 20; 46: 7 ).
 
ORE
 
Livra-nos, Senhor, de toda e qualquer forma de idolatria. Ajuda-nos a lidar corretamente com o dinheiro, mantendo a confiança e a segurança do nosso coração somente em ti. Em nome de Jesus. Amém. 
 
PENSE
 
Amor ao dinheiro também é idolatria.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 128 "

29/03/2012 10:33

 

 
Salmo 128
 
 
1) HÁ MUITAS BÊNÇÃOS para o homem que ama e obedece ao Senhor andando sempre nos seus caminhos.
 
2) Seu trabalho renderá muito e em todas as áreas da vida ele será feliz.
 
3) Sua esposa será uma fonte de alegria para ele! Seus filhos serão fortes e cheios de saúde como uma oliveira nova, reunidos à volta da mesa.
 
4) Esta é a bênção que o Senhor dá ao homem que O ama e obedece os seus mandamentos.
 
5) Que o Senhor abençoe a você, lá do Santo Lugar onde vive! Que você possa ver Israel crescer e progredir
 
6) e tenha uma vida longa, para se alegrar com os seus netos. Deus abençoe Israel!

" NÃO FAÇAMOS QUE O SOFRIMENTO E MORTE DE CRISTO NÃO TENHA VALOR EM NOSSAS VIDAS - NÃO QUE ESTE SOFRIMENTO E MORTE E NÃO TENHA PODER DE SUPRIR NOSSAS NECESSIDADES - MAS SIM POR SERMOS TOTALMENTE INCRÉDULOS DIANTE DESTE IMENSURÁVEL ATO DE AMOR "

28/03/2012 11:42

 

SOFRIMENTO VALOROSO
 
 
Nós, seres humanos, entramos em desespero quando atingidos por sentimentos e problemas que parecem não ter fim.
 
O diabo entra nessas horas cegando nosso entendimento a ponto de não conse­guirmos nem sequer orar. Mas, diz a Bíblia: "Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós" (Tg 4.7).
 
Aconteceu comigo. Eu me encontrava em profunda depressão devido a algumas situações que ocorreram em minha vida. Parecia que Deus se distanciara de mim. Mas o Espírito Santo nos ama e nos levanta quando estamos caídos.
 
Faz-nos ver a glória de Deus, faz-nos ver que maior é Aquele que sofreu na cruz por causa de nossos pecados.
 
Então comecei a imaginar Jesus carregando aquela cruz tão pesada; a imensa dor quando os pregos foram cravados nos pés e mãos. Ele suportou tanta dor e humilhação sem nada reclamar, sem poder se defender... sendo contado como malfeitor... (Is 53.12).
 
Tudo isso para nos garantir a vitória.
 
Jesus venceu a morte. Ele está vivo. Conhece a nossa necessidade e está pronto para nos ajudar.
 
Basta confiarmos nEle.
 
O sofrimento de Cristo nos transforma em pessoas valorosas.
 

" MELHOR DO QUE CONFIAR EM PRÍNCIPES OU ESTRUTURAS NATURAIS É CONFIAR SEMPRE E SOMENTE NO SENHOR - O DEUS DE TUDO E DE TODOS " - Quinta-Feira

28/03/2012 11:35

 

 
AMIGOS... DA ONÇA!
 
 
Isaías 39
 
O rei Ezequias chegou a pedir ajuda aos egípcios (pelo que foi repreendido), mas foi Deus quem o livrou do exército assírio (capítulo 37). Teria ele aprendido a lição? Nem tanto!
 
Pouco tempo depois, Ezequias ficou doente e quase morreu. Novamente, Deus o livrou (38:1–8). A lição estava aprendida? Não ainda. 
 
O príncipe babilônico Merodaque-Baladã soube de sua melhora de saúde e resolveu mandar uma comitiva com presentes amigáveis. Ezequias ficou empolgado: a Babilônia seria um bom aliado contra a Assíria! - pensou. Seu entusiasmo foi tão grande que, na tentativa de impressionar os babilônicos e consolidar a aliança pretendida, Ezequias mostrou a eles todos os tesouros de seu reino. 
 
O profeta Isaías, que já havia advertido Ezequias a confiar somente em Deus, perguntou: “De onde vieram esses homens... o que viram em seu palácio?”. Após a resposta de Ezequias, o profeta sentenciou: “Um dia, tudo o que há em seu palácio... será levado para a Babilônia”. É como se o profeta perguntasse: “São esses os seus amigos? É com eles que você conta? Não aprendeu a confiar em Deus ainda?”. 
 
Como Ezequias, nós também precisamos olhar para o passado e aprender a confiar somente em Deus.
 
ORE
 
Perdoa, Senhor, a nossa fraqueza e incredulidade. Insistimos demais em tentar resolver as coisas à nossa própria maneira. Ajuda-nos a confiar somente em ti. Em nome de Jesus. Amém. 
 
PENSE
 
Que lições mais precisamos para aprender a confiar em Deus?

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 127 "

28/03/2012 11:23

 

Salmo 127
 
 
1) SE O SENHOR não construir a casa, os pedreiros trabalham em vão. Se o Senhor não proteger a cidade, o trabalho dos guardas é completamente inútil.
 
2) É uma grande tolice trabalhar de sol a sol, acordar de madrugada e dormir a altas horas da noite, comer o pão amassado com o suor do rosto, pois Deus quer que aqueles que O amam tenham um bom descanso.
 
3) Os filhos são um presente do Senhor; uma grande recompensa dada por Ele.
 
4) Os filhos que o homem tem durante a sua mocidade são como flechas de um soldado valente, afiadas e prontas para a defesa.
 
5) Feliz o homem que tem muitos filhos - uma caixa cheia de flechas. Ele terá ajuda quando tiver algum problema com seus inimigos e precisar ir ao tribunal.

" O CASAMENTO É O COMPLEMENTO DE UM SER PARA COM O OUTRO - QUANDO ESTA INSTITUIÇÃO É DIRIGIDA TOTALMENTE POR DEUS - O SEU CRIADOR " Parte 20

27/03/2012 10:54

 

O Padrão Divino Para Os Filhos - Parte 20
 
 
OBEDIÊNCIA, FÉ E FIDELIDADE Dn 1.1-18
 
A história dos quatro hebreus, Daniel, Hananias, Missael e Azarias, na côrte de Nabucodonozor, é magistral pela integridade demonstrada, e sublime pela fé que possuíam.
 
Eram quatro rapazes de linhagem real, vindos de Judá, e que pertenciam à nobreza hebraica.
 
Suas famílias haviam sido aprisionadas, alguns de seus parentes mortos durante a invasão de Jerusalém. Muitos de seus colegas estavam em prisões ou em campos de trabalho forçado-, elespo­rém, haviam sido escolhidos para permanecerem na côrte.
 
Era um privilégio que a providência divina os havia reservado, mas era também um perigo e uma cilada, se não soubessem manter a fidelidade, firme­za de caráter e temor a Deus.
 
Um perigo porque estavam diante, de príncipes inimigos que não os poupariam mais tarde, uma cilada, porque , se não con­servassem a fidelidade a Deus, ruiriam diante das tentações e das oportunida­des que tinham para pecar.
 
Diante dessa conjuntura, só lhes restava serem fiéis a Deus. E foi isso que fizeram. Destacou-se a firmeza e convicção de Daniel que: "assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei. . . " v.8. Não foi diferente a atitude de seus companheiros, e isto já no início de suas vidas alí no palácio.
 
0 resultado é que Deus honrou com graça e sabedoria, miais que todos os sábios do reino (v 20). Tais procedimentos só podiam vir de filhos que aprenderam a obedecer a Deus, aos pais, a religião, aos princípios sadios de sua moral e costumes de povo escolhido de Deus.
 
A beleza, a luxúria, a fastuosidade daquele palácio babilônico não con­seguiram dobrar a consciência, impingir a negação da fé, fazendo-o traidores da tradição de seus pais.
 
Eram filhos que honravam seus pais mesmo distantes do lar. Eles sabiam que o preço da obediência lhes seria caro, mas que a re­compensa lhes seria gloriosa. eles conheciam os provérbios de Salomão que disse: " —filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei de tua mãe. Ata-os perpetuamente no teu coração e pendura-os ao teu pescoço. "(Prov: 6.20.21),e acrescentando dizia: "Para te guardarem da mulher estranha, e das lisonjas de sua língua." (v 24).
 
Quantas oportunidades para pecar, porém eles mantiveram-se fiéis as Deus, obedientes às leis e íntegros moralmente. Eram bons filhos, eram também bons patriotas.
 
A Babilônia era seu algoz, o palácio seu cadinho. Ali foram provados e demonstraram ser ouro de primeira qualidade.
 
0 brilho de suas vidas esparge luz até nossos dias. Filhos como Daniel e seus compa­nheiros prosperam, assumem funções importantes, projetam-se mesmo estan­do em terra estranha.
 
Ao passo que filhos ingratos e profanos perecem, como pereceram os filhos de Eli (1 Sm 2.12-17; 22-25), e os filhos de Jó. Enquan­to Jó passava noites a fora orando, seus filhos viviam se banqueteando.
 
0 fim?
 
Morreram todos (Jó 1.5. 18.19).
 
É assim o fim dos filhos desobedientes.
 

" QUEM VERDADEIRAMENTE É NASCIDO DE DEUS TAMBÉM É DIRIGIDO POR ELE POR TODOS OS CAMINHOS PELO QUAL SE DEVE ANDAR " - Quarta-Feira

27/03/2012 10:44

 

QUEM PLANEJOU ISSO?
 
 
Isaías 
30. 1 – 5
 
Quando as coisas se complicam para o nosso lado e cansamos de esperar um milagre de Deus, tentamos dar um jeito por nossa própria conta. Às vezes, fazemos alianças das quais nos arrependeremos mais tarde. 
 
O ministério de Isaías durou muitos anos, tempo suficiente para o contexto político internacional se alterar consideravelmente. O reino do norte (Israel) já havia sido conquistado pela Assíria. As demais nações da Palestina, incluindo Judá, se sentiam indefesas diante daquele poderoso exército, e viam na aliança com o Egito – a única potência capaz de opor alguma resistência aos assírios – uma esperança de sobrevivência.
 
O rei Ezequias cedeu à pressão (2 Reis 18:21) e recebeu a reprovação de Deus através de Isaías. O socorro do Egito seria “inútil” (30:7), pois, em última instância, tudo o que acontecia ao reino nada mais era que o juízo de Deus sobre o pecado de seu povo. A verdadeira salvação de Judá seria buscar a aprovação de Deus, mediante o arrependimento e a confiança nele (30:15).
 
Mas o Senhor aguardava o momento de “ser bondoso” com os seus. Depois da lição do juízo, Ele mesmo ensinaria seu povo a tomar as decisões corretas. Deus mesmo diria a todos: “Este é o caminho; siga-o”(30:21).
 
ORE
 
Ensina-nos, Senhor, a confiar unicamente em ti. Dirige nossos planos conforme a tua vontade, e dá-nos ouvidos abertos para ouvir a tua voz. Oramos em nome de Jesus. Amém.
 
PENSE
 
Às vezes é melhor sofrer um pouco mais 
do queapelar para soluções paliativas.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 126 "

27/03/2012 10:36

 

Salmo 126
 
1) QUANDO O SENHOR libertou os judeus da escravidão, nossa vida parecia um sonho!
 
2) Ríamos e cantávamos sem parar, de tanta alegria! E muitas nações, por toda a terra, reconheciam: "Que grande milagre o Senhor fez para os judeus!"
 
3) É verdade! O Senhor fez grandes milagres por nós, e por isso estamos tão felizes!
 
4) Ó Senhor, enche novamente a nossa vida de bênçãos, como as chuvas do inverno enchem os riachos secos do sertão, de Judá.
 
5) Quem planta as sementes chorando colherá as espigas com gritos de alegria.
 
6) Quem sai com a cesta de sementes chorando enquanto anda, voltará carregado de feixes de espigas, gritando de alegria!

" TODOS OS QUE VIVEM PELO ESPÍRITO TAMBÉM ANDAM NO ESPÍRITO " Parte 5

26/03/2012 12:11

 

ENTRE O ESPÍRITO E A CARNE - Parte 5
 
 
A ARMADURA DE DEUS
 
Ef. 6:10-17 (LDH) "Finalmente, unidos com o Senhor e por meio da força do seu grande poder, sejam fortes. Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Porque nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem na região celestial, isto é, os governos, as autoridades e os poderes do universo, desta época de escuridão. Por isso peguem agora a armadura de Deus. Assim, quando chegar o dia de enfrentares as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês ainda continuarão firmes, sem recuar. Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, o entusiasmo para anunciar a Boa-Notícia da Paz. E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Diabo. Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo dá a vocês".
 
VESTIDOS PARA O SUCESSO
 
Rom. 13:12 (LDH) "A noite está terminando, e o dia vem chegando.
 
Por isso, paremos de fazer o que pertence a escuridão e peguemos as armas para lutarmos na luz".
 
Jer. 46:3-4 (LDH) "... Aprontem os seus escudos e marchem para a batalha! Ponham arreios nos cavalos e montem! Formem filas e ponham os capacetes! Afiem as lanças e vistam as couraças!"
 
O propósito deste Estudo Bíblico é considerar e meditar sobre o significado das Escrituras para cada elemento da armadura completa de Deus, de forma que possamos permanecer de pé firmes nas batalhas da vida.
Prov. 20:18 (LDH) "Procure bons conselhos e você terá sucesso; não entre na batalha sem antes fazer planos".
 
I Cor. 14:8 (LDH) "Se o homem que toca a corneta não der um som bem claro, quem se preparará para a batalha?"
 
FIQUE FIRME!
 
Apoc. 6:17 (LDH) "Pois já chegou o grande dia da ira deles, e quem poderá suportá-la?
 
Lc. 21:36 (LDH) "Portanto, fiquem vigiando e orando sempre, para poderem escapar de tudo o que vai acontecer e continuarem firmes diante do Filho de Deus".
 
I Cor. 10:12-13 (LDH) "Assim, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. As tentações que vocês tem que enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que sofram tentações além das suas forças.
Ao contrário, quando vier a tentação, Deus dará forças a vocês para suportá-las, e assim poderão sair dela".
 
Jd 1:24 (LDH) "A Deus, que pode evitar que você caiam e que pode apresentá-los sem defeitos e cheios de alegria na sua gloriosa presença".
 
Tg. 4:7 (LDH) "Portanto, obedeçam a Deus, enfrentem o Diabo, e ele fugirá de vós".

" AQUELE QUE PERSEVERAR EM SER FIEL A DEUS NO POUCO E ATÉ MESMO NO NADA, COM O MUITO DE DEUS SERÁ HONRADO E APROVADO " - Terça-Feira

26/03/2012 12:04

 

FIDELIDADE NAS CRISES
 
 
Isaías 
26:1-8
 
Os votos de casamento geralmente incluem a promessa de amar e permanecer fiel ao cônjuge na alegria “ou na tristeza”, na saúde “ou na doença”. Isso é apropriado porque as dificuldades costumam desafiar nossa lealdade. É em meio às turbulências que descobrimos ou manifestamos o que realmente se passa em nosso coração.
 
Isaías advertia o povo de Judá: o juízo de Deus sobre a idolatria e a opressão social estava a caminho. Nações pagãs seriam levantadas por Deus para disciplinar o reino. 
 
Estava na hora de separar o joio do trigo. Fiéis e infiéis passariam por aquela tribulação. No entanto, o que serviria para punir os desobedientes iria também fortalecer a lealdade dos fiéis. Ao final de tudo, escreve Isaías, o remanescente fiel cantaria: “Ó Senhor, nosso Deus, outros senhores além de ti nos têm dominado, mas só ao teu nome honramos” (26:13). “Andando pelo caminho das tuas ordenanças, esperamos em ti, Senhor” (26:8).
 
O trator que esmagaria a maldade dos perversos iria também planificar o terreno para um glorioso recomeço do verdadeiro povo de Deus. Certos disso, os fiés ouvintes de Isaías encontrariam forças para enfrentar as lutas com esperança, honrando e obedecendo ao Senhor.
 
ORE
 
Ajuda-nos, Senhor, a enfrentar as tribulações sem sacrificar nossa lealdade a ti. Ensina-nos a viver em obediência e esperança, enquanto o teu dia não chega. Em nome de 
Jesus. Amém. 
 
PENSE
 
As dificuldades testam nossa lealdade.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 125 "

26/03/2012 11:45

 

Salmo 125
 
1) QUEM CONFIA NO Senhor é firme como o Monte Sião! Nada é capaz de derrubar essas pessoas.
 
2) Assim como os montes cercam a cidade de Jerusalém, o Senhor cerca e protege o seu povo, hoje e eternamente.
 
3) Pois os pecadores. rebeldes não dominarão sobre os justos para sempre, obrigando os justos que amam a Deus a fazerem coisas erradas.
 
4) Ó Senhor abençoa aos bons e aos que andam pelo teu reto caminho.
 
5) Mas os que andam pelos maus caminhos do pecado, o Senhor castigará juntamente com todos os que praticam o mal. E assim Israel viverá em paz para sempre!

" SÓ DEUS É PODEROSO O BASTANTE PARA FAZER DE POVOS TOTALMENTE ANTAGÔNICOS E DISPERSOS EM SUAS FILOSOFIAS EM UM SÓ POVO COM O MESMO INTUITO - O DE ADORÁ-LO ETERNAMENTE " - Segunda-Feira

25/03/2012 10:08

 

ESTRADA SANGRENTA
 
 
Isaías 
19:18-25
 
O Egito havia oprimido Israel em dura escravidão por quatrocentos e trinta anos. As mágoas e o ressentimento dessa opressão foram expressos até mesmo no vocabulário israelita: a palavra “Rahab” – que significa “terror” – é um dos nomes usados para descrever o Egito no Antigo Testamento. 
 
A Assíria era outro problema. Superpotência da época, usada como instrumento do juízo divino sobre o reino do norte (Israel), costumava castigar seus inimigos derrotados com uma crueldade lendária. 
 
Imagine, agora, quão sangrenta devia ser a estrada que ligava essas duas poderosas nações opressoras. Nessa rota, que cruzava a Palestina de norte a sul, os dois reinos se encontraram em diversas batalhas – pior para Israel e Judá, que sempre sofriam por ficar bem no meio do caminho!
 
Mas Isaías vislumbrou um dia de maravilhosas mudanças. Israel, Assíria e Egito adorariam juntos ao Senhor! As bênçãos outrora pronunciadas apenas sobre o povo de Israel agora alcançavam também nações cativas do paganismo. Esse anúncio atesta a misericórdia de Deus sobre o mundo inteiro, e revela a maravilha de seu reino: povos outrora inimigos são reaproximados e unidos aos pés do Senhor. 
 
ORE
 
Nós te louvamos, Senhor, porque tua graça e misericórdia podem reunir em comunhão e adoração pessoas e nações outrora inimigas. Apressa o dia em que todos te adoraremos unidos e em paz. Amém.
 
PENSE
 
Só um milagre pode unir nações sangrentas e seres humanos que se odeiam.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 124 "

25/03/2012 10:00

 

Salmo 124
 
 
1) SE O SENHOR não estivesse ao nosso lado,
2) se Ele não tivesse permanecido ao nosso lado (e todo o povo de Israel tem de reconhecer esse fato), quando houve luta contra nós
 
3) os inimigos que nos atacaram teriam nos engolido vivos, tão grande era a sua ira contra nós.
4) Teríamos nos afogado no rio largo e profundo do ódio de nossos inimigos.
 
6) Bendito seja o Senhor! Ele não nos deixou ser vítimas da violência desses povos.
7) Escapamos vivos como uma ave que foge do alçapão. O alçapão se quebrou e nós ficamos livres!
 
8) O nosso socorro é o Senhor, o Criador do céu e da terra!

" O CASAMENTO É O COMPLEMENTO DE UM SER PARA COM O OUTRO - QUANDO ESTA INSTITUIÇÃO É DIRIGIDA TOTALMENTE POR DEUS - O SEU CRIADOR " Parte 19

24/03/2012 09:18

 

O Padrão Divino Para Os Filhos - Parte 19
 
 
OBEDIÊNCIA, NÃO DELINQUÊNCIA. 2 Sm 15.1-6; 18.9-18.
 
 
É conhecida a hIstória do jovem Absalão. Nascido em Hebron, Absalão era o terceiro filho do rei Davi. Sua mãe chamava-se Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur, um pequeno reino arameu com quem Davi fizera aliança.
 
Absalão, jovem vistoso de longa cabeleira, era amado por seu pai e vivia feliz no palácio até o dia que cometeu seu primeiro erro, odiar e matar a Amnon, seu meio-irmão. Ainda que ele mesmo não tenha ferido a Amnon, Íoi todavia, o autor intelectual do crime, ordenando a seus servos que matas­sem a seu irmão porque este havia violentado a Tamar, sua meio-irmã. (2 Sm 13. 1- 15). Era um abismo chamando outro abismo (S1 42.7a). Foi um crime planejado e hediondo que muito perturbou a casa real.
 
Absalão teve que fugir para a terra de sua mãe, onde ficou três anos, voltando depois para Jerusalém onde por dois anos não foi recebido pelo rei.
 
Se o coração daquele rapaz já estava cheio de maldade, aquele período sem ser recebido pelo pai, tornou-o ainda mais perverso, vindo daí a conspirar com o reino para destronar o próprio pai. Absalão tornou-se assim um filho delinquente, sublevador, inimigo do próprio pai.
 
A conseqüência dessa loucu­ra foi que Absalão veio a ser morto pelos soldados do rei Davi, preso que ficara entre os carvalhos no bosque de Efraim, onde ferrenha batalha ocorreu. (2 Sam 18. 6-8). Sua cabeleira tornou-se-lhe em laço e o carvalho foi o braço de Deus para prendê-lo entre o céu e a terra.
 
Transpassado pelos soldados do rei, sua morte tornou-se motivo de des­gosto e desespero para o velho rei, que muito o amava. 0 pranto de Daví é comovente: "Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! quem me dera que eu morrera por tí, Absalão, meu filho, meu filho! (2 Sm 18.33).
 
Mesmo tendo sido traído e perseguido pelo filho numa guerra cruel e violenta, Daví chorou amargamente a morte daquele filho delinquente! É isso mesmo, filho delinquente, sem temor de Deus, sem humildade, sem respeito à autoridade de Davi, não foi respeitada, porém, a conseqüência foi fatal. A lâmpada daquele jovem muito cedo se apagou, porque não soube obedecer e respeitar seu pai ( Pv 20.20 ).
 
No gesto de Davi, chorando a morte daquele filho ingrato e mau, se su­blima a grandeza do coração paterno, do amor, do desejo de todos os pais, que seus filhos jamais pereçam. 0 verdadeiro pai, pode ser até durão, mas é amoroso.
 
Prova semelhante, temos na parábola do "filho pródigo" onde ve­mos o pai, esquecendo todos os erros daquele filho, e após recebê-lo gostoso: investindo-o novamente na condição de herdeiro, cercado de todos os requin­tes de felicidade (Lc 15.11-32).
 
É bíblica a expressão:
 
"Ouvi filhos, a corre­ção do pai, e estai atentos pra conhecerdes a prudência. Pois dou-vos boa dou­trina: não deixeis a minha lei. " (Pv 4.1.2).
 

" DEUS - O SENHOR NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS PARA SALVAÇÃO ASSIM COMO PARA MINISTÉRIOS - PARA ISSO BASTA CRER NAS SUAS PROMESSAS " - Domingo

24/03/2012 09:09

 

TODAS AS PESSOAS E REINOS
 
 
Isaías 
19:16-22
 
Talvez por causa dos muitos filmes bíblicos que já foram produzidos, temos tendência a pensar nos profetas do Antigo Testamento como homens de cabelos desgrenhados, cajado na mão, falando do alto da montanha a um grupo de pessoas sobre assuntos espirituais. Homens humildes e de origem desconhecida.
 
Certamente, não era esse o caso de Isaías. Aristocrata de nascimento e muito bem educado, ele viveu ao lado de reis. Transitava pela corte de Jerusalém e entendia muito de política internacional. Sua poesia possui figuras de linguagem lindíssimas. Sua mensagem, embora incluísse algum recado a indivíduos, é primariamente dirigida à nação de Judá, e inclui profecias endereçadas à Assíria, Babilônia, Síria e muitos outros reinos – como o Egito. 
 
A vida e a mensagem de Isaías atestam que Deus não se limita a usar apenas um tipo de pessoa; Ele não está restrito a um único reino, nem se interessa apenas em certo tipo de assunto. Deus usa indivíduos conhecidos e anônimos, letrados ou não. Ele se interessa pelo comportamento das pessoas e pela política das nações. Ele não é apenas o Deus de Judá: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem” (Salmo 24:1).
 
ORE
 
Nós te louvamos, Senhor, porque és o Deus dos israelitas, dos egípcios e brasileiros. Todos os indivíduos e reinos te pertencem – e te interessam. Usa-nos para tua glória, como usaste 
a Isaías. Amém. 
 
PENSE
 
Deus não usa só um tipo de pessoa.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 123 "

24/03/2012 09:05

 

Salmo 123
 
 
1) Ó DÉUS, A TI que vives no céu como Rei do universo, eu olho cheio de esperança.
 
2) Olhamos para o Senhor, o nosso Deus, esperando a sua graça como o servo olha para seu patrão e a empregada olha para sua patroa, esperando um gesto ou uma ordem.
 
3) Ó Senhor, salva-nos com a tua graça e mostra-nos a tua misericórdia pois todos os povos nos desprezam.
 
4) Nosso coração já está cansado das zombarias dos povos ricos e do desprezo das nações fortes e orgulhosas.

" TODOS OS QUE VIVEM PELO ESPÍRITO TAMBÉM ANDAM NO ESPÍRITO " Parte 4

23/03/2012 14:00

 

ENTRE O ESPÍRITO E A CARNE - Parte 4
 
A ARMA SECRETA
 
Como um cadáver responderia a esta tentação?
 
"Considere-se morto..." para todo instinto, impulso, e desejo da carne. Esta é a violência da guerra do reino de Deus (Mat.11:12).
 
Esta é a cruz que nós carregamos que conduz a vitória.
 
Este é "o modo do Senhor".
 
Rom. 6:11-13 (LDH)... vocês devem considerar-se como morto para o pecado, mas vivos para Deus, por estarem unidos em Cristo Jesus.
 
Portanto, que o pecado não domine os seus corpos mortais, fazendo com que vocês obedeçam aos desejos da natureza humana. E também não entregue ao pecado nenhuma parte do corpo de vocês.
 
Ao contrário, entreguem-se a Deus como pessoas que foram trazidas da morte para a vida; entreguem-se completamente a ele a fim de serem usados para fazer o que é bom.
 
Lucas 9:23 (LDH) Depois disse a todos: " Se alguém quer me seguir, esqueça os seus próprios interesses, carregue a cada dia a sua cruz e me acompanhe.
 
2 Cor 4:10 (LDH) Levamos sempre nos nossos corpos mortais a morte de Jesus para que também se veja a vida dele nos nossos próprios corpos.
Rom 8:13 (NAS)... mas, se pelo Espírito de Deus matam as suas ações pecaminosas vocês viverão.
 
NÃO TOQUE NISTO...
 
1 João 5:18 (LDH) Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Diabo não pode tocar neles.
 
Gal. 5:16-17 (LDH) O que quero dizer é isto: deixem que o Espírito de Deus dirijam suas vidas e não obedeçam aos desejos da natureza humana.
Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana deseja...
 
Tiago 4:7 (LDH) Portanto, obedeçam a Deus, enfrentem o Diabo, e ele fugirá de vós.
 
O DIA ESTÁ VINDO
 
Efesios 6:10,13 (LDH) Finalmente, unidos com o Senhor e por meio da força do seu grande poder, sejam fortes... Por isso peguem agora a armadura de Deus.
 
Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir ao ataque do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês ainda continuarão firmes, sem recuar.
 
2 Tim 4:18 (LDH) O Senhor me salvará de todo ataque mal...
 
Mat. 6:13 (LDH) "E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mau".
 
1 Cor 10:13 (JFA) Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.
 

" DIANTA DA SOBERBA PRECEDE A DESTRUIÇÃO, PORÉM DIANTE DA HUMILDADE PRECEDE A HONRA " - Sábado

23/03/2012 13:54

 

 
O FIM DA ARROGÂNCIA
 
 
Isaías 
14:1-15 
 
“Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã...! Como foi atirado à terra... Você, que dizia no seu coração: Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; ... serei como o Altíssimo.” (14:12 – 14). Muita gente vê nestas palavras uma descrição da queda de Satanás. À primeira vista, faz sentido.
 
Mas, se examinarmos bem o contexto, veremos que Isaías não fala do passado, mas de algo que ainda haveria de acontecer: “No dia em que o Senhor lhe der descanso,... você zombará assim do rei da Babilônia:...” (14:3). Judá haveria de cantar sobre a libertação do “cetro dos governantes que, irados, feriam os povos” (14:5), e de pasmar-se com a desgraça do “homem que fazia tremer a terra”(14:16), o qual não terá descanso honroso como os demais “reis das nações” (14:18).
 
O texto descreve um rei, um homem – não uma criatura celestial. E a mensagem é clara: depois de usá-lo para julgar Judá, Deus puniria a soberba do arrogante rei babilônico. Por maiores que fossem as suas realizações, ele nada mais era senão um instrumento nas Suas mãos. 
 
Satanás também foi condenado por soberba (1 Timóteo 3:6). Todos precisamos tomar cuidado para evitar cometer o mesmo erro. 
 
ORE
 
Nós te louvamos, Senhor, porque não há quem possa se ensoberbecer na tua presença. Todo poder, honra, majestade e glória pertencem a ti. Faz-nos sempre humildes instrumentos em tuas mãos. Amém.
 
PENSE
 
Se a soberba derruba até um príncipe dos céus, quanto mais um mero mortal.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 122 "

23/03/2012 13:49

 

Salmo 122
 
 
1) FIQUEI MUITO ALEGRE quando me convidaram, dizendo: "Vamos até a casa do SENHOR!"
2) Quando paramos junto aos portões de entrada, vimos que Jerusalém é uma cidade bem construída e bem protegida pelos seus muros.
 
4) Gente de todas as tribos de Israel, o povo de Deus, vai a Jerusalém para dar graças e adorar ao SENHOR.
5) Lá em Jerusalém as autoridades de Israel estão reunidas para julgar os casos e resolver os problemas do povo.
 
6) Orem pela paz de Jerusalém. Todos os que amam esta cidade hão de crescer e progredir na vida.
7) Ó Jerusalém, que haja paz dentro dos teus muros e muitas riquezas dentro dos teus palácios.
8) Em favor dos meus irmãos e amigos, eu peço ao SENHOR: "Haja paz em Jerusalém".
 
9) Além disso, por amor à Casa do SENHOR, eu me esforçarei para proteger Jerusalém.

" O ISLAMISMO E SUAS ESTRATÉGIAS - COM QUAIS INTENÇÕES ?

22/03/2012 13:51

 

IMAM quer nascimento de Maomé como feriado nacional nos E.U.A
 
 
Mohd Qayyoom, chefe do Centro Comunitário Muçulmano, na rua 72, 37-46, disse que acredita que a realização de uma celebração oficial nacional do aniversário do profeta permitiria que a crescente população muçulmana nos Estados Unidos tivesse uma celebração anual e promoveria um espírito de cooperação com pessoas de outras religiões.
 
“Nós daremos a mensagem de paz, daremos a mensagem de harmonia entre as religiões”, Qayyoom disse.
 
Considerando que o calendário islâmico é lunar, os feriados islâmicos nunca caem na mesma época no calendário gregoriano, que é baseado no solar. Ramadã, o mês sagrado do jejum islâmico, pode cair no verão em um ano e no inverno no ano seguinte.
 
A data em que o aniversário de Maomé deve ser celebrado no calendário islâmico difere dependendo da denominação islâmica. Muçulmanos sunitas observam o feriado no dia 12 do mês islâmico Rabi’ al-awwal, enquanto os xiitas o guardam no dia 17.
 
Mas o aniversário histórico de Maomé é 26 de abril de 570. Qayyoom disse que a realização de uma celebração nacional nos EUA nessa data permitirá que muçulmanos americanos celebrem no mesmo dia todos os anos.
 
“Nós queremos um dia, um feriado nacional como o Natal”, ele disse.
 
Embora Qayyoom esteja planejando anunciar sua campanha formalmente em 22 de abril, no segundo evento planejado de Harmonia Inter-religiosa e Paz Mundial em Jackson Heights, ele disse que já começou sua campanha. Ele disse que fez contatos com as autoridades políticas de Jackson Heights e planeja alcançar líderes de outras religiões.
 
“Em todo lugar em que eu falo, os americanos estão dando as boas vindas a isso”, Qayyoom disse.
 
Um dos focos principais de Qayyoom tem sido lutar e falar contra o terrorismo. Ele disse que se os muçulmanos tiverem um feriado, em que puderem fazer paradas islâmicas e jogos islâmicos todos os anos e seus vizinhos não muçulmanos puderem celebrar, o feriado poderá trazer compreensão entre as pessoas.
 
“O profeta Maomé disse, ‘Eu não sou o profeta apenas dos muçulmanos. Eu sou o profeta de todos os seres humanos’”, ele disse.
 
Qayyoom disse que seu plano é que essa seja uma longa campanha, mas ele espera que a campanha dê uma voz ativa à população muçulmana nos Estados Unidos.
 
“Eu acho que vai funcionar,” Qayyoom disse. “Vai levar um pouco de tempo.”
 
Traduzido por Eliseu P. L. J. do artigo do jornal Times Ledger: Mohammad’s birthday should be holiday: Imam
 
Fonte: www.juliosevero.com

" TUDO QUE OCORRE NA HISTORIA DA HUMANIDADE ESTÁ NO CONTROLE DE DEUS - ATÉ MESMO A ILUSÃO DE O HOMEM PENSAR QUE É DEUS " - Sexta-Feira

22/03/2012 11:09

 

DEUS NO COMANDO
 
 
Isaías 13
 
O mundo está fora de controle? Qualquer um que leia os jornais pode achar que sim. O ônibus da história mundial parece descer uma enorme ladeira sinuosa sem ninguém ao volante. Mas, se esse é o seu receio, dê uma olhadinha neste quadro da história antiga retratado por Isaías. 
 
Deus havia usado nações pagãs para trazer julgamento sobre seu povo, e ainda usaria a Babilônia para julgar o reino de Judá. Mas o Senhor é consistente em seu caráter e ações. Embora fosse agir como instrumento do juízo de Deus, a Babilônia não era melhor que Judá, e também merecia ser julgada por sua iniquidade. O Senhor disse:”Castigarei o mundo por causa da sua maldade, os ímpios pela sua iniquidade. Darei fim à arrogância dos altivos e humilharei o orgulho dos cruéis” (13:11). Mais tarde, portanto, a justiça divina recrutaria outra nação para julgar a Babilônia: “Despertarei contra eles os Medos... Babilônia...será destruída por Deus” (13:17-19). 
 
O Senhor é o Deus da história. Tanto naqueles dias como hoje, ele controla o destino das nações de modo a trazer todas as coisas segundo seu propósito. E esse propósito visa sempre o bem daqueles que o amam (Romanos 8:28). 
 
ORE
 
Nós te louvamos, Senhor, pois não há nação que escape ao teu justo julgamento. Ensina-nos a viver em retidão e a descansar na certeza de que guias o curso deste mundo visando o nosso bem. Amém.
 
PENSE
 
O mundo caminha num rumo definido por Deus.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 121 "

22/03/2012 11:00

 

Salmo 121
 
1) OLHO PARA OS MONTES e penso: Quem virá me socorrer?
2) O Senhor virá me socorrer, o Senhor que criou o céu e a terra.
 
3) Ele não me deixará tropeçar ou cair. Ele vigia de perto cada um dos meus passos, sem cochilar.
4) É verdade! O Protetor de Israel não cochila nem dorme.
 
5) O Senhor é o teu protetor
6) Ele estará sempre ao teu lado para te defender.
 
7) O Senhor protegerá a tua vida contra todos os males!
8) O Senhor tomará conta de todos os teus passos, indo e vindo; Ele te protegerá até o fim da vida.

" APRENDENDO A ANDAR COM DEUS EM ESPÍRITO E EM VERDADE EM QUALQUER SITUAÇÃO DE NOSSAS VIDAS " Parte 4

21/03/2012 12:44

 

O Caminho Verdadeiro Através Dos Conselhos De Deus  
 
Parte 4           
 
 
3. O JEJUM
 
3.1. TIPOS DE JEJUM.
 
NORMAL (Mateus 4.2). É a abstenção de alimentos sólidos e líquidos (com exceção de água), por um ou mais dias.
 
ABSOLUTO (Atos 9.9; Deuteronômio 9.9;  I Reis 19.8). É a abstenção total de comida e de água. Não deve durar muito tempo, pois é prejudicial à saúde. O jejum de Moisés e de Elias (absoluto por 40 dias) foi sobrenatural.
 
PARCIAL (Daniel 10.3). É uma restrição na dieta diária, e não uma abstenção completa.
 
 
 
 
3.2. PROPÓSITOS DO JEJUM.
 
Santificação individual  (Salmo 69.10;  35.13). O jejum é um corretivo divino; nos prepara, quebra o orgulho e humilha a alma.
 
Para que Deus nos ouça (Esdras 8.21-23;  Neemias 9.1-3).  O jejum dá poder às orações.  A oração é a guerra contra as forças opositoras. O jejum expressa, aprofunda e confirma o que pedimos p/ o reino de Deus.
 
Para fazer com que Deus mude a direção das coisas (Jonas 3.4-10). Aqui, a cidade prevaleceu pelo jejum e oração.
 
Para soltar os cativos e derrotar a Satanás (Isaías 58.6; 49.24-25). O jejum dá força e poder contra Satanás.  Obriga-o a soltar os homens que são seus escravos.
 
Para receber revelação (Daniel 9.2-3;  21-22). Necessitamos constantemente de revelação de Deus para nossas vidas.
 
Para subjugar o corpo (I Coríntios 9.27;  Êxodo 16.3; Números 11.4-5) O jejum nos ajuda a disciplinar o corpo. Os apetites do corpo são lícitos mas temos que tê-los sob controle; o físico submisso ao espiritual.
 
CONCLUSÃO
 
Alguns grupos tido como “cristãos” dizem que o jejum é parte da lei e que portanto na graça não há necessidade de jejuarmos. Isso contraria as palavras de Jesus que diz “Quando jejuardes”(Mateus 6:16) e não “se jejuardes”. Também contraria as palavras do apóstolo Paulo que diz “em açoites, em prisões, em tumultos, em trabalhos, em vigílias, em jejuns” (II Coríntios 6:5).      
 

" SOMENTE O CRIADOR PODE ENTENDER E RENOVAR SUAS CRIATURAS " Quinta-Feira

21/03/2012 11:04

 

NOVA ORDEM MUNDIAL
 
 
Isaías 
11:6-9 
 
Os cientistas políticos sempre falaram sobre o sonho de uma nova ordem mundial, que traria harmonia, estabilidade, justiça e paz entre as nações. Mas as muitas tentativas de alcançar esse ideal falharam miseravelmente. A razão do fracasso é simples: esses esforços para modificar o mundo não consideram adequadamente a falência humana. O pecado não nos separa apenas de Deus, mas também uns dos outros. 
 
Isaías, contudo, fala do impacto do Redentor no mundo em poderosos termos poéticos, que extrapolam nossos mais ousados sonhos. Cristo criará uma ordem na qual inimigos ferrenhos viverão em perfeita paz. Lobos e cordeiros, leopardos e bodes, leões e novilhos – todos viverão harmonicamente juntos. Haverá tanta inocência que a criança não se intimidará com a víbora. 
 
Esse plano maravilhoso já está em andamento. A graça de Deus tem trabalhado maravilhosamente, transformando pecadores de toda sorte e reunindo-os em comunhão. À medida que o Evangelho se espalha pelo mundo, o dia em que a terra se encherá completamente do conhecimento do Senhor se aproxima cada vez mais. E, quando esse glorioso dia finalmente chegar, uma ordem perfeita será estabelecida sob o governo do Príncipe da Paz.
 
ORE
 
Obrigado, Senhor, pela certeza de que Cristo porá fim às guerras e inimizades que tanto nos maltratam. Ajuda-nos a antecipar a chegada desse glorioso dia espalhando a mensagem do Evangelho. Amém. 
 
PENSE
 
Só quem cuidou da falência humana poderá restaurar a ordem mundial.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 120 "

21/03/2012 10:56

 

Salmo 120
 
 
1) QUANDO ESTOU CERCADO de problemas, peço ajuda ao Senhor e Ele me atende.
2) Ó Senhor, livra-me dos mentirosos! Livra-me de quem procura me enganar.
 
3) Mentirosos traiçoeiros, sabem qual será o seu terrível castigo?
4) Serão atravessados por flechas agudas e queimados com brasas vivas.
 
5) Pobre de mim! Vivo entre estranhos, na terra de Meseque, e entre os moradores de Quedar.
6) Há muito tempo que tenho vivido entre essa gente que odeia o Senhor.
 
7) Gostaria de viver em paz, tranqüilamente. No entanto, basta falar em paz e eles ficam zangados, insistindo em fazer a guerra.

" TODOS QUANTOS RECEBEM DE BOM GRADO A PALAVRA DE DEUS, RECEBEM DE DEUS O PODER DE SE TORNAREM FILHOS DELE ATRAVÉS DE JESUS CRISTO - O SEU UNIGÊNITO " - Quarta-Feira

20/03/2012 14:41

 

BOAS NOTÍCIAS ANTECIPADAS
 
 
Isaías 
11:1-5 
 
Parece incrível, mas a vinda de Jesus ao mundo foi profetizada por Isaías séculos antes de acontecer. Ele antecipou o Evangelho. Três vezes, ao longo do livro, o Messias por vir é descrito como alguém que tem o “Espírito do Senhor”. Jesus tem as credenciais necessárias para realizar a justiça que tanto falta a Judá: “Eis o meu servo... Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações” (42:1). Num contexto de opressão dos mais pobres e de julgamentos noticiados dramaticamente, Ele tem também a incumbência de anunciar boas novas: “O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres”(61:1). Finalmente, Jesus detém consigo a sabedoria que tanto faltava aos ouvintes de Isaías: “O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento” (11:2).
 
O povo de Deus precisava de um Salvador que fosse perfeito nas mesmas áreas em que todos mais falhavam. Sua vida seria o exemplo maior de “temor ao Senhor” (11:3), a lição que Judá – e todos nós – deveríamos aprender. Graças a Deus por Jesus, pois sua obediência perfeita nos redimiu. Ele cumpriu a missão que o Pai lhe confiou, e derramou sobre nós o mesmo Espírito (João 20:21-22). 
 
ORE
 
Senhor Jesus, nós te louvamos por tua justiça, sabedoria e perfeita obediência ao Pai. Enche-nos com teu Espírito, capacitando-nos a imitar cada vez mais o teu exemplo admirável. Amém. 
 
PENSE
 
Jesus é tão pleno do Espírito que transborda para todos os seres humanos que a ele se achegarem.

" TODA A CRIAÇÃO MANIFESTA E DECLARA A OBRA DO SEU CRIADOR "

20/03/2012 14:23

 

O TESTEMUNHO DE QUEM ANDOU NA LUA
 
 
O astronauta norte-americano James lrwin foi tripulante da Apolo 11, o oitavo homem a caminhar na lua e o primeiro a dirigir um jipe lunar,  James lrwin dizia-se cristão, e não tinha grandes entusiasmos pelo trabalho da Igreja, mas, ao voltar, as coisas mudaram.
 
Ele confessou "Quando estava na lua, lembrava-me especialmente do Salmo 121 "Elevo os meus olhos aos montes; de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra" SI 121:1 Em conseqüência desta experiência, ele revelou ter sentido a presença de Deus e descoberto a fragilidade do planeta e necessidade de protegê-lo.
 
Após aposentar-se, James lrwin dedicou sua vida à pregação ao Evangelho, campanhas evangelísticas que realizou pelo mundo, falando de sua experiência com Deus na Apolo 11.
 
Quando questionava a importância deste novo projeto, ele respondia: "A propagação da mensagem de Jesus ao redor do mundo é a coisa mais importante para mim. Não posso desejar bênção maior, e me sinto realizado quando posso contar o que Cristo tem feito na minha vida". Um dia alguém me perguntou: "Como voar até Deus?"
 
A resposta foi: "Preparando-se espiritualmente. Com esperança em Cristo, o Filho de Deus.
 
Assim estaremos nos preparando mesmo para o vôo mais alto que todos devemos fazer, sem trajes espaciais, sem nave espacial. Esse vôo final é maior e mais glorioso, o ex-astronauta fez este vôo aos 61 anos de idade, no dia 10.08.91, ao falecer de problemas cardíacos, no Estado de Colorado EUA.
 
Ficou o testemunho de um cientista que temeu e honrou Criador. 

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 119 - Parte 6"

20/03/2012 14:11

 

Salmo 119 - PARTE Final
 
 
151) Mas Tu estás bem perto de mim, Senhor; todos os teus mandamentos são verdadeiros.
152) Há muito tempo eu sei que a tua vontade revelada permanecerá para sempre.
153) Vê como estou sofrendo e livra-me, pois eu sempre obedeço à tua Lei.
154) Sê o meu protetor e salva-me; dá-me nova vida. através das tuas promessas.
155) Para os pecadores rebeldes não há esperança de salvação porque eles não dão importância às tuas ordens escritas.
 
156) SENHOR, a tua misericórdia é sempre nova; dá-me nova vida através das tuas palavras.
157) Tenho muitos inimigos; muita gente quer me prejudicar mas não deixarei de fazer a tua vontade revelada.
158) Fiquei muito triste vendo quanta gente não confia em Ti nem obedece à tua palavra.
159) Senhor, vê como eu amo e respeito os teus mandamentos; dá-me nova vida com o teu constante amor.
160) Desde o princípio do mundo as tuas palavras são verdadeiras e as tuas opiniões exatas sobre a vida valerão para sempre.
 
161) As autoridades me perseguem sem motivo; no entanto, eu respeito a tua palavra muito mais que a elas.
162) As tuas promessas são a minha grande alegria; são melhores que encontrar um tesouro!
163) Odeio a mentira e a rejeito, mas amo a tua Lei.
164) Sete vezes por dia eu Te louvo por causa dos teus justos mandamentos.
165) Quem ama a tua Lei tem paz. Pode viver tranqüilo sem medo de cair.
 
166) Senhor, confio na tua salvação e por isso sigo obedecendo às tuas regras de comportamento.
167) O meu coração tem obedecido à tua vontade revelada. Amo os teus mandamentos de todo o meu coração.
168) Tenho seguido com cuidado as tuas instruções e ordens porque sei que Tu conheces todos os meus passos.
169) Ouve a minha oração, Ó Senhor! Dá-me sabedoria através da tua palavra.
170) Ouve os meus pedidos e salva-me mediante a tua palavra.
 
171) Eu Te louvarei porque Tu me ensinas a tua vontade.
172) Cantarei as maravilhas da tua Lei pois todos os teus mandamentos são justos.
173) Socorre-me sempre que eu precisar porque escolhi as tuas ordens como padrão da minha vida.
174) Senhor, eu desejo muito a tua salvação e meu maior prazer é obedecer à tua Lei.
175) Enquanto eu viver, louvarei o teu nome. Ajuda-me a viver, com as tuas instruções espirituais.
176) Andei perdido como uma ovelha; vem procurar-me pois não me afastei dos teus mandamentos.

" O CASAMENTO É O COMPLEMENTO DE UM SER PARA COM O OUTRO - QUANDO ESTA INSTITUIÇÃO É DIRIGIDA TOTALMENTE POR DEUS - O SEU CRIADOR " Parte 18

19/03/2012 10:54

 

O Padrão Divino Para Os Filhos - Parte 18
 
 
OBEDIÊNCIA, AMOR E RESPEITO Gn 46.28-34; 5Q 1-13.
 
A história dos filhos de Israel é marcada por incidentes extraordinários!
 
o caso da ida de José para o Egito. A primeira vista, têm-se a impressão que a situação em que se colocou o jovem e indefeso José, era a conseqüência de um ato de extrema maldade de seus irmãos.
 
Na verdade existiu maldade, porque existia inveja contra ele,, mas, se satanás intentou induzir seus irmãos para o matarem lançando-o naquela cova, Deus interviu usando Judá para que José fosse vendido e levado para o Egito, porque ali começava o grande plano de Deus, tanto para a vida daquele jovem temente a Deus, como para seus irmãos a quem Deus viria abençoá-los mais tarde, e fazer de seus descendentes a grande nação de Israel. (Gn 37).
 
Os caminhos de Deus são diferentes dos caminhos do homem.
 
José, o filho amado de Jacó, tornara-se o embrião na encubadeira de Deus, o Egito, para fazer nascer a nação escolhida, na terra de Gozem.
 
José, o jovem amoroso e respeitador, virtuoso e inteligente, era o início da grande cadeia de bençãos para o mundo, o élo entre Abraão e as demais nações do mundo que haveriam de ser abençoadas (Gen. 12.1-3).
 
Seus irmãos que o venderam, jamais imaginaram que um dia haveriam de curvar-se diante dele, como ele mesmo sonhara (Gn 37.5-11); tampouco, seu pai que o tinha como morto, jamais imaginou que um dia haveria de ser recebido no Egito com honras de estadistas, e que haveria de morrer tendo a cabeçeira os filhos daquele por quem tanto chorara um dia.
 
Era a mão de Deus confirmando suas promessas, e enaltecendo as virtudes de um filho obediente, amoroso e respeitador.
 
0 amor de José por seus pais, a dedicação pelos seus irmãos, o zelo em trazer para Canaã os restos mortais de seu velho pai, são a prova de sua deno­dada dedicação à família, honra à memória de seu genitor, humildade diante da alta função que exercia como vice-rei no Egito. 
 
A consciência pesada de seus irmãos que o venderam, fazia com que eles temessem, mesmo depois de provar-lhes que nada do acontecido lhe afetava o coração, e mesmo depois da morte de Jacó, ainda temerosos de seus desti­nos, José os anima, e chora diante deles quando outra vez lhe pedem perdão (Gn 50.17).
 
Que força o teria moldado para que após tamanhas angústias, pudesse esquecer tudo e ajudar ainda mais seus irmãos?
Era a força do amor, da for­mação do caráter que recebera na casa do velho patriarca Jacó.
 
Era o espírito da reconciliação, acima de qualquer espírito mesquinho de revanchismo. Sempre fora obediente, sempre respeitara e honrara seus pais; agora, estava sendo respeitado e obedecido pelos irmãos que não o compreenderam antes.
 
É assim mesmo, nem sempre o bom filho é compreendido no início, mas tor­na -se amado e respeitado no fim. Que a humildade, dignidade, moral elevada, paciência, desprendimento e amor que José possuía, sirva de exemplo para todos os filhos de hoje.
 
A vida é essencialmente bela se pautada pela obediên­cia, amor e respeito.
 

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 119 - Parte 5"

19/03/2012 10:46

 

SALMO 119 - PARTE 5
 
 
121) Tenho seguido as tuas decisões e praticado a justiça. Não me deixes cair nas mãos de meus inimigos.
122) Prova Tu mesmo que eu tenho praticado o bem; não permitas que pessoas orgulhosas me maltratem.
123) Meus olhos já estão cansados de tanto procurar a tua salvação e esperar a justiça prometida por Ti.
124) Meu Deus, quando lidares comigo, faze-o de acordo com o teu imenso amor e assim, ensina-me a cumprir as tuas ordens escritas.
125) Sou teu servo; dá-me sabedoria para que eu saiba aplicar a tua verdade à minha vida.
 
126) Senhor, já está na hora de entrares em ação! Os homens estão desobedecendo abertamente à tua Lei.
127) Eu, no entanto, dou mais valor aos teus mandamentos que ao ouro mais puro e valioso.
128) Por isso em minha opinião, tuas ordens são perfeitas e válidas em qualquer situação. Odeio o caminho da mentira.
129) A tua vontade revelada ao homem é maravilhosa! Por isso, eu obedeço à tua Lei de todo o coração.
130) Quanto a tua palavra é revelada ao homem, ilumina o seu caminho. Ela dá sabedoria às pessoas de coração aberto.
 
131) Chego a suspirar, tamanha é a minha vontade de entender e praticar os teus mandamentos.
132) Olha novamente para mim com amor e mostra-me a tua bondade como fazes a todos que Te amam e obedecem.
133) Orienta cada um de meus passos segundo a tua palavra para que eu não seja dominado por algum pecado.
134) Salva-me das maldades dos homens e seguirei todas as tuas instruções para a minha vida.
135) Ilumina-me com a luz do teu rosto e ensina-me a cumprir tuas ordens escritas.
 
136) Choro muito, sem cessar, porque os homens não obedecem à tua Lei.
137) Senhor, Tu és justo e as tuas decisões sobre a vida humana são absolutamente certas.
138) Tu revelaste mandamentos justos e verdadeiros para o homem seguir.
139) Meu cuidado e amor pela tua palavra me cortam o coração quando vejo que meus inimigos não têm lugar para a tua palavra em suas vidas.
140) Eu já pus a tua palavra à prova várias vezes e ela nunca falhou. É por isso que eu gosto tanto dela.
 
141) Sou pequeno e desprezado mas não me esqueço das tuas instruções.
142) A tua justiça é eterna; a tua Lei é a pura verdade.
143) Fiquei cercado por sofrimento e desespero mas os teus mandamentos foram a minha grande alegria.
144) A tua vontade revelada é eternamente justa; ajuda-me a tomar posse da sabedoria que há nela e viverei de verdade.
145) Senhor, eu Te peço ajuda de todo o coração; ouve-me, pois obedeço às tuas ordens escritas.
 
146) Senhor, eu Te peço, salva-me! Assim continuarei a obedecer à tua vontade revelada.
147) Bem antes do sol nascer já estou orando a Ti e esperando com muita fé na tua palavra.
148) Fico acordado durante a noite, pensando nas tuas palavras.
149) Ó Senhor, ouve a minha voz por causa do teu doce amor; renova a minha vida através da tua verdade.
150) Os que fazem da maldade o seu modo de vida estão me perseguindo. Eles não dão a menor importância à tua Lei.
 

" PODERÃO DOIS ANDAREM JUNTOS SE NÃO SE CONCORDAM ENTRE SI " - Terça-Feira

19/03/2012 10:41

 

A SOBRA
 
 
Isaías 
10:12-21
 
É muito difícil ficar sozinho, contra a maioria, na defesa daquilo que sabemos ser o certo.
 
A maioria em Judá era infiel a Deus. Os verdadeiros fiéis eram um grupo cada vez menor. Assim, era até mesmo perigoso declarar confiança nas palavras de Isaías, um profeta considerado inconveniente e traidor da nação.
 
O grupo dos que confiavam em Deus e suas promessas era tão pequeno que se tornou um “remanescente”, ou seja, os que sobraram. E pela misericórdia divina, esse remanescente fiel seria preservado: “Naquele dia, o remanescente de Israel, os sobreviventes da descendência de Jacó... confiarão no Senhor, no Santo de Israel” (10:20). 
 
A profecia de Isaías trazia duras perspectivas. Judá receberia o juízo divino através da Assíria. O reino seria saqueado, espoliado e pisoteado, como já havia acontecido, àquela altura, com a cidade de Samaria, capital de Israel (10:11). Dias difíceis estavam por vir – e os fiéis também teriam de passar por eles. No entanto, o Santo de Israel preservaria para si um povo que o adorasse fielmente. A fé não deixaria de ser recompensada. 
 
Essa verdade estimulou os fiéis daqueles dias, e deve nos estimular também. As crises virão, mas Deus nos preservará para si.
 
ORE
 
Ajuda-nos, Senhor, a enfrentar a oposição do mundo e as crises de nossa história sem abandonar a tua verdade. Dá-nos consolo na certeza de que tu nos preservas para ti mesmo. Em nome de Jesus. Amém. 
 
PENSE
 
Quem está com Deus está com a maioria.

" TODOS OS QUE VIVEM PELO ESPÍRITO TAMBÉM ANDAM NO ESPÍRITO " Parte 3

18/03/2012 11:38

 

ENTRE O ESPÍRITO E A CARNE - Parte 3
 
NOSSO SUMO SACERDOTE, NOSSO ADVOGADO DE DEFESA CONTRA O ACUSADOR
 
Heb 4:15-16 (Phi) Porque o nosso não é nenhum Sumo Sacerdote que não pode entender nossas fraquezas - ele compartilhou completamente em toda nossa experiência de tentação, com a exceção de que ele nunca pecou. Por isso, aproximemo-nos então do trono da graça com total confiança, para que nós possamos receber misericórdia por nossos fracassos e graça para nos ajudar na hora de necessidade.
 
LUTE COMO LOUCO
 
Heb 12:4 (NIV) Em sua luta contra o pecado, você ainda não resistiu ao ponto de derramar seu sangue.
 
... Na realidade, a maioria de nós nem mesmo fez uma tentativa honesta de resistir a tentação. Nós nos entregamos imediatamente sem ao menos uma boa briga. Nós pensamos: "Eu deixarei de fazer
isso semana que vem" ou "Por que lutar agora quando eu sei que eu vou isso fazer novamente de qualquer maneira"? ou "É só uma questão de tempo, e agora é uma hora tão boa quanto qualquer outra". Contudo, a tentação se alimenta de fraquezas e desejos aos
quais nos curvamos. Nós precisamos começar a lutar para ver o que realmente é santidade, ver se nós gostaremos disto na eternidade com Deus. Nós também veremos quão fortes nós somos e do que realmente nós somos feitos.
 
FRACOTES ESPIRITUAIS
 
Um das coisas que nos fazem ceder tão cedo a tentação é que nós temos freqüentemente a sensação de que vamos falhar de qualquer maneira, assim por que até mesmo lutar? Mas será que estamos tão seguros disto? O problema do ano passado ou do mês passado não
nos golpeou com o mesmo desespero? E ainda assim com Deus foi possível passar por ele..
O crescimento espiritual parece tão impossível no momento, e tão fácil quando visto em retrospecto.
Nós precisamos nos lembrar quão improvável parecia que nós iríamos: professar a Cristo, orar em público, testemunhar, e todos os outros passos que damos pelo caminho conforme enfrentamos a tentação, para simplesmente nos rendermos agora. Afinal de contas,
isto também passará. Nós podemos, e faremos isto pela graça de Deus. E Deus nos deu a Sua palavra ...
 
1 Cor 10:13 (TEB)As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que sofram tentações além de suas forças. Ao contrário, quando vier a tentação, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e
assim poderão sair dela.
 
EM GUARDA
 
Gal. 6:1 (LDH) Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudá-lo a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês também não sejam tentados.
Prov 16:18 (LDH) O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça.
 
NÃO SE COLOQUEM EM TERRITÓRIO PERIGOSO A MENOS QUE DEUS ESTEJA COM VOCÊS!
 
1 Cor 7:5 (LDH) [Para os casados] ... não se neguem (sexualmente) um ao outro... para que Satanás não os tentem por não poderem se dominar.
Efe. 4:26b-27 (LDH) ... e não fique com raiva o dia todo. Não dêem oportunidade ao Diabo.
1 Tim 6:9 (LDH) Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição.
 
VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO
 
1 Ped. 5:8-10 (LDH)Estejam alertas e fiquem vigiando porque inimigo, o Diabo, anda em volta de vocês como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo, pois vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão
passando pelos mesmos sofrimentos. Mas, depois de sofrerem por um pouco de tempo, o Deus que é amor e que chamou vocês para participarem da sua eterna glória, por estarem unidos com Cristo, ele mesmo os aperfeiçoará e dará firmeza, força e verdadeira segurança.
 
ATAQUES DE SATANÁS
 
Dan. 6:16-17 (LDH) Então o rei mandou que trouxessem a Daniel e o jogassem na cova dos leões. E o rei disse a Daniel: - Espero que seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, o salve. Trouxeram uma pedra e com ela taparam a boca da cova. O rei selou a pedra
com seu próprio anel e com o anel das altas autoridades do reino, para que, mesmo no caso de Daniel, a lei fosse cumprida ao pé da letra.
 
Oswald Chambers: "Nós temos a idéia de que nós devemos nos proteger de algumas das coisas que Deus traz sobre nós. Nunca!
Deus cria circunstâncias e não importa como elas pareçam, nós temos que enfrentá-las enquanto vivemos continuamente com Ele... Elas são... tentações para a vida do Filho de Deus em nós. A honra de Jesus Cristo está em jogo em seu vida".
 
Dan 6:19-22 (LDH) De manhã, cedinho, ele (o rei) se levantou e foi depressa até a cova dos leões. Ali, com voz muito triste, ele disse: "
 
Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, conseguiu salvá-lo dos leões? " Daniel respondeu, " ...O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou as bocas dos leões para que não me ferissem. Pois Deus sabe que eu não fiz nada contra ele... "
 
Dan 6:23-24 (LDH) O rei, muito alegre, mandou que tirassem Daniel da cova. Assim ele foi tirado, e viram que nenhum mal havia acontecido com ele, pois havia confiado em Deus. Em seguida, o rei mandou que trouxessem os homens que tinham acusado a Daniel.
 
Todos eles, junto com suas mulheres e crianças. E, antes mesmo de chegarem ao fundo, os leões os atacaram e os despedaçaram.
Sal. 23:5 (LDH) Preparas um banquete para mim onde os meus inimigos me possam ver...

" TÃO SOMENTE CREIA E ADORE AO SENHOR COM TODA A TUA VONTADE, TODA A TUA FORÇA, TODA A TUA ALMA E DE TODO O TEU CORAÇÃO E SEJA ETERNAMENTE MAIS QUE VENCEDOR " - Segunda-Feira

18/03/2012 11:16

 

VENCER SEM GUERREAR
 
 
Isaías 
9:4-7 
 
O “Dia da Derrota de Mídiã”, descrito na Bíblia, foi uma batalha tão incrível que mais se parece a esses filmes de ficção, onde uns poucos destroem todos os inimigos. Liderados por Gideão, apenas trezendos israelitas derrotaram milhares de midianitas - sem lutar. Deus confundiu e aterrorizou os inimigos, que se autodestruíram ao fugir amedrontados (Juízes 7).
 
Isaías nos lembra esse notável episódio para ilustrar a diferença entre o reino de Deus e os reinos humanos. O reino de Emanuel não precisa de armas nem de táticas militares para se expandir. Na verdade, escreve Isaías, “toda bota de guerreiro usada em combate e toda veste revolvida em sangue serão queimadas”. Por quê? Porque o reino de Emanuel tem seu próprio modo de agir. Não há necessidade de batalhas. Emanuel conquista ao se doar. Apesar de seu autossacrifício, ele continua a ser “Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz”. 
 
Todos aqueles que são filhos de Deus acabam compreendendo essa misteriosa dinâmica do reino de Cristo. Sabem que o crescimento do reino se dá mediante o serviço sacrificial que tem Jesus como modelo. A força do amor incondicional pode derrotar o pior dos males. 
 
Quem deseja servir ao Príncipe da Paz deve encontrar uma maneira de expandir Seu reino através da autodoação. 
 
ORE
 
Senhor Jesus, Emanuel, nós te louvamos porque teu reino não precisa de batalhas para se expandir. Ajuda-nos a sermos soldados valorosos, que se sacrificam em serviço abnegado por amor a ti. Amém.
 
PENSE
 
A força do amor incondicional pode derrotar o pior dos males.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 119 - Parte 4"

18/03/2012 11:08

 

Salmo 119 - PARTE 4
 
91) Todo o universo se mantém porque as Leis que Tu estabeleceste são perfeitas e firmes. Tudo, no universo, funciona de acordo com a tua vontade!
92) Se eu não tivesse feito da obediência à tua Lei a minha maior alegria, já teria morrido de tanto sofrer.
93) Nunca esquecerei as tuas instruções, pois através delas Tu me renovas as forças e a vontade de viver.
94) Senhor, sou teu! salva-me, porque me esforço para seguir de perto as tuas instruções sobre a vida humana.
95) Os pecadores rebeldes procuram me destruir à traição mas continuo a concentrar meus pensamentos na tua vontade revelada.
 
96) Percebi que aqui na terra não existe coisa alguma absolutamente perfeita. Somente as tuas regras para o comportamento do homem são totalmente justas e perfeitas.
97) Oh, como eu amo a tua Lei! Durante todo o dia penso nela e em como obedecer melhor aos teus mandamentos.
98) Eles me fazem mais sábio que os meus inimigos, pois me orientam a cada passo.
99) Entendo a vida melhor que os meus professores porque tomo todas as decisões só depois de pensar bastante sobre a tua vontade revelada.
100) Sei aplicar meus conhecimentos mais do que os velhos mais experientes porque sempre obedeço às tuas ordens.
 
101) Sempre me afasto dos caminhos do pecado porque quero obedecer à tua palavra.
102) Nunca deixo de lado as tuas decisões sobre a vida, porque Tu és o meu professor.
103) As tuas palavras são doces, mais doces do que o mel para o meu gosto.
104) Somente as tuas instruções me dão capacidade de enfrentar as situações da vida com a tua sabedoria. Por isso, odeio o caminho da mentira, os falsos ensinos.
105) A tua palavra é uma lâmpada que ilumina o caminho por onde eu ando. Ela me ajuda a não tropeçar!
 
106) Prometi ao Senhor, e volto a prometer: "Cumprirei as tuas justas decisões!"
107) Senhor, estou dominado pelo desespero; renova a minha vida através da tua palavra.
108) Aceita, ó Senhor, as minhas palavras de gratidão pois elas são sinceras. Ensina-me a praticar as tuas instruções para a vida.
109) Minha vida está sempre por um fio mas não me esqueço da tua Lei.
110) Homens que se desligaram completamente de Deus fazem planos para me destruir mas nem isso pode me afastar das tuas instruções.
 
111) A tua vontade revelada é para mim uma herança eterna, a maior alegria para o meu coração.
112) Estou decidido a obedecer às tuas ordens escritas, até a morte.
113) Odeio pessoas sem firmeza que não querem Te obedecer de todo o coração. Por outro lado amo a tua Lei.
114) Tu és o lugar seguro onde me escondo, és o escudo que me protege. Confio totalmente na tua palavra.
115) Longe de mim, homens voltados para o mal! A minha vontade é obedecer aos mandamentos do meu Deus.
 
116) Ó Senhor, Tu prometeste ser o apoio, a força da minha vida; não permitas que outros pensem que a minha esperança na tua palavra foi em vão.
117) Sustenta-me e eu serei salvo! Então, por toda a minha vida obedecerei de coração às tuas ordens.
118) Tu rejeitas as pessoas que não dão valor aos teus mandamentos. Os planos que elas fazem à traição não passam de ilusões.
119) Os pecadores rebeldes são para Ti o lixo do mundo. É por isso que eu amo a tua vontade revelada.
120) Chego a ter medo do teu poder. Tenho medo de ser castigado de acordo com a tua Lei.
 

" BEM AVENTURADOS QUANDO VOS PERSEGUIREM POR CAUSA DO EVANGELHO, POIS ASSIM TAMBÉM FORAM OS PROFETAS "

17/03/2012 10:25

 

Como Os Muçulmanos devem tratar Os Cristãos segundo O Islamismo
 
 
Queridos irmãos e irmãs, neste artigo estou lhes trazendo palavras do Alcorão, do Hadith e de alguns eruditos muçulmanos sobre como os cristãos devem ser tratados numa sociedade islâmica. Na medida em que forem lendo essas palavras, lembrem-se de orar por seus irmãos e se regozijem por saberem que a nossa cidadania está nos céus com o nosso Pai eterno.
 
Alá ordena que os muçulmanos aterrorizem os não muçulmanos em seu nome.
 
O que diz o Alcorão 
 
“Eu instilarei terror nos corações dos infiéis, golpeai-os acima dos seus pescoços e arrancai todas as pontas dos seus dedos. Não fostes vós quem os matastes; foi Deus” (Sura 8:13-17).
 
“Imprimi terror [nos corações dos] inimigos de Deus e vossos inimigos” (Sura 8:60).
“Combatei-os [os não muçulmanos] e Deus os punirá através das vossas mão, cobri-os de vergonha” (Sura 9:14)
 
O que diz o Hadith – Ensinamentos de Maomé
 
Maomé também exige que os muçulmanos pratiquem a jihad, a guerra santa, que consiste em lutar contra os infiéis em nome de Alá. Infiel é qualquer pessoa que não confessa os dois credos do Islã:
 
1.) Não há outro Deus além de Alá;
2.) Maomé é o mensageiro de Alá. 
 
Certa vez perguntaram a Maomé: “Qual a melhor coisa que um muçulmano pode fazer além de crer em Alá e no seu apóstolo?” Sua resposta foi: “Participar a jihad pela causa de Alá”. 
 
Maomé também teria dito: “Eu recebi a ordem de lutar com as pessoas até que digam que ninguém tem o direito de ser adorado a não ser Alá e Maomé é o seu mensageiro, e que eles estabeleceram a oração e o pagamento do zakat (esmola obrigatória). Se elas fizerem isto, seu sangue e suas propriedades estão salvas de mim”. 
 
As palavras “lutar” e “matar” aparecem no Alcorão com mais frequência que as palavras “oração” e “amor”.
 
O que dizem os historiadores
 
Os mais poderosos califas (seguidores de Maomé), que governaram a nação islâmica depois da morte de Maomé, foram Abu Bakr e Umar Ibn Khattab (conhecido como o Califa Justo). Os dois eram sogros de Maomé. Maomé costumava dizer: “Sigam o exemplo daqueles que vêm após mim, Abu Bakr e Umar”.
 
O Califa Justo defendia o seguinte, com a bênção de Maomé: “Um muçulmano não pode ser condenado à morte por tirar a vida de uma pessoa da aliança (cristão ou judeu), de um homem livre (que não é muçulmano), ou de um escravo.”
 
Ibn Timiyya escreveu: “Nada na lei de Maomé diz que o sangue do infiel é igual ao sangue do muçulmano, porque a fé é necessária para haver igualdade. As pessoas da aliança não creem em Maomé e no Islã, portanto, o seu sangue e o sangue do muçulmano não podem ser iguais (…) mas, um muçulmano livre deve morrer por tirar a vida de outro muçulmano livre, independentemente da raça”.
Não é permitido construir nem reformar igrejas, nem reconstruí-las se forem destruídas. Conforme citado por Ibn Hazm e Ibn Timiyya, e confirmado por todos os historiadores, quando Uma Ibn Al Khattab assinou o “tratado de paz” com os cristãos da Síria, ele ditou algumas condições que deveriam ser cumpridas pelos governadores muçulmanos de todos os países cristãos conquistados. Uma dessas condições era que os cristãos estavam proibidos de construir mosteiros e de reconstruir os que fossem destruídos, mesmo que fosse a cela de um monge.
 
• O “tratado de paz” também exigia que os cristãos dessem o seu assento a um muçulmano que quisesse sentar-se, e os proibia do seguinte:
 
• Impedir qualquer muçulmano de ficar nas suas igrejas por três dias, durante os quais eles deveriam oferecer comida e servir os muçulmanos;
 
• Imitar os muçulmanos em qualquer coisa, como as suas roupas, tiaras, turbantes ou o penteado dos seus cabelos;
 
• Montar um burro usando sela (cavalgar um burro usando sela é mais confortável, o que lembra certo tipo de riqueza e dignidade no Oriente Médio);
 
• Enterrar os seus mortos próximo de um muçulmano;
 
• Ler em voz alta nas igrejas;
 
• Prantear ruidosamente os seus mortos;
 
Assumir qualquer posição em que tenham qualquer autoridade sobre um muçulmano.
 
Após ter apresentado estas condições aos cristãos, disse-lhes enfaticamente: “Se qualquer cristão violar qualquer um destes termos, será permitido matá-lo”.
 
Exemplos de perseguição
 
Ibn Timiyya, um xeque muçulmano e mufti (juiz) dos muçulmanos, foi certa vez abordado com um pergunta. Um pastor cristão mora numa casa perto de um terreno onde existe uma igreja em ruínas e sem telhado. O pastor comprou o terreno e reformou a igreja para poder reunir o seu povo para orar. Ele pode fazer isto?
 
Ibn Timiyya respondeu que ele não tem o direito de fazer isto, porque os muçulmanos conquistaram esses lugares à força e as igrejas lhes pertencem, e de acordo com os eruditos muçulmanos elas podem ser destruídas.
 
Portanto, todos os que ajudaram o pastor devem ser punidos, e o seu sangue deve ser derramado e as suas propriedades confiscadas porque violaram os termos impostos aos cristãos.
 
No Egito, para construir uma igreja, os cristãos precisam de uma ordem assinada pelo Presidente do país. Se os cristãos precisarem renovar ou reformar uma igreja, precisam ter uma permissão assinada por um oficial da polícia secreta.
 
Em minha última viagem ao Egito, visitei uma igreja numa aldeia muito pobre, onde um oficial da polícia tinha dado ordens aos seus comandados para passar com um trator por cima dos dois únicos banheiros da igreja.
 
O pastor tinha reformado um dos banheiros sem a sua permissão, pois sabia que tal permissão jamais seria concedida. O Pastor “Samir”, do Egito, ficou preso por dois meses, porque um muçulmano informou que ele estava reformando a sua igreja, quando na verdade Samir estava reformando a sua casa.
 
A seguir, estão alguns exemplos de outros tipos de proibições para os não muçulmanos que vivem em países muçulmanos:
 
Os não muçulmanos não podem testemunhar sobre nenhum assunto nos tribunais; O Ímã Al-Shaffi, em seu livro As ordenanças do Alcorão, diz: “Não é permitido o testemunho de uma pessoa da aliança (judeus e cristãos). A testemunha tem de ser alguém que pertença à nossa religião e precisa ser um homem livre, não um escravo. O testemunho é aceitável somente do nosso homem livre se ele pertencer à nossa religião”.
 
Todos os eruditos confirmam que porque Maomé disse não acreditar no povo do Livro , há certos empregos que os não muçulmanos não podem ter.
 
Ibn Timiyya narra o seguinte evento: “Khalid Ibn Al Walid (o famoso comandante militante que conquistou muitos países para os muçulmanos) escreveu a Umar Ibn Al Khattab dizendo: 
 
- Temos, na Síria, um secretário cristão que está encarregado do recebimento dos impostos. 
 
Umar respondeu-lhe: - Não o use. Khalid replicou: - Ele é indispensável e se nós não o usarmos como encarregado, o tesouro estará perdido.
Umar respondeu mais uma vez: - Não o use.
 
O cirurgião egípcio, Dr. Magdi Yacoub, declarou num programa de rádio que tinha de sair do Egito, pois, como cristão, ele não tinha permissão para estudar ginecologia nas universidades egípcias. 
 
Os muçulmanos não permitem que os ginecologistas cristãos tratem das suas esposas.
 
Se um muçulmano abraçar o cristianismo, ele tem trinta dias para mudar de ideia e voltar ao islamismo; caso contrário, ele poderá ser morto por qualquer muçulmano, sem que este venha a ser considerado criminoso.
 
Na Arábia Saudita, nenhum cristão pode viajar próximo ou através de Meca, a cidade sagrada dos muçulmanos, para não “macular” a cidade.
 
O milagre em meio à perseguição 
 
Apesar de tudo isso que os cristãos enfrentam nos países islâmicos, queridos irmãos e irmãs, a eles se aplica algo que as Escrituras disseram sobre os cativos hebreus no Egito Antigo: “Mas, quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais se espalhavam” (Êx 1.12). A cada ano, milhares vêm a Cristo nas nações islâmicas. Alegremo-nos com o novo nascimento em Cristo desses nossos irmãos!
 
Al Bukhari, Vol. 1, p.25.
Al Bukhari, Vol. 1, p.13.
Ibn Timiyya, Vol. 28, p.651.
Ibn Timiyya, Vol 14, p.85.
Ibn Hazm, Vol. 4, Parte 7, p.346.
Ibn Timiyya, Vol. 28, p. 654.
Ibn Timiyya, Vol. 28, p. 648.
Al-Shaffi. As ordenanças do Alcorão. Parte 2, p.142.
Sahih Al Bukhari, Parte 3, p.237.
Ibn Timiyya. Vol. 28, p. 644.
 
Autor: Salim Almahdy
 
Fonte: https://revistaapologetica.com.br/adicional_003.php

" A LUZ DE CRISTO BRILHA ATÉ HOJE NO INTERIOR DAQUELES QUE CREEM NELE E ESTA LUZ TRANSBORDA PARA O EXTERIOR PARA ILUMINAR OS CAMINHOS DOS QUE AINDA VIVEM NAS TREVAS DENSAS DESTE MUNDO " - Domingo

17/03/2012 10:18

 

LUZ BRILHANDO NAS TREVAS
 
 
Isaías 
9:1-3
 
Isaías anunciava o iminente juízo divino sobre Israel, o reino do norte, especificamente sobre as tribos de Naftali e Zebulom, situadas ao extremo norte de Israel. Por ali haveria de chegar, anos mais tarde, o exército assírio, cumprindo assim o que o profeta já havia dito (8:4-8). O “caminho do mar” – uma antiga rota comercial que levava da Mesopotâmia ao Egito, cruzando a Palestina de norte a sul - era a opção natural para o deslocamento do exército inimigo. Os cruéis soldados assírios trariam grande desgraça, descrita por Isaías como “densas trevas” (8:22).
 
Contudo, a terra que estava prestes a experimentar as trevas do sofrimento e da humilhação haveria de ser honrada. Ali brilharia “uma grande luz” – Jesus Cristo, a Luz do Mundo (João 8:12). 
 
Embora tenha nascido em Belém e crescido em Nazaré, Jesus se mudou para a Galiléia, escolhendo a cidade de Cafarnaum –habitada por diversos povos diferentes – para ser a base de seu ministério (Mateus 4:13 – 16). Isso não apenas cumpria a profecia de Isaías acerca da honra concedida à “Galiléia dos gentios”, mas também anunciava ao mundo inteiro que a Luz irrompida naquela região de trevas haveria de abençoar a todas as nações.
 
ORE
 
Nós te louvamos, Senhor, porque a tua palavra se cumpriu, e as trevas da Galiléia – bem como as nossas – foram transformadas em grande luz pela presença de teu Filho. Recebe a nossa gratidão. Amém. 
 
PENSE
 
“Quem me segue, nunca andará em trevas” – Jesus (João 8:12).

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 119 - Parte 3"

17/03/2012 10:10

 

SALMO 119 - PARTE 3
 
 
61) Os pecadores procuram me apanhar nas armadilhas do pecado mas eu não abandono a tua Lei.
62) À meia-noite me levanto para Te agradecer pelas tuas instruções justas e verdadeiras.
63) Todos os que Te amam e obedecem, todos os que cumprem as tuas ordens são meus amigos chegados.
64) Ó Senhor, a terra está cheia de provas da tua bondade! Ensina-me os teus mandamentos.
65) Senhor, Tu cumpriste a tua palavra e a cada dia abençoas o teu servo.
 
66) Ensina-me a tomar decisões e a aplicar bem a tua sabedoria pois confio plenamente nas tuas regras para o comportamento do homem.
67) Antes de Tu me castigares eu andava pelos meus próprios caminhos errados, mas agora obedeço tudo que mandas na tua Palavra.
68) Eu sei que tudo que fazes é bom, porque Tu és bom; por isso eu Te peço: ensina-me a conhecer e obedecer às tuas ordens escritas.
69) Pecadores orgulhosos têm inventado mentiras sobre mim, mas mesmo assim eu continuo a obedecer às tuas ordens de todo o coração.
70) O coração dessa gente é incapaz de entender e sentir as maravilhas da tua Lei. Para mim, ela é a maior alegria!
 
71) O castigo que Tu me deste foi muito bom para mim; só assim aprendi a pôr em prática os teus mandamentos.
72) Agora, as leis de conduta que Tu deixaste valem mais para mim que uma enorme fortuna em ouro e prata.
73) Tu mesmo formaste o meu corpo, cada parte do meu ser. Agora, ensina-me a aplicar as tuas regras de comportamento à minha vida.
74) As pessoas que Te amam e obedecem têm prazer na minha companhia porque eu também coloquei a minha confiança na tua palavra.
75) Eu sei muito bem, Senhor, que as tuas decisões sobre a vida humana são perfeitas e que tinhas o objetivo de me ajudar quando me castigaste.
 
76) Então, por favor, vem consolar-me com teu amor fiel e dedicado, conforme me prometeste na tua palavra.
77) Cobre-me com o teu amor eterno pois só assim eu poderei continuar vivendo. E nesta vida meu maior prazer é obedecer à tua Lei.
78) Castiga com a vergonha pública os orgulhosos que me maltrataram sem motivo. Quanto a mim, continuarei a encher minha mente com as tuas ordens.
79) Quando Tu castigares os meus inimigos, os que Te amam e obedecem e praticam a tua vontade se juntarão a mim.
80) Por isso, ajuda-me a obedecer sem a menor falha a cada uma das tuas ordens escritas. Assim, nunca terei de me envergonhar de mim mesmo.
 
81) Minha alma está triste e sem forças, de tanto esperar a tua salvação. No entanto, continuo a confiar na tua palavra.
82) Os meus olhos já estão cansados de procurar a realização da tua promessa. Dia e noite pergunto: "Quando virás me ajudar e me animar um pouco?"
83) Já estou enrugado como um pedaço de couro deixado junto ao fogo; apesar disso, não me esqueço de cumprir as tuas ordens.
84) Quanto tempo ainda viverei? Quando irás castigar os meus inimigos e fazer justiça?
85) Os orgulhosos, que se recusam a viver de acordo com a tua Lei, prepararam armadilhas para me destruir.
 
86) Eles me perseguem injustamente porque eu obedeço os teus mandamentos, que são verdadeiros. Por favor, ajuda-me!
87) Quase acabaram com a minha vida, mas não deixei de seguir as tuas instruções.
88) Renova a minha vida, pelo teu amor fiel. Assim poderei cumprir a tua vontade revelada.
89) A tua palavra permanece para sempre, ó Senhor, firmada no céu.
90) A tua fidelidade passa de uma geração para outra, eternamente. Tu formaste a terra e ela existe até hoje!
 

" APRENDENDO A ANDAR COM DEUS EM ESPÍRITO E EM VERDADE EM QUALQUER SITUAÇÃO DE NOSSAS VIDAS " Parte 3

16/03/2012 11:06

O Caminho Verdadeiro Através Dos Conselhos De Deus

 

Parte 3

 
 
2. A PALAVRA
 
 
“...Ele te humilhou, e te deixou ter forme, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que nem só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor, disso viverá o homem”. Deuteronômio 8.3
 
2.1. O QUE A PALAVRA DE DEUS PRODUZ EM NÓS?
 
ORIENTAÇÃO (Salmo 119.105)  
ESTABILIDADE (Efésios 4.14)  
SABEDORIA (Salmo  119.99-100) 
VITÓRIA CONTRA O PECADO (Salmo 119.11) 
PAZ (Salmo 119.165)  
ESPERANÇA (Romanos 15.4)  
REVELAÇÃO (Hebreus 4.12)
 
2.2. O QUE NÓS DEVEMOS FAZER COM A PALAVRA DE DEUS?
 
DESEJAR (I Pedro 2.2) 
TEMER COM TREMOR (Isaías 66.2)  
EXAMINAR (Atos 17:11)
BUSCAR (Isaías 34.16)  
GUARDAR NO CORAÇÃO (Deuteronômio 11.18;  Colossenses 3.16) 
PRATICAR  (João 15.7;  Tiago 1.22-25) 
ENSINAR  (Deuteronômio 11.19)
 
 
2.3. COMO DEVEMOS LER A PALAVRA DE DEUS
 
Começar pelos evangelhos. Ler, na ordem, os quatro evangelhos no mínimo duas vezes. Depois o livro de Atos, as epístolas e por último Apocalipse.
b) Os tipos de leitura são:
Devocional: Nesse tipo de leitura a ênfase está em particularizar a Palavra, não levando em conta o aspecto histórico, doutrinário, etc. Se lê poucos versículos, meditando, “ruminando” a Palavra para extrair tudo para nossas vidas, em caráter pessoal.
Sistemática: Nessa tomamos a Palavra como um todo, de maneira ordenada. Deve-se ler capítulos para que não se perca o contexto.
 
c) Ler com oração, pedindo que o Espírito Santo descortine a Palavra para   
    nós
d) Memorizar as verdades centrais da Palavra
e) Ler primordialmente o novo testamento pois nele estão contidas as  
    realidades e não as sombras (Colossenses 2:16,17)
 
CONCLUSÃO
 
      Devemos ter uma disciplina de leitura e meditação da Palavra de Deus. Não devemos afrouxar nem um pouco nesse ponto. Quando nos distanciamos da leitura constante da Palavra de Deus corremos o risco de cair no fanatismo (na prática é observar preceitos de homens cegamente sem questionar pela Palavra de Deus) ou misticismo (interpretar a Palavra de acordo com as experiências espirituais subjetivas; espiritualidade sem fundamento).
     
O sangue de muitos irmãos foi derramado para que a Palavra de Deus conforme temos conosco pudesse ser preservada; inúmeras foram as tentativas de tirá-la de nós ou de ridicularizá-la, porém ela permanece como uma rocha perante tudo isso. Nós que cremos na restauração do Senhor temos que ser, mais do que ninguém, fiéis à leitura constante da Palavra para que possamos receber revelação de Deus sobre a plenitude de Deus na Igreja.
 

 

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 119 - Parte 2"

16/03/2012 10:55

 

SALMO 119 - PARTE 2
 
 
31) Estou muito ligado á tua vontade revelada; por isso, Senhor, não permitas que eu seja envergonhado.
32) Farei dos teus mandamentos o meu caminho porque Tu alivias meu coração dos sofrimentos.
33) Ensina-me, Senhor, a cumprir as tuas ordens escritas! Então eu Te obedecerei até o fim da vida.
34) Dá-me capacidade de aplicar a tua Lei; assim, obedecerei a ela de todo o coração.
35) Guia-me pelo caminho das tuas regras de conduta pois eu fico feliz andando por ele.
 
36) Faze o meu coração amar mais a tua vontade revelada que as riquezas desta vida!
37) Não deixes os meus olhos serem atraídos pelas ilusões do pecado. Dá novas forças à minha alma para prosseguir no teu caminho.
38) Cumpre na minha vida a promessa que fizeste aos que Te amam e obedecem.
39) Tenho medo de ser desprezado pelos homens; não deixes que isso aconteça porque os teus pontos de vista são certos.
40) Chego a suspirar de tanta vontade de cumprir as tuas instruções; dá-me nova vida pela tua justiça.
41) Ó Senhor, derrama sobre mim o teu imenso amor e a tua salvação, conforme prometeste na tua Palavra.
42) Assim, poderei dar uma resposta adequada a essas pessoas que me ofendem porque confio na tua Palavra.
 
43) Não me deixes esquecer tuas palavras verdadeiras pois as tuas decisões são a minha única esperança.
44) Por isso, obedecerei à tua Lei durante toda a minha vida.
45) Minha vida será alegre e tranqüila porque eu me esforço para cumprir as tuas ordens.
46) Terei oportunidade de contar aos reis como a tua vontade revelada é importante para mim e não ficarei com vergonha de falar da tua palavra.
47) Amo os teus mandamentos! Eles são a minha alegria!
48) Amo os teus mandamentos; estou sempre ansioso por obedecer a cada um deles! Pensarei nas tuas ordens escritas, e aplicarei cada uma delas à minha vida.
 
49) Lembra-Te da promessa que na tua palavra fizeste ao teu servo. Ela tem sido o meu consolo e a minha esperança.
50) Quando estou cercado de problemas e dificuldades uma coisa me anima e conso-la: a tua palavra me enche de força e poder para enfrentar a situação.
51) Pessoas orgulhosas zombam de mim e toda hora mas eu nunca abandonarei a tua Lei.
52) Animo e consolo é ao meu coração lembrando como, no passado, tuas instruções provaram ser verdadeiras.
53) Fico furioso com os pecadores rebeldes que, por vontade própria, deixam de obedecer à tua Lei.
54) Transformei as tuas ordens escritas em alegres canções que me acompanham durante toda a vida.
 
55) Durante a noite, Senhor, eu penso em Ti, na tua santidade e no teu amor; penso também em maneiras de obedecer mais de perto à tua Lei.
56) Isso acontece comigo porque eu cumpro as tuas ordens.
57) O Senhor é a minha maior riqueza! Por isso prometi obedecer à sua Palavra.
58) Ó Deus, de todo o coração eu Te suplico, por favor ajuda-me com o teu amor, embora eu não mereça. Mostra o teu cuidado e proteção carinhosa por mim, conforme diz a tua palavra.
59) Quando paro para pensar sobre a minha vida, trato sempre de deixar meus caminhos errados para andar segundo a tua vontade revelada.
60) Quando se trata de cumprir os teus mandamentos, não tenho tempo a perder.
 

" A ESPERA CONFIANTE EM DEUS E NO SEU AGIR GERA A FÉ ATIVA QUE MOVE DO LUGAR, AS MONTANHAS QUE SE COLOCAM EM NOSSOS CAMINHOS EM DIREÇÃO AO PARAÍSO ETERNO " - Sábado

16/03/2012 10:45

 

ESPERANDO E CONFIANDO
 
 
Isaías 
8:11-22
 
Até mesmo as pessoas mais santas têm seus momentos de fraqueza. As coisas não eram diferentes com Isaías. Depois de haver repreendido o rei Acaz por não confiar em Deus para a proteção de seu reino, e antes de se cumprirem os fatos que ele mesmo havia profetizado acerca de Israel e da Síria, Isaías teve de enfrentar a oposição daqueles que ainda duvidavam, como Acaz, ou que o consideravam, no final das contas, um traidor da nação. Por que confiar “apenas” em Deus para vencer os inimigos, quando se pode contar com a poderosa ajuda da Assíria?
 
A “conspiração” de Israel e da Síria era o assunto do momento, e o alarme era geral em Judá. Nesse contexto, Isaías foi advertido por Deus para não abraçar as fantasiosas teorias populares, para não se deixar contaminar do medo generalizado e para não temer a oposição do povo (8:12). O profeta – e aqueles que se mostravam fiéis a Deus, como ele – deveria temer apenas a Deus (8:13), guardando seus mandamentos e sua lei (8:16). 
 
A resposta de Isaías foi apropriada: “Esperarei pelo Senhor... nele porei a minha esperança”. A espera paciente, marcada pela fé em Deus, é uma das formas mais ativas de mostrarmos obediência ao nosso Senhor. 
 
ORE
 
Senhor, experimentamos a insegurança, o medo e a falta de fé com frequência maior do que gostaríamos de admitir. Perdoa-nos, e ensina-nos a esperar pacientemente em ti. Em nome de Jesus. Amém.
 
PENSE
 
A espera paciente e confiante pode ser uma forma de obediência ativa.

" EXAMINE-SE CADA UM A SI MESMO À LUZ DA PALAVRA DE DEUS PARA CONSTATAR ONDE E EM QUEM ESTÁ FOCADA A SUA FÉ "

15/03/2012 10:06

 

FIDES QUAE CREDITUR
 
 
... senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos" ( Judas 3).
 
Fides quae creditur, ou "a fé que é crida", é o corpo de doutrina que mantém coesa a nossa fé e impede que os ventos de doutrina que constantemente varrem as nossas comunidades nos levem para todos os lados.
Os ventos são inevitáveis, mas os estragos podem ser evitados.
 
Precisamos conhecer as doutrinas Bíblicas e históricas que fundamentaram a igreja no decorrer dos séculos.
Este  corpo que encontra-se, por exemplo, no Credo Apostólico: "Creio em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Creio na Igreja, na ressurreição..., etc.
 
A prática destas doutrinas tem sido realizada entre nós? Muitos, além de não conhecer as doutrinas da fé cristã, não sabem fazer uma ponte entre a doutrina e a vida.
 
Por exemplo, como a doutrina de que Deus há de julgar os vivos e os mortos ajuda você hoje?
Conhecer as doutrinas históricas firma sua identidade cristã; você sabe quem é, de onde veio e para onde vai. Muitos, hoje, correm atrás de novidades e eventos, sem se preocupar em conhecer os fundamentos que têm acompanhado o cristianismo no decorrer dos tempos. Qual é a sua "fides quae creditur"? Creia corretamente e viva bem! Senhor, obrigado porque faço parte de uma história fundamentada em seus princípios e seu imensurável amor !!
 

" TODO HOMEM FAZ PLANOS, PORÉM QUEM CONFIRMA SEUS PASSOS É DEUS " - Sexta-Feira

15/03/2012 09:54

 

RAPIDAMENTE, ATÉ OS DESPOJOS
 
 
Isaías 
8:1-10 
 
Para Deus, nada é impossível. Mas, às vezes, não conseguimos acreditar no que ele pode fazer. 
 
O profeta Isaías havia dito que Deus usaria o império assírio para punir Israel e a Síria, incluindo a destruição de suas capitais Samaria e Damasco (ver 7:17-24). Porém, Acaz não conseguia acreditar que isso fosse acontecer, apesar de Deus ter falado e mostrado sinais. Deus, em sua paciência, deu a ele um novo sinal. Isaías e sua esposa tiveram um filho chamado Maher-Shalal-Hash-Baz (que significa: rapidamente, até os despojos). Antes que o menino fosse capaz de dizer “papai” ou “mamãe” (“rapidamente”, portanto), a riqueza de Damasco e os tesouros de Samaria seriam levados pelo rei assírio (carregados “até os despojos”). 
 
Toda essa história pode ser sintetizada nas palavras que já conhecemos: “Deus está conosco” – literalmente, “Emanuel” (8:10). Nenhum plano humano poderia frustrar os planos de Deus, nem quebrar sua promessa de proteger o reino de Judá naquela ocasião. Peca e Remalias, reis em Israel e Síria, seriam mortos em breve.
 
Quando fazemos nossos próprios planos, é sábio levar em conta as intenções de Deus, e considerar se estamos confiando devidamente em suas promessas.
 
ORE
 
Ensina-nos, Senhor, a confiar em tuas promessas e a descansar nelas. Ajuda-nos a considerar a tua vontade em todos os nossos projetos e sonhos. Em nome de Jesus, oramos. Amém. 
 
PENSE
 
Deus pode fazer qualquer coisa, muito alem da nossa imaginação e da nossa fé.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 119 - Parte 1"

15/03/2012 09:38

 

Salmo 119  - Parte 1
 
1) FELIZES SÃO AQUELES que fazem da Lei do Senhor o seu caminho e andam por ela sem se desviar.
2) Felizes aqueles que se esforçam para obedecer de todo o coração á vontade revelada de Deus;
3) sem dúvida alguma, eles não praticam injustiças e andam sempre pelo caminho do Senhor.
4) Tu nos deste as tuas regras de conduta para serem obedecidas de verdade
5) e o meu maior desejo é ter um andar correto, obedecendo sempre as tuas ordens escritas.
 
6) Fazendo isso, eu sei que ninguém poderá me acusar de coisa alguma, porque dou o devido valor a todas as tuas regras de vida.
7) Eu Te darei graças de todo o coração quando estiver colocando em prática as tuas decisões sobre a vida, tão justas e perfeitas.
8) Senhor, obedecerei às tuas ordens escritas! Por favor, não me deixes sozinho!
9) Como pode o jovem ter uma vida limpa e pura? Vigiando os seus passos conforme a tua palavra.
10) Eu me esforcei de todo o coração para Te encontrar; não me deixes desviar das tuas regras de conduta.
 
11) Tuas palavras estão sempre presentes em minha mente; penso nelas muitas vezes para não pecar contra Ti.
12) Senhor, eu Te louvo! Ensina-me as tuas instruções para a vida.
13) Tenho contado a outras pessoas as decisões do Senhor sobre os fatos da vida.
14) Fico mais alegre andando de acordo com a tua vontade revelada do que possuindo grandes riquezas.
15) Pensarei nas tuas ordens e as aplicarei à minha vida; os teus caminhos são muito importantes para mim.
 
16) Minha maior alegria será cumprir as tuas ordens escritas. Nunca me esquecerei da tua Palavra!
17) Mostra o teu grande amor por mim, que sou teu servo! Assim viverei eternamente e serei capaz de obedecer à tua Palavra aqui na terra.
18) Abre os meus olhos para ver as coisas maravilhosas que há na tua Lei.
19) Estou apenas de passagem aqui na terra, sou um viajante e preciso de teus mandamentos para me orientar.
20) Tenho um desejo forte e constante de saber as tuas decisões sobre os fatos da vida.
 
21) Tu condenas os orgulhosos, rebeldes malditos, que desobedecem de propósito às tuas regras de comportamento.
22) Não permitas que eles zombem de mim por obedecer à tua vontade revelada.
23) Até as autoridades me acusaram, e perseguiram mas eu continuei a Te servir e obedecer às tuas ordens escritas.
24) É verdade, a tua vontade revelada é a minha maior alegria; ela me orienta e me corrige quando estou errado.
25) A minha vida está por um fio, estou me arrastando na lama; cumpre as promessas da tua Palavra e salva-me!
 
26) Eu te mostrei os meus problemas e Tu me ajudaste a vencer todos eles; agora, ensina-me a cumprir as tuas ordens.
27) Ajuda-me a entender e seguir as tuas instruções para a vida humana; assim poderei descobrir as tuas grandes obras e pensar nelas.
28) Estou chorando de tanta tristeza no meu coração; enche-me de alegria e força conforme prometes na tua palavra.
29) Não me deixes andar pelo caminho da mentira; ajuda-me com a tua lei, pela tua graça.
30) Ajuda-me porque eu escolhi andar pelo caminho da verdade e seguir de perto as tuas regras sobre a vida.

" O CASAMENTO É O COMPLEMENTO DE UM SER PARA COM O OUTRO - QUANDO ESTA INSTITUIÇÃO É DIRIGIDA TOTALMENTE POR DEUS - O SEU CRIADOR " Parte 17

14/03/2012 11:49

 

O Padrão Divino Para Os Filhos - Parte 17
 
 
OBJETIVO: Deus tem um padrão esta­belecido aos filhos para que eles possam ser felizes: Obedecer e honrar seus pais. A obediência, o amor, o respeito,aliados a fidelidade são o caminho para a prosperidade na vida dos filhos.
 
MEMORIZAR: "Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das pala­vras da minha boca" Prov. 5: 7
 
Texto do Estudo: Prov. 5: 1-1 b'
 
Como já dissemos, não existe lar se não houver família, cuja constitui­ção é pai, mãe e filhos. E da mesma maneira que Deus estabeleceu padrões para os pais, estabeleceu também para os filhos.
 
A Bíblia afirma que os filhos são herança do Senhor na vida dos casais (S1 127.3). e que os filhos são or­namento para a cabeça dos pais, e que a glória dos filhos são seus pais (Prov: 17.6). É portanto um privilégio ser filho. Todavia, aos filhos é imposta grande responsabilidade, que, se não observada, tirará dos mesmos o brilho que pos­suem como pedras preciosas na coroa que ornamenta a cabeça dos pais.
 
0 padrão divino para os filhos está inserido no contexto das leis morais e espirituais que Deus deu para os homens. É um padrão divino e eterno, in­violável e imutável porque tem suas raízes no coração de Deus e está resumi­do no seguinte mandamento: " Honra a teu pai e a tua mãe, para que se pro­longuem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. " (Ex 20.12)
 
De todos os mandamentos, este é o primeiro mandamento com promes­sa: "Para que te vá bem, e tenhas vida longa sobre a terra" (Ef 6.3). Vemos aí um enorme privilégio para a criatura humana: prosperidade e longevidade. Es­te privilégio é seguido de responsabilidade.
 
A não observância desse preceito sagrado é suficiente para acarretar na vida de qualquer filho ou filha, maldição e sofrimento com terríveis conseqüências. Honrar é respeitar, reverenciar, re­conhecer a autoridade paterna e obedecer àqueles que lhe trouxeram à vida.
 
Desonrar é não respeitar, reverenciar e desobedecer. E acrescido a todas estas coisas, está o perigo de um filho se insurgir contra os pais, maltratando-os e ferindo-os.
 
Para esse tipo de comportamento a palavra de Deus é severa ao afirmar: "Aquele que a seu pai ou a sua mãe maldisser, sua lâmpada se apaga­rá e sua alma ficará em trevas densas." (Pv 20.20)
 
Lâmpada neste texto é sinônimo de vida física e espiritual. Aquele que não observa o princípio da obediência aos pais e do respeito que lhes é devi­do, está destruindo a própria vida e transformando-se num filho da perdição.
 
Os filhos, não importa de quem, todos estão debaixo dessa exigência divina: "Vós, filhos obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor. " (Cl 3.20).
 
Observe a expressão "porque isto é agradavel ao Senhor", indica que o obedecer e amar aos pais, não é agradar somente àqueles que lhe fizeram vir ao mundo, mas especialmente é agradar a Deus.
 
E quem agrada a Deus é feliz.

" ERAMOS INIMIGOS DE DEUS E APROUVE A ELE NOS RECONCILIAR CONSIGO ENVIANDO SEU FILHO UNIGÊNITO PARA PAGAR AS DÍVIDAS QUE ERAM NOSSAS " - Quinta-Feira

14/03/2012 10:50

 

EMANUEL, SINAL DIVINO
 
 
Isaías 
7:1-16 
 
Acaz, rei de Judá, estava sendo pressionado por Peca e Rezim, reis de Israel e da Síria, para formar uma aliança militar contra a poderosa e cruel Assíria. Sua recusa poderia ser punida com a invasão do reino e seu destronamento.
 
Em vez de confiar em Deus para a proteção de Judá, Acaz pretendia recorrer à própria Assíria (2 Reis 16), mesmo sob a forte oposição do profeta Isaías. 
 
Diante de tamanha tolice, Acaz foi informado pelo profeta que os inimigos de Judá não teriam futuro. Dentro de poucas décadas, Israel não mais seria uma nação. 
 
Desafiando Acaz a confiar em Deus e não em estratégias políticas, Isaías o convidou a pedir um sinal divino. A resposta de Acaz parecia piedosa, mas era incrédula: “Não porei o Senhor à prova”. 
 
A descrença humana, contudo, não impediu o agir de Deus. O nascimento da criança anunciada por Isaías garantiu a Acaz a presença do Senhor a seu lado (“Deus Conosco”) naqueles dias, e apontou para Aquele que viria nos trazer a maior prova do cuidado de Deus para com seus filhos: Jesus Cristo, Emanuel (Mateus 1:22-23). Ele “viveu entre nós” (João 1:14) para demonstrar, acima de qualquer dúvida, o quanto Deus se importa conosco.
 
ORE
 
Obrigado, Senhor, por tua presença em nossa vida, teu interesse em nossas aflições e pelas muitas provas do teu cuidado. Ajuda-nos a confiar sempre em ti. Em nome de Jesus, Deus Conosco. Amém. 
 
PENSE
 
A descrença humana não impede o agir divino.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 118"

14/03/2012 10:34

 

Salmo 118
 
 
1) AGRADEÇAM AO SENHOR, porque Ele é bom e o seu amor fiel e dedicado dura para sempre.
2) Por isso, todo o povo de Israel deve dizer: "Sim, o seu amor fiel e dedicado dura para sempre!"
3) E os sacerdotes, a família de Arão, também devem louvar dizendo: "O seu amor fiel e dedicado dura para sempre!"
4) Todos, enfim, que amam e respeitam ao Senhor devem dizer: "O seu amor fiel e dedicado dura para sempre!"
 
5) Cercado por terríveis problemas pedi ajuda ao Senhor. Ele me ouviu e me livrou do aperto.
6) Tenho certeza de que o Senhor está comigo. Por isso não tenho medo do que os homens planejam fazer contra mim.
7) O Senhor é o meu melhor amigo! Ele me ajudará, e por isso eu vencerei todos os meus inimigos.
8) É melhor confiar na proteção do Senhor do que confiar no homem.
 
9) Vale mais a pena ser protegido pelo Senhor do que por um rei muito poderoso.
10) Os exércitos de todas as nações me cercaram mas eu venci a batalha e destruí meus inimigos pelo poder do Senhor.
11) Eles me cercaram por todos os lados mas eu venci a batalha em nome do Senhor.
12) Meus inimigos me atacaram como um bando de abelhas bravas, mas foram queimados como ramos secos numa fogueira! Destruí todos eles com o poder do Senhor.
 
13) Eles me atacaram violentamente para me destruir mas o Senhor não me deixou cair.
14) O Senhor é a minha força e o meu canto de guerra pois Ele me salvou.
15) As noticias alegres sobre a salvação são dadas em alta voz nas casas de quem obedece ao Senhor, porque o braço direito do Senhor fez grandes milagres.
16) Ele levantou seu braço direito e fez maravilhas.
 
17) Não serei destruído! Pelo contrário, viverei para anunciar as maravilhas do Senhor.
18) O Senhor me castigou duramente, mas não me deixou morrer.
19) Abram para mim as portas do templo; entrarei e darei graças ao Senhor.
20) Por elas é que se chega à presença do Senhor; só quem obedece a Ele pode entrar por ali.
 
21) Ó Senhor, o motivo que eu tenho para Te dar graças é este: Tu me ajudaste e me salvaste!
22) A pedra que os construtores rejeitaram acabou se tornando a pedra mais importante de toda a construção.
23) Foi o Senhor mesmo quem ordenou assim; por isso, aos nossos olhos, pareceu um grande milagre.
24) Este dia foi especialmente preparado pelo Senhor; vamos nos alegrar, vamos festejar por causa dele.
 
25) Ó Senhor, por favor, salva-nos! Ó Senhor, por favor, ajuda-nos a ser um povo forte e rico!
26) Bendito seja quem vem ao templo para adorar ao Senhor. Será abençoado por nós na casa do Senhor.
27) O Senhor é Deus! Ele é a nossa luz! Aproximem-se do altar carregando ramos!
28) Senhor, Tu és o meu Deus! Quero Te dar graças e falar da tua grandeza.
29) Dêem graças ao Senhor porque Ele é bom e o seu amor fiel e dedicado dura para sempre!

" PARA PARTICIPARMOS DA GLÓRIA QUE CRISTO TEM PARA NOS DAR É NECESSÁRIO PEGARMOS ANTES A NOSSA CRUZ E PELA NOSSA JORNADA CRISTÃ CARREGAR " - Quarta-Feira

13/03/2012 12:30

 

PRIVILÉGIO E DESAFIO
 
 
Isaías 
6:8-13 
 
O pecado de Isaías foi perdoado, e ele agora respondia positivamente ao apelo de Deus. Quando o Senhor perguntou: “Quem enviarei? Quem irá por nós?”, ele prontamente respondeu: “Eis-me aqui. Envia-me!”.
 
Apesar do susto por ter contemplado a santidade divina, sendo pecador, ele havia recebido o perdão. Tudo parecia tranquilo. A história ainda assumia um patamar mais empolgante: Isaías estava sendo recrutado para o serviço do Senhor dos Exércitos. Que privilégio!
 
No entanto, a natureza da missão confiada por Deus a Isaías nem de longe era das mais fáceis. Sua tarefa seria anunciar o juízo divino a um povo endurecido por seu próprio pecado. Seus ouvintes – ele podia estar certo – não seriam receptivos à sua mensagem. E os meios que Deus escolheria para a comunicação da mensagem nem sempre seriam os mais convencionais. Mais tarde, por exemplo, o profeta teve de andar pelas ruas de Jerusalém despido de seu manto e descalço, algo extremamente embaraçoso para os padrões da época (cap. 20). 
 
Ainda hoje, aqueles que são chamados por Deus podem esperar oposição e desafios. Mas, mesmo assim, podem se sentir privilegiados como Isaías. Sua recompensa está muito bem guardada (Mateus 5:11 – 12). 
 
ORE
 
Senhor, ajuda-nos a atender com disposição o chamado que tens para nós, ainda que isso signifique enfrentar oposição. Dá-nos a certeza de que nossa recompensa está bem guardada contigo. Amém.
 
PENSE
 
“Todos os que vivem em retidão no mundo, em algum momento, experimentarão a reprovação da cruz”.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 117"

13/03/2012 11:52

 

SALMO 117



1) CANTEM GLÓRIAS AO Senhor, homens de todas as              raças! Louvem ao Senhor todos os povos da terra.                          
2) Pois o seu amor por nós é muito grande e a sua fidelidade                é eterna. Glória ao Senhor! Aleluia!                                        

" QUANDO A VERDADE DE DEUS CONFRONTA A VERDADE DO HOMEM - SE FORMOS SENSÍVEIS A ISTO ALGO VAI ACONTECER NO SEU INTERIOR "

13/03/2012 11:32

 

 
TESTEMUNHO PESSOAL 
 
" O SENHOR DOS SENHORES TEM PRAZER E ALEGRIA EM TRABALHAR PARA AQUELES QUE NELE ESPERAM E SÓ NELE CONFIAM "
 
Bem, no dia seguinte acordei bem cedo, falei com o meu Senhor agradecendo-o por tudo que já havia feito por mim e também pelo que, com certeza, ainda viria a fazer, pois saibam meus amados que até mesmo o nosso futuro já está escrito e realizado por Deus em Cristo Jesus; na obra da Cruz. 
 
Só cabe a nós crermos e confiarmos nessa promessa para tomarmos posse de tudo que Deus já nos deu pela Sua Graça e Misericórdia infinita.
Fomos então até o lugar de encontro com os vendedores, para ser apresentado a eles como o novo supervisor e em seguida até a sede da empresa onde prestavamos serviços de consultoria para a implantação do plano de assistência.
 
Passado por esta etapa começamos a elaborar estratégias de vendas para impactar a cidade de Manaus, que nunca tinha visto planos com essa variedade de benefícios, isto em parte facilitou muito para nós, principalmente para mim que não tinha ainda experiência alguma no ramo de vendas. Mas Deus capacita e ensina os ignorantes confessos, independente do segmento ou do assunto, pois Ele é o criador da sabedoria  contínua e infinita, e sabemos também que Ele enviou a nós o Espírito Santo que nos lembra dos seus ensinamentos, de Sua Palavra e ainda nos ensina todas as coisas que por consequência irão de alguma forma dar-lhe honra, louvor  e glórias.E também está escrito que sem Ele nada podemos fazer          ( João 14: 26 ; 15: 5 ). 
 
Sei que  em meio a muitas tribulações e divergencias, fomos caminhando pela fé, conquistando espaços cada vez maiores e melhores, a ponto de sermos chamados muitas vezes para participar dos cronogramas das festividades da cidade no decorrer daqueles meses que estávamos trabalhando, e foi neste momento que Deus começou a tratar algumas coisas no meu interior, pois em cada festa que iamos e participavamos com os nossos stands, era impossível não constatar o comportamento humano em meio a esses eventos.
 
Pois até mesmo crianças juntamente com  adolescentes, jovens e adultos não se importavam com nada: promiscuidade, lascívia, bebedice, glutonaria, prostituição, adultérios, homicídios e tudo mais que se enquadram nas obras da carne ( Gálatas 5: 19 a 21 ). e se isto acontece com mais facilidade em meio a esses eventos é porque esse comportamento na realidade já está inserido em nossa natureza decaída e amaldiçoada devido ao pecado da desobediència para com Deus e sua Palavra. Interessante é que eu também me via  daquela forma, mesmo não estando ali, naquele momento para aquilo, pois estavamos ali para trabalhar na divulgação do plano assistencial. Ao estar envolvido no meio por este motivo, comecei a enxergar com outros olhos a realidade da humanidade separada de Deus, foi então que, Deus tratou no meu interior e falou no meu espírito da sua tristeza e também do desejo de mudar isto, pelo menos com todos aqueles que Ele pudesse alcançar através da pregação do evangelho e sua aceitação, e que se eu quisesse fazer parte deste propósito, dependia só da minha escolha: - continuar a viver conforme o sistema do mundo ou então deixar este sistema e viver uma nova vida, como uma nova criatura vivendo num outro sistema, o sistema celestial, que é dirigido pelo Espírito Santo, nos conduzindo à verdade e à boa, agradável e perfeita vondade de Deus, que nos leva a se importar com o caminho que o mundo tem ensinado as pessoas que andam conforme as suas próprias concuspicências, caminhos que aparenta ser de vida, porém o seu final é de morte e de morte eterna - que é viver a eterna separação de Deus no lago de fogo que foi criado para satanás e seus anjos rebeldes, e não para nós, que fomos criados a imagem e semelhança de Deus.
 
E meditando em tudo o que me foi revelado e proposto por Deus a mim, decidi, e é claro que pela Sua própria graça, ( pois está escrito em Filipenses 2:13 -  que é Ele quem opera em nós tanto o querer como também o efetuar, segundo a Sua boa vontade) me colocar á disposição de Deus, sem me importar com o que isto poderia acarretar à minha vida, pois tinha certeza no meu espírito que Ele cuidadria de mim, como tem cuidado até hoje.
 
Para me fortalecer o Senhor me deu uma Palavra RHEMA ( revelada ) que está escrito em Romanos 8:28 - " E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados pelo seu decreto".
 
E esta revelação tem sido assídua em minha caminhada no Espírito até hoje, para a honra e a glória do Pai , e do Filho, e do Espírito Santo ". Aleluias....!!!
 
Foi a partir daí, que comecei a ver tudo de uma outra forma, de um outro angulo. 
 
 
CONTINUE LENDO.......   
 
Se O Senhor assim permitir.
 
 
Testemunho Pessoal
 
Elio  A.  Loiola
 
Evangelista e Apologista Cristão
 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
 

" O CASAMENTO É O COMPLEMENTO DE UM SER PARA COM O OUTRO - QUANDO ESTA INSTITUIÇÃO É DIRIGIDA TOTALMENTE POR DEUS - O SEU CRIADOR " Parte 16

12/03/2012 14:10

 

O PADRÃO DIVINO PARA A EDUCAÇÃO DOS FILHOS.  Parte 16
 
 
ENSINANDO OS FILHOS COM BRANDURA. Pv 3:27-35; Is 16:3-5
 
No texto do estudo temos o conselho apostólico que diz: "E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor". Ef: 6 : v 4.
 
Este assunto precisa ser ponderado por todos os que têm filhos e que muitas vezes, pela impaciência, imprudência e até ignorância, estão tratando seus filhos grosseira e estupidamente, esquecendo-se de que os filhos, são herança do Senhor (SI 127:3).
 
Como herança de Deus,confiados a nós, os filhos devem ser tratados como criaturas humanas, pessoas com sen­timentos e dignas de todo o respeito, cuja alma jamais pode ser violentada,mesmo em sua tenra idade.
 
É engano pensar que só porque são nossos filhos, podem ser tratados à base da violência e da chibata. Nossos filhos não devem ser transformados em  objeto de descarga de nossas frustações, recalques ou infortúnios.
 
0 pai ou a mãe que maltrada o filho, tratando-o bruscamente, insultando-o e ferindo-o sem nenhum sentimento de amor ou respeito, está violentando uma vida, transformando o filho num inimigo, e perdendo o respeito diante da família.
 
0 caminho para a educação dos filhos é o da brandura, a demonstração de amor repassado de autoridade e graça divina. Em Provérbios 15:1 está escrito: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita ira".
 
Aí está a maneira correta de tratar a família. 0 mau costume de alguns pais, de maltratar os filhos com palavras duras, xingamentos, insultos em público, diante dos colegas e amigos, tem levado muitos filhos à revolta e desrespeito, com o agravante de muitos deles abandonarem o próprio lar. 
 
Isso é terrível, porque na maioria das vezes, os filhos jamais retornam para o lar.
 

" TODOS OS QUE VIVEM PELO ESPÍRITO TAMBÉM ANDAM NO ESPÍRITO " Parte 2

12/03/2012 13:57

 

ENTRE O ESPÍRITO E A CARNE - Parte 2
 
 
A CARNE É FRACA
 
1 Tess. 3:5 (LDH) Então tive de enviar Timóteo. Não pude agüentar mais e por isso o enviei para saber como vocês vão indo na fé.
Certamente que o Diabo não os poderia ter tentado de tal modo, que todo o nosso trabalho não valesse nada.
 
2 Cor 2:11 (LDH) Eu o perdôo para que Satanás não se aproveite de nós, pois conhecemos bem os planos dele.
 
Oswald Chambers: "A disposição de um homem em seu interior, isto é, o que ele possui em sua personalidade, determina pelo que ele é tentado exteriormente.
 
A tentação se ajusta a natureza da pessoa tentada, e revela as possibilidades daquela natureza. Todo homem tem a "montagem" desta própria tentação, e a tentação fará a linha da disposição governante. A tentação a qual nos rendemos... é uma prova que era pura timidez o que antes evitava o pecado.
 
TENTAÇÃO
 
1 João 5:18 (LDH) Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Diabo não pode tocar neles.
Tiago 1:13-14 (LDH) Quando alguém for tentado nestes momentos de aflição, não diga: "Esta tentação vem de Deus". Porque Deus não é tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. Mas uma pessoa é tentada quando é atraída e enganada pelos seus próprios maus
desejos.
 
Oswald Chambers: "Até que nasçamos novamente, [esta é] a única tentação que nós entendemos. Mas através da regeneração nós somos introduzidos a outro reino onde nós enfrentamos o tipo de tentações que Nosso Senhor enfrentava... Satanás não nos tenta mais
a fazer coisas erradas, ele nos tenta de forma a nos fazer perder... a possibilidade de ser de valor para Deus... Tentação é um atalho sugerido à realização daquilo mais alto, do melhor, aquilo que é meu objetivo - não ao que eu entendo como Mal, mas ao que eu entendo
como Bem... [Nesta hora Satanás] não vem nos tentar fazer pecar, mas sim, trocar nosso ponto de vista, nosso enfoque, e só o Espírito de Deus pode revelar que isto é uma tentação do diabo ".
 
O TENTADOR, E O QUE O VENCEU
 
Mat. 4:1 (LDH) Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo.
Heb 2:18 (Phi) Em virtude de seu próprio sofrimento sob tentação, ele pode ajudar aqueles que são expostos a tentação.
 
C.S. Lewis: " Nenhum homem sabe quão mau ele é, até que ele tenha tentado de toda maneira ser bom. Uma idéia tola, mas muito atual é que as pessoas boas não conhecem o significado ou não passam por tentações. Isto é uma mentira óbvia. Só aqueles que tentam resistir a tentação, sabem quão forte ela é.
 
Afinal de contas, você descobre a força do exército inimigo lutando contra ele, não cedendo a ele. Você descobre a força de um vento, tentando caminhar contra ele, não se deitando ao chão. Um homem que cede ante a tentação depois de cinco minutos, simplesmente não sabe o que teria acontecido se tivesse esperado uma hora.
 
Esta é a razão pela qual as pessoas ruins, de certa forma, sabem muito pouco sobre sua maldade. Elas viveram uma vida abrigada por estarem sempre cedendo. Nós nunca descobrimos a força do impulso mal dentro de nós, até que nós tentamos lutar contra ele: e Cristo, porque Ele foi o único homem que nunca se rendeu a tentação, também é o único homem que conhece completamente o que tentação significa--o único realista no total
sentido da palavra".
 

" A NOSSA MAIOR PRIORIDADE É COM CERTEZA SEGUIR A VISÃO QUE DEUS NOS REVELA TODOS OS DIAS PELA SUA GRANDE MISERICÓRDIA " - Terça-Feira

12/03/2012 13:47

 

 
A VISÃO
 
 
Isaías 
6:4-7 
 
Queremos ver a Deus, mas nossa experiência pode ser a mesma do profeta Isaías, ao mesmo tempo gloriosa e aterrorizante. Gloriosa porque ele viu o Rei de toda a terra em seu trono – em oposição ao trono vazio deixado por Uzias. Mas aterrorizante porque ele também viu Aquele que é Santo, Santo, Santo – em oposição ao povo pecador de Judá, e a ele próprio. 
 
Se os santos serafins não ousavam contemplar a santidade de Deus, quão perturbadora deve ter sido aquela experiência. Por isso mesmo, Isaías exclamou: “Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!”.
 
Mas o temor de Isaías logo seria dissipado. Um serafim veio até ele e, tocando seus lábios com uma brasa do altar, declarou: “a sua culpa será removida, e o seu pecado será perdoado”. Agora, os lábios outrora impuros eram convocados à missão de anunciar a palavra de Deus.
 
A sequência dos eventos é didática: Isaías só estava em condições de cumprir seu chamado profético depois de entender o reinado absoluto de Deus, de reconhecer sua própria indignidade e de receber o perdão divino. Assim também deve ocorrer com todos aqueles que desejam anunciar a mensagem de Deus.
 
ORE
 
Soberano Deus, agradecemos-te porque, apesar de toda a tua grandeza e santidade, tu te dignas a purificar e a chamar pecadores como nós para realizar o teu serviço. Usa-nos para a tua glória. Amém. 
 
PENSE
 
Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais nos percebemos pecadores.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 116"

12/03/2012 13:31

 

Salmo 116
 
 
1) AMO AO SENHOR, porque Ele sempre ouve e atende as minhas orações.
2) Ele me escuta com toda a atenção; por isso sempre pedirei a sua ajuda para minha vida.
3) A morte me olhou de frente e quase me levou no seu laço; fiquei completamente dominado pelo medo, e o desespero e a tristeza me pegaram.
 
4) Então, gritei, pedindo ajuda ao Senhor: "Ó Senhor, salva a minha vida!"
5) Vi assim como o Senhor é bondoso e como é grande a sua justiça; o nosso Deus é cheio de misericórdia por nós.
6) O Senhor cuida das pessoas simples e sinceras; eu estive a ponto de morrer e Ele me salvou.
 
7) Agora minha alma pode ficar bem tranqüila, porque o Senhor me deu grandes bênçãos.
8) Tu, Senhor, livraste da morte, a minha alma, enxugaste as minhas lágrimas de tristeza e não deixaste os meus pés tropeçarem no laço.
9) Por isso, eu viverei bem perto do Senhor até o fim da minha vida.
 
10) Em meu desânimo pensei: "estão mentindo quando dizem que vou me restabelecer".
12) E agora, como pagar ao Senhor por todas as coisas boas que fez por mim?
13) Farei a Ele uma oferta de vinho, agradecendo pela salvação, e louvarei o seu nome.
 
14) Diante de todo o povo, cumprirei as promessas que fiz ao Senhor.
15) Para os fiéis, ate a morte é bênção e vitória da parte do Senhor.
16) Senhor, Tu quebraste as correntes que me prendiam. Por isso, eu Te servirei para sempre, como fez minha mãe.
 
17) Eu Te louvarei e oferecerei sacrifícios de gratidão. Só a Ti invocarei.
18) Diante de todo o povo, cumprirei as promessas que fiz ao Senhor;
19) farei isso bem aqui no pátio do templo do Senhor; Aleluia!

" O CASAMENTO É O COMPLEMENTO DE UM SER PARA COM O OUTRO - QUANDO ESTA INSTITUIÇÃO É DIRIGIDA TOTALMENTE POR DEUS - O SEU CRIADOR " Parte 15

11/03/2012 15:39

 

O PADRÃO DIVINO PARA A EDUCAÇÃO DOS FILHOS.  Parte 15
 
ENSINANDO OS FILHOS PELA PALAVRA DE DEUS. Sl 119: 9-16
 
A literatura influencia o indivíduo e o torna bom ou mau. É sabido que o comunismo ateu e diabólico, que permeia a humanidade, tem sua maior fonte de disseminação através da literatura. 
 
As obras literárias de Marx, Engels e Lênin, têm sido absorvidas pela humanidade com tanta avidez, muito mais que a própria Palavra de Deus tem sido lida por certos cristãos. Isso é terrível, mas é a pura verdade. Aliás é sabido que os "cristãos" lêem muito mais outras literaturas do que a Bíblia Sagrada; daí, nossas igrejas estarem cheias de cristãos, porém de poucos salvos.
 
A educação dos filhos deve ser fundamentada na Palavra de Deus. Eles devem, não somente ser educados de acordo com a Palavra de Deus, mas, devem ser ensinados a amarem a Palavra de Deus. É dever dos pais lerem a Bíblia para seus filhos, e quando estes sabem ler, orientá-los para o hábito de lerem diariamente as Escrituras. Essa foi a exigência de Deus para os filhos de Israel, e não é diferente para nós. 
 
0 texto bíblico em destaque pergunta: "Como purificará o mancebo o seu caminho?... E a resposta vem de imediato: Observando-o conforme a tua palavra". Leia Prov. 19:20-23.
Quando a criança é ensinada a observar seus caminhos pela senda da vida em que há de trilhar, segundo a Palavra de Deus, ela cresce, torna-se adulto, mas não se perde no emaranhado das tentações, nem se desvia de Deus. 
 
Ela sabe destinguir o bem e o mal. 0 poder da palavra de Deus é semelhante ao "Fogo que queima" Jr. 23:29a. 
 
Não é um fogo que queima para destruir, mas um fogo que queimando a impureza do pecado, torna o coração fortalecido, como o aço temperado na fornalha, invulnerável e indobrável diante das ten­tações.
 
0 coração da criança é terreno fértil para a semeadura. Se plantarmos no coração infantil, desde cedo, a palavra de Deus, ela criará raízes e brotará frondosamente produzindo os frutos necessários para uma vida feliz.
 
Temos o exemplo de Timóteo. Paulo disse: "Tu, porém, permanece na­quilo que aprendeste... E que desde tua meninice sabes as sagradas letras, que podem te fazer sábio para a salvação. . . " ( II Tm 3.14,15 ).
Estava ali a razão do sucesso na vida daquele jovem. Ele conhecia a pa­lavra de Deus desde sua tenra idade. Ela fez do jovem, o homem fiél a Deus. Na formação de seu caráter, sua personalidade, sua fé, a força que o moldou foi o poder das Sagradas letras.
 
Ensine seus filhos pela Palavra de Deus, ame-os segundo o amor de Deus em sua vida, mostre-lhes a bondade de Deus refletida em seu viver, torne-se amigo, companheiro, colega de seu filho, vivendo você meu irmão, segundo a palavra de Deus. Deus requer dedicação aos filhos, eles precisam de você. 
 
Ensine-os com amor.
 

" O CASAMENTO É O COMPLEMENTO DE UM SER PARA COM O OUTRO - QUANDO ESTA INSTITUIÇÃO É DIRIGIDA TOTALMENTE POR DEUS - O SEU CRIADOR " Parte 14

11/03/2012 12:35

 

O PADRÃO DIVINO PARA A EDUCAÇÃO DOS FILHOS.  Parte 14
 
 
ENSINANDO OS FILHOS COM AMOR. SI 127. 3
 
Conta-se que Suzana Wesley, a mãe do grande evangelista João Wesley avivalista e fundador do metodismo, passava uma hora a sós com cada um de seus dezenove filhos. Cada semana ela ocupava uma hora de seu tempo para conversar, orientar e orar com cada filho individualmente.
 
0 resultado é o que sabemos: João e Carlos Wesley os grandes pregadores que o mundo conheceu. 0 grande avivamento do século (1700) na Inglaterra tem na figura de Suzana Wesley e seu marido Samuel, a herança de duas vidas consagradas a Deus e dedicadas à família. A mãe Suzana Wesley era filha de um pregador.
 
Esfor­çada na obra de Deus, casou-se com Samuel Annesley. Desse casamento nas­ceram vinte e cinco filhos, Suzana e para a vigésima quarta.
Durante sua vida seguiu o exemplo de sua mãe, orando todas as madru­gadas e meditando nas Escrituras.
 
Sua ardente paixão pela graça de Deus fazia-a ardorosa intercessora pela família. Casada com Samuel Wesley, teve dezenove filhos, dos quais João Wesley era o décimo-quinto. No seu afã de bem ordenar sua casa, dedicou-se juntamente com o marido à oração e à instrução dos filhos. Mais tarde ela escreveu: "Para formar a mente da crian­ça, a primeira coisa é vencer-lhe a vontade.
 
A tarefa de instruir o intelecto leva tempo e deve ser gradual, conforme a capacidade da criança. Mas o sub­jugar-lhe a vontade deve ser feito de uma vez, e quanto mais cedo melhor... Depois, pode-se governar a criança pela razão e piedade dos pais, até chegar o tempo de a criança poder, também exercer o raciocínio"
 
Era essa a visão que ela tinha acerca da educação e do ensino que devia ser dado para as crianças, o que aliás a psicologia moderna não pode contes­tar.
Suzana entendia que poupar a vara, era aborrecer os filhos (Pv 13.24), e acerca de Samuel, Suzana e seus filhos, o célebre teólogo Adão Clark, escre­veu: "Nunca li, não ouvi falar, não conheço, nem existe uma família, desde os dias de Abraão e Sara, de José e Maria, à qual a raça humana deve tanto"
 
A educação marcante no lar dos Wesley tinha como base o culto domestico.
 
A tônica de toda essa atividade espiritual era o amor que vicejava dia após dia naquele lar. Com sabedoria escreveu o apóstolo Paulo: 'E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas Criai-os na doutrina e admoestação do Senbor. Ef 6:4. 
 
0 amor para com os filhos impede a violência e a agres­sividade, evita os arroubos de autoritarismo, e faz com que todos o obedeçam com amor.
 
Não se, pode abandonar a correção na hora certa, todavia toda a correção deve ser feita com amor, procurando mostrar aos filhos a razão das coisas. É isso que faz com que os filhos aceitem a correção, e reconheçam nos pais o sentimento de amor e proteção que os envolve.
 
A violência contra os filhos demonstra intolerância e maldade as vezes, da mesma forma que a falta de disciplina e a irresponsabilidade paterna demonstram falta de amor e de­dicação aos filhos.
 

" O PADRÃO DIVINO PARA O CASAL - PARA O LAR E PARA EDUCAÇÃO DOS FILHOS - ESTUDOS DE 1 A 13 CAPÍTULOS "

11/03/2012 10:53

 

O Padrão Divino Para O Casal - Parte 1
 
OBJETIVO: O matrimônio envolve a participação inicial de duas pessoas: ma­rido e mulher. Assim sendo cada qual tem responsabilidade específicas e cum­prir para que o casamento tenha sucesso. Neste estudo abordaremos os deveres e responsabilidades do esposo e da esposa para manter a harmonia conjugal.
 
MEMORIZAR: "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor" I João 4:8
 
Texto Aureo: Tito 2: 1-10
 
Uma das áreas do casamento que exige ajustamento perfeito, está rela­cionada com a harmonia de pensamento. Pensar juntos, dentro de um mesmo sentimento, movidos por um mesmo ideal, deve ser uma constante entre o casal. Isso é indispensável, uma vez que agora não pode haver individualismo.
Quando unia pessoa vive só, se acostuma a pensar sozinha, e em si mesma. 
Depois de casado, porém, o individualismo, por ínfimo que seja, torna-se egoísmo, e com consequências terríveis para a vida a dois. 
E necessário que ambos entendam que não podem prevalecer as opiniões pessoais e/ou algo co­mo:
 
"Isto é o que eu quero", mas sim. " Isto é que é bom para nós".
 
"Isto é o que eu quero", mas sim , " Isto é que é bom para nós". 
 
Quando o ca­sal não observa esse quesito importante, imediatamente começam, a surgir pro­blemas. 
0 individualismo arrogante mata o amor, corrói o vínculo maior da felicidade conjugal. É importante observar filipenses 2:4.5. 
O belo exemplo dessa atitude encontramos em Adão logo após receber sua companheira. Ele disse: "Esta agora é osso de meus ossos e carne da minha carne: será chamada varoa, porque do varão foi tornada" Genesis 2:23.
Tal expressão afirmava que não haveria individualismo no casamento, mas que ambos comporiam uma só massa, formando uma só pessoa, ainda que separados no aspecto físico, todavia unidos no sentimento, deveriam vi­ver sob uma aspiração. Ao dizer: Esta é . . ., e não, Eu sou ..., fica claro que Adão reconhecia ali o valor da mulher que recebera das mãos do Criador, não como uma escrava, objeto de seus caprichos, alguém que lhe satisfaria sexual­mente, mas, alguém semelhante a ele, com sentimentos, anseios, desejos e ne­cessidades que deviam ser partilhados mutuamente sem individualismo. Em tudo deviam viver, agir, pensar mutuamente.
0 machismo arrogante, prepotente e pernicioso, tanto quanto o feminismo rebelde, desobediente e descarado que se propõe impor em nossos dias, é diabólico, tem suas raízes no inferno e desfigura os valores éticos e morais do casamento, transformando-o numa coisa vil, indesejável, como se
Deus houvesse errado em havê-lo instituid. 
Desenvolver um lar feliz, que se ajuste aos padrões bíblicos, é o que todos os casais precisam fazer. Isso requer um perfeito ajustamento entre marido e mulher, para que os reflexos benéficos dessa ação influam sobre os filhos, e consequentemente sobre a própria sociedade. ( Filip. 2:3,4).
Harmonizar os pensamentos, delinear os propósitos por um único prisma à luz da Palavra de Deus, faz parte da felicidade conjugal.
 
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 
 
O Padrão Divino Para O Casal - Parte 2
 
 
 
DEVERES E RESPONSABILIDADES CONJUGAIS - Efésios 5: 22 e 23
 
- DA ESPOSA.
 
A palavra de Deus tem muito a ensinar com respeito ao relacionamento conjugal. Ela possui mensagens, recomendações e mandamentos para os pais e filhos. Todos têm direitos e deveres, privilégios e responsabilidades. Todos estão acobertados por uma garantia: A proteção divina para o lar. 
Há porém algumas exigências indispensáveis da parte de Deus para o casal.
 
a) Sujeição. 1 Pedro 3: 1-7
 
A Palavra de Deus ensina que mulheres devem estar sujeitas aos seus maridos. Esta sujeição, porém, está ondicionada ao amor. Sujeição sem amor transforma-se em escravidão ignóbil e cruel. E não é isto que Deus determina. A análise do texto na carta aos Efésios 5.22-33, quanto na epistola de Pedro - 3:1,7, mostram-nos que a sujeição requerida pelo Criador jamais violenta, a Personalidade da mulher, ou descaracteriza sua autoridade materna. Pelo contrário, ensina que tal sujeição deve ser um ato expontâneo de respeito, dedicação e amor, ,através da qual a esposa reconhece a autoridade paternal do esposo, e as responsabilidades que o mesmo possui como chefe da famí­lia. Tal atitude, diz o apóstolo, deve ser como um ato de amor a Cristo, como se estivesse honrando ao Senhor, à semelhança da Igreja. Sujeição assim jamais será servil, ao contrário dignificará sempre aquela que por natu­reza é a rainha do lar.
 
b) Dedicação. Lc 8:1-3
 
Uma mulher dedicada ao bem, é sempre temente a Deus, especialmente se é cristã piedosa. E pelo temor a Deus, tem prazer em servir a família, à igreja e  a sociedade. Quando dedicada à família, torna-se alvo de admiração e respeito de todos (Pv 31.10-31).
Não é uma dedicação forçada, fingida, subserviente, porém, expontânea sincera. Quando dedicada à igreja e à obra de Deus, é semelhante as mulheres que serviam a Jesus (Lc 8.1-3 ) e as que serviam os apóstolos (Rm 16: 1 - 16 )
Quando dedicada, á sociedade é como Dorcas que olhava pelas viúvas ( At 9 : 36 - 39 ).
Essas qualidades enalteceu a beleza feminina que não está no aspecto exterior, e sim,incrustrado no interior, no coração, que se revela num sorriso, num gesto delicado, numa palavra meiga, num olhar iluminado pela ternura. Cada palavra, gesto ou olhar estão envolvidos por uma áurea de santidade, e aproximar-se dela é como colher rosas perfumadas, tal a serenidade, meiguice e amor que ela devota ao marido e aos filhos.
Essa é a mulher traçada por Deus, da qual Ele exige submissão ao marido, cuja característica é amor e dedicação. A força desse amor e respeito imposto pela doçura de sua voz fará que todos orbitem em torno dela, e cada Palavra ou determinação será acatada, porque essa mulher não é escrava, nem
objeto, mas, rainha matrona de fato, esposa fiel e dedicada.
 
 
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
 
O Padrão Divino Para O Casal - parte 3
 
 
 
 - DO MARIDO
 
Todo o edifício deve ser construído sobre uma base sólida, para poder permanecer firme no dia do vendaval (Mt 7 : 24 a 28), Assim todo o lar deve e precisa ser construído na base sólida do amor, sem o qual ruirá corroído pelas tempestades da vida. 
Quando amar é a tônica dominante na vida familiar, por mais que venham vendavais, lutas e tribulações de qualquer natureza, o amor fará que tal edifício permaneça ultrapassando as circunstâncias e o tempo ( 1 Cor. : 13: 4 a 8a).
É por isso que a Palavra de Deus recomenda: "Maridos amai vossas mulheres, da mesma maneira que Cristo amou a Igreja e se entregou por ela" . 
Essa expressão dá a dimensão exata do valor que o amor possui no relacionamento marido e mulher. É o amor forte, indestrutível, expresso na doação da própria vida, à semelhança de Cristo que se deu pela igreja, re­mindo-a com seu próprio sangue. Foi na doação da própria vida, na mais bela e comovente revelação de amor por nós, que Cristo tornou-se Senhor absoluto sobre todos nós (Cl : 1> 19 a 23 ). Amor "Storge" do grego, romântico, sacrificial, familiar. Esse é o tipo de amor que os maridos devem devotar á esposa.
 
a) Soberania sem arrogância ( Cl. 3 : 4 a 17 )
 
A Bíblia ensina que o marido foi destinado por Deus para ocupar a po­sição de autoridade no contexto familiar (Ef. 5:23). Isso implica que o marido possui soberania sobre a esposa, e posição de autoridade sobre a família da qual não pode abdicar. Todavia essa soberania não é arrogância, imposição pela força bruta, aviltamento dos direitos que cada um possui como pessoa humana. Soberania em termos de família é o exercício da função paterna, fundamentado no respeito mútuo, moral ilibada, dignidade e honradez.
 
Soberania não é:
 
1) Ditadura. A intepretação errada de Efésios 5.23 faz de alguns pais elemen­tos autoritários, ditadores que só exigem, mandam e impõem seus capri­chos para serem temidos. Tais maridos jamais adquirem o respeito e o amor da mulher e dos filhos.
 
2) Não é garantida de respeito automático. É verdade que foi Deus que esta­beleceu o princípio de autoridade paternal; exercê-lo,porém, requer sabe­doria e humildade. 0 respeito da mulher e dos filhos pelo pai é a conse­quência do devotamento que ele demonstra pelos seus. Nasce naturalmente pelo amor recíproco, (1 Pd 3.6 e 7 )
Não é individualismo. Por mais que possua autoridade sobre a família, o marido fiel e dedicado, jamais toma decisões sozinho, alijando (desprezando)  a esposa dos negócios e responsabilidades familiares. 0 verdadeiro esposo não esquece que a mulher é parte de sua vida, como adjutora e com responsabilidade nas decisões familiares. Nenhum esposo fiel e temente a Deus é individualista.
 
b) Soberania e deveres.  (Dt : 6 17-25)
 
Se soberania não é ditadura, imposição, individualismo, logicamente deve ser o exercício das melhores qualidades ligadas ao dever paterno. 
 
Soberania é:
 
1) Responsabilidade. Como cabeça do lar, chefe da família, o pai tem a res­ponsabilidade de trabalhar para sustento da prole. Sobre os ombros fortes do homemes pesa o dever de sustentar, educar, orientar e dirigir a família. Por mais árdua que seja a tarefa, a esposa e os filhos esperam dele não so­mente o sustento, mas a dedicação e o amor. A segurança deles está apoia­da na certeza de que o pai jamais os abandonará. 0 chefe de família precisa ser diligente e trabalhador ( Ef: 4:25 a 28 ; 2 Tessal. 3: 6 a 14). Infelizmente existem pais que estão fugindo dessas responsabilidades, entregando à esposa o de­ver de trabalhar e sustentar os filhos. Além de ser uma covardia, é uma afronta aos sagrados ensinos da Palavra de Deus. 0 homem que procede dessa maneira envergonha a família, e perde a dignidade. Deixar de cum­prir tais encargos é frustrar vidas, e lançar na marginalidade aqueles que um dia aspiravam ser felizes à sombra de alguém que lhes devia servir de am­paro e proteção.
 
2) Liderança. A verdadeira liderança não extrapola os limites dos direitos da mulher e dos filhos. 0 verdadeiro lider não exige respeito, ele é respeitado automátiçaniente. Seu carisma, serenidade, companheirismo, atitudes exemplar faz que todos lhe obedeçam e o respeitem volutariamente e com amor. É lider e não ditador. É pai e não carrasco. E- amigo, companheiro e orientador.
 
3) Exemplo. 0 exemplo fala mais alto que as palavras. 0 exemplo marca a personalidade, define o caráter, influência o comportamento, modela o sentimento e educa a natureza humana. Foi assim que Cristo fez, Ele é o paradigma de todos os homens. Os que se expelharam em seu exemplo po­diam dizer: " 0 que aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e viste em mim, o fazei ". ( Filip. 3:9 )
0 que Cristo foi para Paulo, foi para Timóteo, Tito e outros que através dos séculos tem seguido seus exemplos. De igual modo deve ser para nós. È bom lembrar o que Paulo escreveu a Tito: " Em tudo te dá por exemplo " ( Tt 2.7 ). É isso que os pais devem ser, exemplo em tudo diante dos filhos. É claro que estamos falando do bom exemplo. Pais que dão maus exemplos en­vergonham a família, denigrem a honra, violentam o caráter, conspircam a soberania paternal recebida de Deus. Não são dignos do bom nome que tem, pai.
 
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 
O Padrão Divino Para O Casal - Parte 4
 
 
MANTENDO A HARMONIA CONJUGAL  (Efésios  4: 6 - 10 )
 
Já dissemos dos deveres e responsabilidades do casal. Falaremos da harmonia conjugal. No início de todo o casamento, é normal existirem peque­nas dificuldades e até tensões, cansequência do ajustamento que deve existir entre merido e mulher oriundos de ambientes, formação, princípios diferentes, o casal precisa justapor-se harmoniosamente, eliminando as arestas e as diferenças que cada qual possui, para o perfeito encaixe conjugal.  
 
Casar é o mesmo que encaixar. Para que o encaixe seja perfeito tem que haver a eliminação das diferenças, e isto implica em abdicação de certos caprichos, em busca da compreensão mútua, respeito recíproco e vontade de viver juntos para sempre. 
 
A busca dessa harmonia solidificará o casamento e assegurará a tranquilidade dos filhos que naturalmente virão e que precisam viver em  um ambiente tranquilo. Para isso são indispensáveis:
 
a) MUITO AMOR. 
 
Existem quatro palavras no grego que definem o amor. 
 
A primeira é "STORGE" que significa o amor romântico, conjugal e o familiar. É o amor afetivo, sofredor, sacrificial, desinteressado e construtivo, amor envolvente. 
 
A segunda é EROS que significa  o amor na sua forma sensual, ligado ao sexo. 
É o amor motivado pela atração física, de onde se deriva o adjetivo erótico, que é paixão sensual. 
Esse tipo de amor está liga­do ao casamento. 
Não há casamento sem envolvimento do sexo, visto que o mesmo é necessário e Deus assim criou o homem e a mulher. 
 
0 sexo é san­to através do casamento.
 
A terceira é "PHILEO", que significa afeição, carinho, dedicação, amor distributivo participação
serviço e gentileza para com o próximo. 
 
A quarta é "AGAPE" que significa amor divino, amor cristão, amor  na forma mais sublime que envolve inteligencia, emoção, vontade e compaixão. 
 
É o amor na sua plenitude.
 
E o amor que procede de Deus para nós. É o amor que promove salvação. 
Cristo é a expressão máxima desse amor divino.
 
Como se pode ver, todas essas formas de amor, estão ligadas ao casa­mento. E preciso pois cultivá-lo. 
 
Esse amor produz harmonia em tudo.
 
b) GENTILEZA, BONDADE, PERDÃO, LEALDADE 
 
A família não é uma organização competitiva, e sua estrutura básica está na afetividade que todos os seus integrantes precisam possuir. 
 
0 privilégio de todos é igual, quando todos se preocupam com a bondade, compreensão, simpatia, deli­cadeza no relacionamento familiar.
 
As quatro características acima, especialmente no relacionamento mari­do e mulher, solidificam os laços do amor. 
 
Quem é gentil é bondoso. Quem é bondoso perdoa, tolera, suporta as fraquezas alheias.
Isso é demonstração de pura lealdade, respeito pelas qualidades do outro, demonstração de inteligên-
cia.
 
0 marido leal não trai a esposa, como a esposa leal jamais trairá o mari­do. Traição que descura a lealdade não é somente no aspecto moral, envolve também o aspecto sentimental. 
 
Não precisa ser adúltero para ser desleal, basta não corresponder as aspirações do coração do consorte para ser desleal.
 
A palavra sincero, quer dizer: "sem cêra", sem trincadura, sem defeito.
 
Quando há lealdade conjugal, o tempo passa e com ele os contratempos, mas o amor permanece. 
 
0 leal não vive sob suspeitas. A fidelidade conjugal é como cristal transparente, brilha intensamente. 
"A mulher que teme ao Senhor essa será louvada ( Pv 31.30 ). 
 
Queres ser feliz no casamento, procura vi­ver sob a orientação da Palavra de Deus, procura manter o padrão divino e será feliz.
 
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 
 
O Padrão Divino Para O Lar - PARTE 5
 
OBJETIVO: 
 
O que é um lar? 
 
Conceitua­remos no decorrer do estudo o lar como oficina de Deus para a formação dos pa­drões divinos no ser humano. 
 
Veremos o que é um lar cristão e sua influência na sociedade e nação.
 
MEMORIZAR: 
 
"Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor" –
Josué : 24:15
 
Texto do Estudo: Gen 18:17-19; Js 24: 14-16
 
Lar, do latim, lare, no grego significa: "Lugar onde se acende o fogo" é o lugar onde mora uma família. Recanto sagrado que abriga pessoas de uma mesma estirpe, o lar possui muito mais significado que qualquer outra organização humana. 
 
Com sua origem no jardim do Éden, e suas raízes fincadas nos primórdios da história da raça humana, o lar é: 
 
Sagrado, porque foi instituído pelo Criador; 
 
Singular, porque não pode ser alterado em sua constituição; 
 
Inviolável, porque abriga pessoas da mesma ascendência; 
 
Privativo, porque, deve ser o refúgio da família conservando a privacidade física, moral e espiritual dos que nele habitam.
 
Belo, porque nele fulgará a vida em sua forma mais original, 
 
Santo porque nele deve existir um lugar especial para Deus.
 
Qualquer desvio do plano divino acerca do lar, significa uma afronta ao Criador, e à inversão dos valores instituidor pelo casamento.
 
0 lar feliz não se estabelece na base da riqueza humana, nem nos conceitos de filosofias e tradições étnicas.
 
Um lar feliz se estabelece no princípio de temor a Deus, através da comunhão legítima entre um homem e uma mulher, en­volvendo seus descendentes, cuja felicidade é: a soma do amor, da com­preensão mútua, da tolerância e da paz que deve reinar entre os que nele
vivem.
 
A sobrevivência do lar depende da obediência à Palavra de Deus base única de sustentação de todos os valores éticos, morais e espirituais da fa­mília. 
 
Foi pensando nisso e apoiado nessa verdade que Josué disse: " Eu e a minha casa serviremos ao Senhor " Js 24.15b.
 
 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
 
       O Padrão Divino Para O Lar - PARTE 6  
 
LAR, OFICINA DE DEUS. Dt  6.4-9
 
A doutora Margaret Mead, renomada antropóloga mundial disse: Achamos a única forma de unidade perfeita entre os seres humanos, o lar. 
 
No mundo inteiro, em todas as sociedades, primitivas ou civilizadas, o lar tem sido a oficina de Deus para forjar os homens e com eles caminhar de mãos dadas"
 
A inteligente afirmativa da ilustre doutora Margaret leva-nos a seguinte conclusão: 
 
Deus estava certo ao exigir de seu povo Israel a mais aprimorada educação, cuja escola devia ser o lar. Os israelitas eram obrigados a ensinarem seus filhos desde a mais tenra idade. Os pais deviam incucar desde muito cedo, no coração de seus filhos, o conhecimento de Deus e de Sua Palavra.
 
Basta observar o texto em apreço para descobrirmos o valor do lar na formação espiritual e moral da pessoa humana.
 
Se o lar é a oficina de Deus para a personalidade humana,  os elementos responsáveis pelo lar devem ser seus instrumentos. 
 
Nesse caso o marido e a mulher devem ser a ferramenta de Deus para a formação dos elementos que ali habitam, os fillios. É grande o papel que o lar exerce na vida de uma criança em formação. 
 
0 que a criança aprende ou deixa de aprender no lar, terá marcante reflexo em sua vida futura. A influência do Iar sobre o indivíduo é tão forte que se o ambiente for sadio e impregnado de amor, fará da pessoa um elemento alegre, jovial e útil para a sociedade.
 
Se o lar for um ambiente hostil sobrecarregado de coisas ruins, o indivíduo ali formado, no mínimo será um marginal. 
 
Daí a grande responsabilidade que pesa sobre os pais.
 
 
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 
 O Padrão Divino Para O Lar - PARTE 7
 
O QUE É UM LAR CRISTÃO C1 3.18-25, 4.2-6
 
Em principio o lar é o lugar onde vive uma família. Uma casa vazia não é um lar .
Um apartamento onde residam algumas moças, não é um lar. Uma pensão onde alguns rapazes vivam juntos, não é um lar. Lar é o lugar onde moram o marido, a mulher e os filhos, seja uma cabana de sapé, ou um palacete.
Um lar cristão é aquele onde Cristo habita. No lar cristão Cristo não é um mero visitante, mas um habitante permanente. 0 lar só é cristão se todos os que nele habitam forem cristãos de fato, isto é : tenham experimentado a salvação e o processo do novo nascimento através do arrependimento diante de Deus, pela fé em Jesus Cristo.
Quando nemtodos os componentes da família estão dentro desses parâmetros, o lar pode ser um misto de cristianis­mo e outras coisas.
Num lar cristão todos seguem a Cristo e suas vidas são orientadas pelas diretrizes da Palavra de Deus. Todos reconhecem a soberania de Deus sobre suas vidas, e todos assumem a responsabilidade que Deus lhes outorga, que para servi-lo em sua obra, quer para testemunharem de Cristo no viver diário.
Quando um lar não é autenticamente cristão, e para isso basta que um dos membros da família rompa o élo de comunhão com Deus, surgem muitos desajustes, cujas consequências são: desquite, divórcio, separação, delinqüencia juvenil, e inúmeras outras misérias que envolvem a família.
É necessário conservar a unidade da fé, o altar da oração, a leitura da Bíblia Sagrada, a dedicação à igreja, o amor pelos irmãos, a comunicação espiritual, para que a chama do amor a Cristo não se apague. 0 lar é cristão quando todos amam, obedecem e seguem a Cristo sem reservas.
 
 
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 
 O Padrão Divino Para O Lar - PARTE 8
 
 
O LAR NO PLANO DE DEUS - Gn  2 : 8,21-24
 
Ao estabelecer o matrimônio, Deus já havia providenciado um lugar que o homem e a mulher pudessem viver juntos. 
Era o primeiro lar para edênico.
 
Vê-se que Deus preocupou-se com a felicidade do casal, e criou um lindo jardim. Era um paraíso cercado de todos os cuidados divinos e de todas as belezas que a natureza oferecia. 
Tudo o que o homem precisava estava ali, nada faltava. Da minúscula flor ao mais exuberante de todos os animais da terra da infíma pepita de ouro ao mais caudaloso rio, tudo estava à disposição do homem e sua esposa. Era o Criador proporcionando ao
homem um ambiente de felicidade perene, 
 
É por isso que ainda hoje, mesmo em meio a tão grande degeneração da raça humana, o casamento é um dos mais lindos momentos de felicidade na vida de um homem e uma mulher.
 
Não importa a ruiria que o pecado provocou na sociedade humana, o lar precisa ser um jardiim.
Deus quer que o lar seja um paraíso de amor, onde seu cuidado possa manifestar-se na vida do casal e sua prole.
Se sofisticado ou simples, se de rico ou pobre, o lar deve ser o lugar onde Deus possa estar presente como  estava com o primeiro casal no Éden. 
 
Naquele jardim havia fartura, a natureza exuberante era enriquecida pela vida animal, pelos rios caudalosos, pelo perfume das flores e do verde reinante. 
A vida vicejava em sua pujante força.
Era o primeiro lar, protótipo de milhões de outros que haveriam de surgir na face da terra.
Do ponto de vista divino, o lar deve ser um lugar atraente, aconchegante, limpo, adornado pela presença da vida, onde o ar seja puro e não impregnado de fumaça de cigarro, onde haja perfume de flores e não  asco de bebida, onde a mesa seja farta de pão e não de miséria. 
 
Cada comparti­mento do lar deve estar envolvido pelo bom gesto, pela decoração sóbria e capricho de quem o utiliza.
Um lar cristão não é um deposito de lixo. Um lar cristão é um altar ornamentado diante de Deus.
Infelizmente muitos "cristãos" tem feito de seu lar um canteiro do diabo, onde estão concentrados a miséria, a perniciosidade, os vícios e toda espécie de imundícia moral, física e espiritual.
Que Deus tenha piedade desses lares.
 
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 
 
 O Padrão Divino Para O Lar - PARTE 9
 
A IMPORTÂNCIA DO LAR E SUA INFLUÊNCIA. Gn 18.L -19; RM 11.25-29
 
De todos os homens ilustres da Bíblia, Abraão é o único tido como o "amigo de Deus. (Is 41.8 ).
Amigo íntimo a quem Deus tudo segredava-lhe. Honra tal só era dispensada áqueles que viviam em comunhão com o Todo-Poderoso, e que estavam afinados com seus propósitos. 
 
Dentre as muitas qualidades de Abraão estava o fato de ter ele o propósito de bem ordenar sua casa. Deus viu no coração daquele homem, algo que Ele deseja ver no coração de todos os seus servos, o ideal de ter seus filhos ensinados e conhecedores da Palavra de Deus, e em obediência às suas leis.
 
0 plano da salvação dependia em muito daquele sentimento e santo propósito do velho patriarca. Ordenar sua casa significava transmitir à sua descendência uma herança eterna de conhecimentos divinos, leis e propósitos que haveriam de influênciar o mundo, mudar o curso da história e salvar a humanidade.
 
0 lar de Abraão era a oficina de Deus. Ali seriam forjados os valores morais e espirituais de um povo que haveria de legar à humanidade o maior de todos os homens, Jesus Cristo.
 
Bendito aquele lar. Foi lá que nasceu o filho da promessa, Isaque. 
 
Foi naquele lar que os anjos comeram e beberam à sombra da velha cabana insta­lada especialmente para recebê-los. Naquele lar teve início a grande epopéia da história de um povo que ainda hoje resiste ao tempo e ao mundo: Israel.
 
A história da raça humana teria sido diferente, e o destino dos homens a perdição eterna, se naquele lar não tivesse havido um lugar para Deus fazer cumprir seus eternos desígnios. 
 
A influência daquele lar espargiu os raios da divina graça que chegou até nós. 0 ponto culminante da promessa feita em Genesis 17:6.7, cumpriu-se na cruz do Calvário.
 
Que o lar do velho patriarca seja o paradígma de todos os lares cristãos de nossos dias, e que o mesmo Deus de Abraão encontre lugar em nosso lares.
 
 
 
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 
O Padrão Divino Para O Lar - PARTE 10
 
 
O LAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA A NAÇÃO.
 
Lares bons formam o alicerce para uma nação forte e de princípios sadios, de cidadãos responsáveis, de políticos honestos e governos equilibra­dos.
 
Antes de surgirem as escolas, as igrejas, as tribos, aldeias, cidades e nações, surgiu o lar de toda a sociedade humana. 0 princípio de governo nasceu no lar. 
 
Grandes governantes que o mundo já conheceu, tive­ram suas vidas pautadas por princípios nobres adquiridos no lar. 
 
Na Bíblia conhecemos o grande líder Moises, criado por sua mãe Joquebed e seupai Anrão
que lhe forjaram um caráter e personalidades indômitos ( invencíveis ) que jamais cedeu em suas convicções diante das vantagens que o reino do Egito lhe oferecia. ( Ex. 6.20; At -7: 17 a 22; Hb.11: 24 a 27 ).
0 grande lider e libertador de um Israel foi produto de um lar temente a Deus. informa- nos a história que mesmo vivendo no palácio, até os doze anos de idade, Moisés recebia constantes visitas daquela que fora sua ama-de-leite. sua mãe. 
Daqueles constantes con­tactos com sua família.
 
Moisés tomou conhecimento de suas origens e da situa­ção de seu povo escravizado. 
Não foi difícil decidir-se pelo Deus de Israel, rejeitando a idolatria egípcia.
 
Antes dele, temos a história de José, que escravo de Potifar, preferiu não pecar com a mulher de seu senhor, indo para o calabouço de onde saiu para ser o Grão-Vizir do Egito, exaltado por Deus e aplaudido pelo mundo de então. ( Gn. 39: 1; 7 , 12, 20, 23; 41.38-44). 
 
De onde saíra tão grande personalidade, de moral tão incorrupta? Sem dúvida de um lar de profundas raízes es­pirituais, o lar de Jacó e Raquel. 
Naquele lar José aprendera a amar a Deus c observar seus mandamentos. 0 amor que lhe era devotado por seu pai, acar­retou-lhe a inveja e o ódio de seus irmãos que o levaram ao desterro. 
 
Mas quando investido de autoridade para mandar prendê-los e vingar-se do mal que lhe fizeram, fez questão de não chorar diante deles, por causa do amor que lhes devotava (Gn 42.14-24).
 
Tal procedimento só podia vir de um homem que tivera um lar onde aprendeu a amar e perdoar. 0 Egito viveu a benesse da fartura, numa época de miséria, porque a frente do governo estava um homem de Deus, nascido num lar temente a Jeová. 
 
Poderíamos falar de Abraão Lincoln, filho de lenha­dor, criado num lar piedoso, numa fazenda do Kentucki. Sua trajetoria polí­tica que o tornou o décimo-sexto presidente dos Estados Unidos, tendo seus dias atribulados pela guerra civil americana, todavia; homem de oração, leitor assíduo da Palavra de Deus entrou para a história como um dos maiores es­tadistas do mundo.
 
 
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 
 O Padrão Divino Para O Lar - PARTE 11
 
O LAR E SUA IMPORTÀNCIA PARA A SOCIEDADE -  II Cr17.1-10
 
No caso de Abraan Lincoln, sua infância desenvolveu-se num ambiente cristão. Seus pais eram batista, e consta que enquanto viveu naquela fazenda jamais faltou a uma Escola Dominical. Seu pai, um lenhador, sua mãe uma piedosa matrona, desde cedo o ensinaram a orar. E foi com oração que aquele grande estadista conseguiu unificar seus país. 
 
Diariamente ao entrar em seu gabinete presidencial, a primeira coisa que Abraão Lincoln fazia era ler a Bí­blia e depois ajoelhar-se para orar. Certa vez um dos ministros entrou naquele gabinete e ouviu Lincoln orando e dizendo: Senhor, ainda que minha vida sirva de holocausto, une esta pátria, sem o que, não haverá felicidade para a sociedade americana". Na verdade sua vida foi um holocausto, pois foi assassinado por João Booth, um fanático inimigo de seu governo. Todavia tornou-se o expoente máximo da democracia com seu conceito exposto no discurso feito em Gettysburg, como o "governo do povo pelo povo e para o povo,
 
A sociedade americana dependeu muito daquele lar onde Lincoln nas­ceu e foi educado. 0 lar verdadeiro imprime, em seus descendentes, valores que se perpetuam de geração para geração. 0 tipo de educação que dermos a nossos filhos dentro de nossos lares, ajudará a desenvolverem bons hábitos, senso de responsabilidade, obrigação, amor, lealdade e respeito para com os outros. (II Tm 1:3-5)
 
Lares assim é o que precisamos hoje, onde mães como Eunice e avós como Loide, imprimam ( ensinem ) valores espirituais em seus filhos, que possam vir a ser grandes estadistas e ministros do evangelho em nossas ciedades contemporânea.
 
No caso do rei Josafá, observamos que ele procurou dar continuidade à restauração promovida por seu pai, o rei Asa, que aboliu a idolatria em Judá e restaurou o culto ao Senhor. 
 
A expressão "ando nos primeiros caminhos de Davi, seu pai", o identifica com o predecessor do reino messiânico e legítimo herdeiro da casa de Daví. 
 
Seu coração temente a Deus, fê-lo grande apai­xonado pela lei do Senhor, a ponto de enviar por toda a terra de Judá, ho­mens que iam ensinando a lei do Senhor ao povo. 
( 2 Crônicas - 17 )
 
Enquanto em Israel, Acabe, o pior de todos os reis, implantara a idolatria e desviava o povo de Deus, em Judá, Jeosafá estava promovendo uma reforma religiosa em profundidade, porque seu coração estava inclinado para Deus e o exemplo de seu pai era seguido a risca.
 
É de homens formados em lares cujos os pais  são tementes a Deus , que precisamos para os dias de hoje também.
 
Conclusão:
 
Se o lar é oficina de Deus, se os pais são as ferramentas que Deus quer usar para a formação de seus filhos, se nossa sociedade clama por homens justos e tementes a Deus, qual deve ser a nossa posição diante de tamanhos desafios?
 
Fazer de nossos lares um altar, onde o holocausto de nossas vidas sirva de testemunho fiel para a glorificação de Nosso Senhor Jesus Cristo. e ainda ressaltando que: devemos manter os mesmos  princípios estabelecidos para o nosso lar, na igreja de Cristo independente da época em que vivemos. "Pois o temor ao Senhor "ainda continua sendo" o princípio de toda sabedoria". ( Prov. 1:7; 9:10 )
 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
primiran) nele ardente amor pelos pecadores, e pela Palavra de Deus. Guilher­me Carey- (pai das iiilss~i(,s modernas) 1761-1834, teve no lar aprimorada educação cristã. Seu trabalho extraordinário ainda hoje fala de sua persona­lidade indomável e de sua grandeza de espírito missionário. Cristinas Evans, o pregador gales, 1766-1838, cego de um olho, grande pregador inflamado pelo Espírito Santo. Na infância foi ensinado no lar por seus pais. Cresceu, porém, indiferente às coisas de Deus, até que aos dezessete anos, não resistin­do o poder de Deus sobre ele,rendeu-se a Cristo.A mensagem havia atingido seu coração, e a semente recebida na infância nasceu, cresceu e frutificou. Tornou-se grande avivalista. Poderíamos citar dezenas de outros nomes, toda­via o espaço é pouco. Fica porém o exemplo e o resultado do culto familiar. Deus abençoe nossos leitores
q 59 1` Coríntios 16:15-24 1:1 Dom. Josué 24:14-21
q 69 Romanos 12:1-21
q Sáb. Colossenses 3:1-17
= Na Obra de Deus =
 
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
 
 
 
O PADRÃO DIVINO PARA A EDUCAÇÃO DOS FILHOS.  Parte 12
 
 
OBJETIVO: Mostrar a urgência dos pais ensinarem seus filhos dentro dos padrões bíblicos com amor e brandura, para que eles possam aprender a amar a Deus.
MEMORIZAR: Instrue ao menino no ca­minho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele "Prov. 22:6 —
Texto da Lição: EL 6:1-9;1 João 2 :14-17
21
Um dos maiores problemas de nossa época, é o da educação dos filhos.
Todas as tarefas são árduas, mas educar os filhos, se constitui neste tem­po presente, a mais árdua de todas. Bons eram os tempos passados, quando a sociedade não vivia precionada por essa avalanche de inovações e descuramen­to dos valores éticos, que naqueles dias eram conservados e transmitidos gera­ção após geração, e as famílias viviam em torno do lar, e todos propugnavam pela tradição e pelos bons princípios morais que a sociedade exigia.
Hoje, infelizmente, temos que admitir, a sociedade está corrompida, a tradição familiar desprezada, os valores morais conspurcados, e os lares acéfalos, onde nem pais e nem filhos se conhecem c se respeitam.
Vivemos hoje unia época de desagregação. Isto porque o mais importan­te de todos os valores que o homem possui, sua dignidade corno criatura de Deus, e sua comunhão corno Criador, foram relegados a um plano secundá­rio, e ninguém mais quer assumir o papel que lhe foi confiado, ser pai ou mãe, ou reconhecer que é filho e que precisa obedecer, respeitar e amar alguém.
Há porém uma esperança para aqueles que desejam viver pela Palavra de Deus. Essa esperança está fundamentada na graça inspiradora que o Espí­rito Santo dá aos que desejam ver seus filhos nos santos caminhos do Senhor.
preço todavia é caro. É o preço da humilhação aos pés de Cristo, da obediência à Palavra de Deus, da renúncia, da paciência, da dedicação esmera­da e contínua, dos pais para com os filhos, mesmo aqueles que se rebelaram contra o lar, e com aqueles que ainda podem ser ensinados a servirem a Cristo e viverem como verdadeiros cidadãos, em meio a esta sociedade corrupta e desvairada de hoje.
 
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
 
O PADRÃO DIVINO PARA A EDUCAÇÃO DOS FILHOS.  Parte 13
 
 
 
ENSINANDO OS FILHOS A AMAR A DEUS. ( Dt 11.18-25 )
 
O capítulo 11 de Deuteronômio focaliza a necessidade de se observar os mandamentos do Senhor, especialmente no que respeita a amar a Deus, e guardar os mandamentos que Ele ordenou para seus filhos. 
 
Do verso 13 em diante encontramos os benefícios dessa obediência, que redunda em felicida­de familiar e a prosperidade através da conquista, com a expressão: "Todo o lugar que pisar a planta de vosso pé, será vosso . . . "v 24a. Essa promessa vem como consequência da obediência, e boa condução que devemos dar à família, especialmente aos filhos.
 
Ensinar os filhos a amarem a Deus, é o que precisam fazer todos os pais cristãos de nossos dias. Amar a Deus não como um ser subjetivo e abstrato, mas, como um ser real, Todo-Poderoso, amoroso e bom. Jesus afirmou que o único ser bondoso é Deus (Mt 19.16-19).
O amor a Deus leva o indivíduo a abandonar o pecado, e faz com que a cria­tura obedeça-O incondicionalmente. Pelo amor a Deus os filhos amam tam­bém seus pais, e isto pela gratidão de terem conhecido o amor de Deus revela­do na pessoa de Jesus Cristo.
Nossos filhos precisam conhecer o plano da salvação. Isto só acontece se os levarmos a Cristo desde sua tenra idade. 0 dever de todos os pais cristãos é levá-los à igreja, orar com eles, ler a Palavra de Deus, ensinando-os a orar e a obedecer não somente a sí mesmos como pais, mas aos pastores, às autorida­des, às leis estabelecidas por Deus para a igreja e para a sociedade.
 
Deus disse de Abraão: "Ocultarei eu o que faço a Abraão . . .? Porque tenho conhecido que ele há de dar ordem a seus filhos e a sua casa, para que guardem o caminho do Senhor, e obrem com justiça e juizo; para que possa abençoá-lo e cumprir nele o que tenho falado". (Gn 18.17-19). 
 
Deus viu o coração de Abraão como vê o nosso coração. Estamos nós imbuídos do mes­mo propósito, o de fazer conhecido de nossos filhos, os mandamentos de Deus?
 
Conhecemos o caso do rei Ezequias, o rei de Judá, tido como um dos ótimos reis, que restaurou o culto e reordenou a vida espiritual de Judá. Durante 29 anos a nação prosperou e Deus o abençoou poderosamente. Todavia, alguma coisa aconteceu que fez Deus enviar o profeta Isaías para dizer-lhe: —ordena tua casa, porque morrerás e não viverás". (II Rs 20.1-3). Por que teria Deus tratado Ezequias daquela maneira? 
Sem dúvida, ele esqueceu do mais importante, ordenar sua casa, seus filhos, ensinando-os a temerem a Deus. Basta ver o comportamento de Manassés seu sucessor, para se ter a ideia exata da mensagem de Deus: "Ordena tua casa . , .-. Manassés foi pés­simo, ímpio, cruel (II Rs 21.1-12). Segundo a tradição, mandou matar o pro­feta Isaias, serrando-o pelo meio.
Homens como Manassés o mundo tem conhecido aos milhares, porém homens tementes a Deus, ensinados no temor do Senhor, cujos pais levaram a amar a Deus tem sido poucos. 
É hora de cada cristão verdadeiramente nascido de novo, assumir esta responsabilidade diante de Deus e também diante dos homens para servir de exemplo à toda sociedade.
 

"E DEUS DECLAROU ASSIM: O MEU POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO E JESUS DISSE ASSIM: ERRAIS POR NÃO CONHECEREM AS ESCRITURAS E PAULO DISSE ASSIM: MARAVILHO-ME PELOS DE BEREIA QUE EXAMINAM CADA DIA NAS ESCRITURAS SE ESTAS COISAS SÃO ASSIM COMO ENSINO"

11/03/2012 10:12

 

Bomba – Padre chama evangélicos de “otários” porque não acreditam nos santos católicos.
 
 
Pela internet com data de 19 de fevereiro de 2012, tomamos conhecimento de que em jornais de Mato Grosso, num discurso polêmico, um padre disse que os evangélicos são ‘otários’. São os seguintes os dizeres do padre: “A adoração a imagens é uma das maiores diferenças entre cristãos católicos e protestantes. Durante a missa o padre disse: “O principio protestante é um princípio orgulho é soberbo, o principio protestante é ‘eu não preciso de ninguém eu vou pra Deus direto”, ensina o religioso que diz que sua religião é humilde e que Deus quer que usemos os outros pecadores. Continuou seu discurso – “E se Deus quer que você use os outros, as criaturas humanas frágeis, o que você faz otário?”“, diz ele que confessa que beija a mão de outro padre mesmo sabendo que ele é pecador porque aquelas mãos são instrumentos de santificação. Por fim ao que parece o padre tenta convencer de que o catolicismo está correto ao pedir para que os santos façam a intermediação de suas súplicas é o mesmo que pedir para o próprio Jesus.” 
 
PR. NATANAEL; Como o irmão se sentiu quando tomou conhecimento dessa ofensa do padre declarando que os evangélicos são otários porque não pedem ajuda aos santos? 
 
Tal prudência dos evangélicos não têm nada de otários. Simplesmente não o fazem porque não perdem tempo em pedir ajuda a uma imagem que nada pode fazer e, ainda quem assim age, está pecando contra Deus. Se o padre lesse um pouco mais a Bíblia não ofenderia ninguém com essa forma de falar. 
 
Em que parte da Bíblia católica são encontradas essas duas proibições mencionadas pelo irmão? 
 
Em primeiro lugar no Salmo 115 está assim escrito “Seus ídolos são prata e ouro, feitura de mãos de homem. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; tem ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas sem olfato; com suas mãos não tocam; com seus pés não andam; com a sua garganta não emitem som. Semelhantes a eles tornem-se os que fabricam e quantos neles confiam.” Pergunto: Quem pede ajuda aos santos para intermediar suas súplicas está perdendo tempo e pecando contra o próprio Deus. Isto é ser otário, ou ser obediente à Bíblia? 
 
O que Jesus ensinou acerca da oração?
 
Ele ensinou o seguinte. João 14:13-14 - “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 - Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” E se deve ter presente que Jesus está vivo, porque ressuscitou dos mortos três dias depois e depois de 40 dias entre os discípulos subiu ao céu, onde está sentado a direita do Pai. Jesus declarou mais: João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Ademais, Jesus é onisciente e pode ouvir a todos de uma só vez. 
 
E quanto se prostrar e suplicar ajuda a imagem não é proibido também pela Bíblia?
 
Quero dizer que a Bíblia declara que quem religiosamente age como o padre recomenda, isto é, prostrar-se diante de uma imagem de um santo, está pecando contra Deus. Levítico 26:1 “NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.”
 
De novo, seríamos tão otários de agir como o padre recomenda para os católicos. Se a Bíblia está proibindo tal ato? Se os católicos não lêem a Bíblia, ainda são desculpáveis, mas o padre tem a obrigação de ler a Bíblia e ensiná-la corretamente e não chamar os evangélicos de otários, porque, orientados pela Bíblia não se prostram diante de imagens de santos e lhes pedem fazerem seus pedidos chegar ao Pai celestial. 
 
Como a Bíblia expõem a posição de pessoas, que, sinceramente, se prostram diante de imagens como também aqueles que as fabricam? 
 
Isaías 44:9-10 - “Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados. 10 - Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Isaías 44:12-18 - O ferreiro, com a tenaz, trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome e a sua força enfraquece, e não bebe água, e desfalece. 13 - O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha, aplaina-o com a plaina, e traça-o com o compasso; e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa. 14 - Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer. 16 - Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo. 15 - Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela. 17 - Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. 18 - Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam.”
 
Penso que ser otário é quem procede da forma condenada pela Bíblia e não de quem procede como a Bíblia orienta, prostrando-se diante de Jesus e por ele, nosso único mediador, pedir ao Pai celestial.

" O ÚNICO REI VERDADEIRO E BONDOSO AINDA VIVE E VIVERÁ ETERNAMENTE PARA REINAR NOS CORAÇÕES QUEBRANTADOS E CONTRISTADOS PELO GRANDE AMOR DE DEUS " - Segunda-Feira

11/03/2012 09:54

 

O REI NÃO MORREU
 
 
Isaías 6:1-4; 
 
Isaías foi chamado por Deus, para ser profeta, no mesmo ano em que o rei Uzias morreu. Sem dúvida, a perda de um líder como Uzias foi sentida pela nação de Judá. Uzias reinou por cinquenta e dois anos. Derrotou inimigos filisteus, árabes e meunitas. Fortaleceu as defesas das cidades, incentivou a agricultura e equipou um grande exército. Tornou-se muito poderoso e sua fama se espalhou para longe (2 Crônicas 26:1-15).
 
Porém, quando todos eram tentados a lamentar em desespero a perda de um homem importante no trono de Judá, Isaías viu o Santíssimo Deus dos Exércitos, assentado “num trono alto e exaltado”. Sua glória é tão grande que preenche toda a terra, e nem mesmo os anjos – criaturas sem pecado – ousam contemplá-la. Mais tarde, no Evangelho de João, somos informados que Isaías viu, de fato, “a glória de Jesus” (12:41), o “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Apocalipse 19:16). 
 
Assim, em vez de lamentar a perda de um rei humano, Judá deveria se preocupar em ouvir a mensagem do profeta comissionado pelo Todo-Poderoso Rei divino. E nós também devemos viver dessa mesma maneira: acima de tudo o mais, preocupados em atender à voz de Deus, o soberano Rei de toda a terra.
 
ORE
 
Santo Senhor dos Exércitos, louvado seja teu grandioso nome, pois teu governo é maior do que o de todos os reis da terra. Ajuda-nos, suplicamos, a obedecer-te e servir-te com fidelidade. Amém. 
 
PENSE
 
Deus continua a dominar o mundo e nossa vida, mesmo que outros deuses assumam o trono do nosso coração.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 115"

11/03/2012 09:46

 

Salmo 115
 
 
1) GLORIFICA O TEU NOME, não o nosso, Senhor! Torna o teu nome amado e respeitado e mostra ao mundo o teu grande amor e a tua fidelidade.
2) Assim as nações pagãs não poderão dizer: "Onde foi parar o Deus dos israelitas?"
3) Pois o nosso Deus está no céu e dirige o universo conforme a sua vontade.
 
4) Mas os deuses de outros povos, esses não passam de estátuas feitas por homens, com ouro e prata.
5) Têm boca e olhos mas não podem falar ou ver!
6) Têm ouvidos e nariz mas são incapazes de ouvir ou cheirar!
 
7) Têm mãos mas não podem segurar; têm pés mas não podem andar; são totalmente mudos!
8) Quem faz essas imagens e quem adora esses falsos deuses vai acabar sendo tão tolo quanto eles.
9) lsraelitas, confiem no Senhor! Ele é o nosso apoio e o escudo que nos protege.
 
10) Sacerdotes, homens da família de Arão, confiem no Senhor! Ele é o seu apoio e o seu escudo de proteção.
11) Todos que amam e obedecem ao Senhor, confiem nEle! O Senhor é o seu apoio e o seu escudo de proteção.
12) O Senhor Se lembra de nós constantemente; por isso, nos dará muitas bênçãos. Dará bênçãos aos israelitas e aos sacerdotes, à família de Arão.
 
13) Ele sempre dá muitas bênçãos a quem O ama e obedece, grandes ou pequenos.
14) Tomara que o Senhor também dê grandes bênçãos a vocês e às suas famílias!
15) Que o Senhor, o Criador do céu e da terra, dê a vocês grandes bênçãos!
 
16) Porque o Senhor criou os céus para Si mesmo mas entregou a terra ao homem.
17) É impossível contar a outros as maravilhas do Senhor, depois de morrer e ir para o reino dos mortos.
18) Mas nós estamos vivos e podemos louvar o Senhor para sempre! Aleluia! Glória ao Senhor!

" APRENDENDO A ANDAR COM DEUS EM ESPÍRITO E EM VERDADE EM QUALQUER SITUAÇÃO DE NOSSAS VIDAS " Parte 2

10/03/2012 12:55

 

O Caminho Verdadeiro Através Dos Conselhos de Deus  

 

Parte 2

 

 

1. A ORAÇÃO
 
1.1. O QUE É ORAÇÃO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?                     
                        (Filipenses 4.6; Mateus 7.7-11)
 
a) Deus conhece todas as coisas, mas ele quer que lhe peçamos. Deus não quer agir sozinho. Ele quer que seus filhos trabalhem com ele através da oração. PELA ORAÇÃO TRABALHAMOS COM DEUS PELO CUMPRIMENTO DE SUA VONTADE.
 
b) Isto funciona assim: 
 
Deus concebe a sua vontade.
Ele revela a sua vontade.
O homem pede a Deus pela sua vontade; (Mateus 6.10)
Deus cumpre a sua vontade.
 
Este é um princípio que Deus estabeleceu para cumprir sua vontade. Ele espera que seus filhos lhe peçam, do contrário a vontade de Deus não se cumprirá (Isaías 45.11;      Ezequiel 36.37).
 
Devemos pedir em nome de Jesus (João 14.13,14; 16.23-24).  Pedir no nome de Jesus é pedir em lugar dele, isto é, de acordo com os interesses dele; pedir o que ele pediria porque é da sua vontade.
 
 
 
1.2. COMO JESUS ENSINOU A ORAR?
 
SINCERIDADE (Mateus 6.5,6); 
SIMPLICIDADE;  
HUMILDADE (Lucas 18.9-14);  
PERSISTÊNCIA (Lucas 11.5-8);  
INTENSIDADE  (Lucas 11.9-10), isto é, com desejo intenso.
 
1.3. ALGUNS CONSELHOS PRÁTICOS.
 
a) Oração sozinho  (Mateus 6.5-6).  
Tenha um tempo específico para oração (Salmo 5.1-3). O melhor horário para a maioria das pessoas é pela manhã quando existe silêncio e não se começou nenhuma atividade (Levítico 6:12; Salmo 5:3; 30:5; 59:16; 90:14; Lamentações 3:25). 
Antes de orar por qualquer assunto trate com o coração (Salmo 17:3; 19:14: 26:2; 66:18). Nossa consciência tem que estar completamente limpa.
Faça uma lista de oração prática e específica, incluindo os familiares, contatos, líderes da Igreja, governantes, inimigos (aqueles que te perseguem por causa da justiça) e irmãos perseguidos ao redor do mundo.
 
b)Oração junto com os irmãos (Mateus 18.19-20;  Atos 2.42;  4.23-31).   
Devemos ficar sensíveis para perceber a direção e a carga do Espírito Santo. 
Todos podemos orar por um mesmo assunto, até que tenhamos coberto todos os detalhes. 
Todos devemos participar. Esse aspecto é  importante porque a oração da Igreja é primordial para o cumprimento do propósito de Deus. Coisas importantes aconteceram quando a Igreja orava  junta. Veja só:
 
 
 
Receberam o batismo com o Espírito Santo (Atos 2:1-4)
O lugar onde oravam tremeu durante a oração e todos foram cheios do Espírito (Atos 4:31)
Pedro foi libertado da prisão  (Atos 12:5-9)
Paulo e Barnabé são chamados para o apostolado (Atos 13:1-4)
 
Quando nos reunimos com outros irmãos para orar se dá oportunidade para a operação dos dons do Espírito.
 
 Orai sem cessar (I Tessalonicenses 5:17)
 
Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6,7)
 

" SÓ JESUS É A VIDEIRA VERDADEIRA - SÓ NELE HÁ VIDA ABUNDANTE " Domingo

10/03/2012 12:18

 

A VIDEIRA VERDADEIRA
 
 
Isaías 5:1-7; João 15:1-11
 
A mensagem de Isaías foi transmitida através de belas figuras de linguagem, que emprestavam elementos da vida cotidiana dos ouvintes. Na parábola descrita em seu quinto capítulo, a vinha (ou videira) representa o povo de Deus. O Senhor havia dispensado ao seu povo o melhor tratamento, cuidadosamente “plantando-o” em solo fértil onde pudesse frutificar e testemunhar às nações vizinhas. Mas o povo se corrompeu e se transformou numa vinha infrutífera, que merecia ser abandonada à destruição. 
 
No Novo Testamento, a figura da vinha é retomada no Evangelho de João. Jesus nos ensina que Ele é o único que pode nos fazer frutificar. Ele é a “videira verdadeira”, e seus galhos são o povo redimido de Deus. Todos aqueles que permanecem conectados a Jesus produzem muitos frutos. Enfaticamente, Jesus afirma ser o único que pode fazer os galhos frutificarem. A única razão pela qual eles poderão produzir algum fruto é porque Jesus os enxertou em si mesmo. Aqueles que não permanecem nele são como galhos sem frutos e murchos, que devem ser cortados e queimados.
 
Como povo de Deus, é nossa responsabilidade produzir frutos. Mas não conseguiremos fazer isso se não estivermos unidos a Jesus.
 
ORE
 
Obrigado, Senhor Jesus, porque nos enxertaste em ti mesmo, transformando-nos em galhos repletos de tua própria vida. Ajuda-nos a frutificar, testemunhando a tua glória ao mundo inteiro. Amém. 
 
PENSE
 
“Sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma” - Jesus (João 15:5).

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 114 "

10/03/2012 12:08

 

 
Salmo 114
 
 
1) HÁ MUITO TEMPO, quando os israelitas escaparam do Egito, onde eram escravos de um povo de língua estranha
2) eles se transformaram no templo e no reino de Deus.
 
3) Quando o Mar Vermelho viu os israelitas chegando, abriu-se ao meio para o povo passar. O rio Jordão parou de correr quando Israel entrou em sua nova terra.
4) Os montes saltaram como carneiros, os morros pularam como ovelhas.
 
5) O que aconteceu com você, Mar Vermelho, para ter-se dividido em duas partes? E você, Rio Jordão, por que parou de correr?
6) E vocês, montes e morros, por que saltaram como carneiros e ovelhas?
 
7) Toda a terra trema de respeito na presença do Senhor, o Deus de Israel
8) pois Ele fez a água brotar da rocha e transformou as terras secas do deserto numa fonte!

" NASCEMOS DE NOVO, DA VONTADE DE DEUS PARA DECLARAR E PROPAGAR A VERDADE DE DEUS PARA TODOS QUE CRUZAREM POR NOSSOS CAMINHOS "

09/03/2012 11:47

 

CUMPRINDO O "IDE"...
 
 
Para um grupo de jovens este era um dia especial. Empunhando suas Bíblias, entravam mais uma vez em um coletivo para falar d oamor de Jesus.
 
Ao entrar no ônibus, entoaram louvores a Deus durante algum tempo. Num dado momento um dos jovens pede um pouco da atenção dos passageiros para falar sobre Jesus e contar o que Deus tem feito em sua vida.
 
Todos ouvem atentamente. Nos semblante pode-se ver o quanto têm sede da Palavra. Muitos pedem orações para si  e para a sua família.
 
Ao descermos, cada passageiro recebe um folheto com a Palavra, um sorriso e um "Jesus te ama!" Um dos passageiros, de nome Peter, disse: "Esta foi a melhor viagém de ônibus que já fiz"; uma outra passageira disse: "Hoje de manhã tive uma surpresa agradável por ser meu aniversário e agora estou tendo outra no final do dia. Ouvir estes hinos é um grande presente para mim."
 
Compartilhar a Palavra de Deus e o que Ele tem feito em nossa vidas, com coração cheio de amor e carinho está bem longe de ser um ato inconveniente. Além de cumprir o IDE de Cristo, é uma manifestação de amor numa sociedade cada vez mais confusa  e perturbada.
 

" A BELEZA DE CRISTO EM NÓS FAZ COM QUE VEJAMOS MARAVILHAS INEFÁVEIS ATÉ MESMO ONDE OS NOSSOS OLHOS CARNAIS NÃO CONSEGUEM CAPTAR " - Sábado

09/03/2012 11:36

 

A GLÓRIA E A BELEZA DE CRISTO
 
 
Isaías 4 
 
O quarto capítulo do livro de Isaías traz o iminente juízo de Deus ao seu ponto culminante. Quando Deus deixasse de proteger a nação, as derrotas para o inimigo seriam experiências horríveis. Com tantos homens mortos na batalha, a sociedade se desintegraria. As consequências sociais seriam devastadoras. “Naquele dia, sete mulheres agarrarão um homem e lhe dirão: ‘Nós mesmas providenciaremos nossa comida e nossas roupas; apenas case-se conosco e livre-nos da vergonha de sermos solteiras!’”.
 
Mas a misericórdia e o amor de Deus por seu povo duram para sempre. Seu plano de salvação não falhará. O “Renovo” (um ramo novo, um broto) do Senhor reverterá a feiura daquela triste situação. Ele “será belo e glorioso, e o fruto da terra será o orgulho e a glória dos sobreviventes de Israel”. 
 
O profeta também nos assegura que “o Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor” (11:2). 
 
Jesus – o “Renovo” anunciado – tem todas as qualificações necessárias para reverter a amargura da desgraça humana. Sua justiça cobre nossos pecados, substituindo nossa feiura por sua admirável beleza gloriosa.
 
ORE
 
Obrigado, 
Senhor, por teu Filho 
Jesus, o Renovo anunciado por Isaías, que transformou a feiura de nossa história pecaminosa numa bela história de salvação. Louvado seja o nosso Salvador. Amém. 
 
PENSE
 
Jesus pode trazer beleza até mesmo à mais horrível história de vida.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 113 "

09/03/2012 11:28

 

Salmo 113
 
 
1) ALELUIA! GLÓRIA AO Senhor! Servos do Senhor, louvem a Ele!
2) Bendito seja o nome do Senhor, desde agora e para sempre!
 
3) Cantem glórias e louvem ao Senhor desde o nascer até o pôr-do-sol.
4) O Senhor é grande, maior que todas as nações; a sua glória é maior que os céus!
 
5) Não existe outro ser semelhante ao Senhor, o nosso Deus, cujo trono fica no céu.
6) De lá Ele se inclina para ver o que acontece aqui em baixo, no universo e aqui na terra.
 
7) Ele levanta os fracos e humildes do pó e tira os necessitados da lama.
8) Além disso, lhes dá um lugar de honra junto aos príncipes e autoridades do povo.
9) Dá uma grande família à mulher que não pode ter filhos, tornando-a muito alegre. Aleluia! Glória ao Senhor!

NOTÍCIA / GOSPEL

08/03/2012 14:44

 

Comercial do Red Bull que satiriza Jesus pode sair do ar

O comercial do energético RedBull recebeu tantas críticas nas redes sociais que o Conar (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) julgará ainda esse mês para saber se a peça publicitária precisará ou não ser retirada do ar.

O filme com pouco mais de 30 segundos mostra, em desenho, Jesus e dois discípulos em um barco, cansado Jesus se levanta e sai andando pelo mar. Pedro então questiona como o Mestre conseguia andar sobre as águas e o segundo discípulo diz que “Ele só tomou um RedBull”.

Em seguida o próprio Jesus explica que não andava sobre as águas, apenas pisava nas pedras. A frase mais polêmica do vídeo é a resposta de Jesus: “Só tem que ficar esperto onde tem pedra”, o que foi entendido como um desrespeito à passagem bíblica seguida por cristãos do mundo todo.

A Arquidiocese do Rio informou que está analisando o caso juridicamente e o Conar, por sua vez,  informou que mais de 50 reclamações foram feitas a respeito desse comercial. A empresa alega que o vídeo não tem “nenhuma conotação negativa com a religião. E que, na verdade, é um comercial que faz uma brincadeira com o próprio produto”.

Mas no Youtube, inclusive na página da RedBull onde o anúncio foi publicado, há diversas opiniões a respeito. Muitos dos internautas acreditam que a empresa zombou da fé e ridicularizou a figura de Jesus Cristo. Se o Conar julgar positivamente para a empresa o comercial continuará sendo transmitido até o mês de novembro tanto na TV aberta como na TV paga.

Fonte: Gospel Prime

 

" DESOBEDECER A PALAVRA DE DEUS CONTINUA SENDO PECADO, INDEPENDENTE DAS VÁRIAS FILOSOFIAS QUE SURGEM A CADA MOMENTO TENTANDO COMPROVAR O CONTRÁRIO " - Sexta-Feira

08/03/2012 14:27

 

PECADO É SEMPRE PECADO
 
 
Isaías 
3:8-11 
 
Às vezes, o orgulho e a ingratidão de um jovem podem levá-lo a renegar seus pais e mestres. Em casos assim, a dor e o desapontamento daqueles que amorosamente o criaram são enormes.
 
Deus experimentava ingratidão semelhante da parte de seu povo. Judá não mais reconhecia sua dependência do Senhor, que havia lhe dado proteção e sustento. O Deus de Israel fora substituído por ídolos de metal feitos à mão, a quem o povo dizia: “Salva-me; tu és o meu deus” (Isaías 44:17). Além disso, o incomparável padrão de justiça entregue à nação – a lei de Deus – era abandonado em favor de um compromisso com os interesses da classe dominante. 
 
Ao perder a memória de seu passado com Deus e se render às práticas pagãs de seus vizinhos, Israel comprometia sua identidade como povo escolhido do Senhor. Além disso, punha em risco tudo aquilo que lhe havia sido dado pela mão divina, expondo-se a um juízo iminente. 
 
A opressão atingia os vulneráveis de Judá, mas o pecado da nação era essencialmente cometido contra o Senhor. E é assim que devemos encarar nossas faltas: mesmo que ninguém saia ferido ou prejudicado, ainda ofendemos Alguém a quem devemos tudo o que temos e somos. Disso não podemos nos esquecer. 
 
ORE
 
Tudo o que temos e somos, Senhor, devemos a ti. Ajuda-nos a lembrar disso sempre, e a manter em mente que nossos pecados ofendem, antes de tudo, ao nosso Criador. Em nome de Jesus. Amém.
 
PENSE
 
Quem perde a memória compromete a própria história.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 112 "

08/03/2012 14:19

 

Salmo 112
 
 
1) ALELUIA! GLÓRIA AO Senhor! Quem ama e obedece ao Senhor e cumpre com alegria os seus mandamentos tem uma vida cheia de bênçãos e alegrias!
2) Sua família será rica e famosa em toda a terra; os filhos e netos deste homem direito serão abençoados por Deus.
 
3) Ele será rico e sempre lembrado pelas coisas boas que fez.
4) Quando ele estiver cercado pela escuridão, Deus iluminará o seu caminho. Por isso, ele é bondoso, gosta de ajudar os outros e sempre age com justiça.
 
5) Este homem bom sente grande alegria em ajudar os necessitados com seus bens e sempre realiza seus negócios com honestidade.
6) Ele nunca será derrotado pelas dificuldades da vida e todos se lembrarão dele como um homem justo.
 
7) Ele não tem medo de más notícias porque o seu coração confia totalmente no Senhor e ele tem uma base firme para sua vida.
8) Por isso, não tem medo de seus inimigos; sabe que Deus o ajudará a vencer.
 
9) Ele reparte seus bens, ajuda os pobres e necessitados. E assim, será sempre lembrado pelas suas boas obras. Ele terá muita influência e honra em sua sociedade.
10) Os pecadores perversos ficarão furiosos vendo isso; rangerão os dentes e desaparecerão, sem esperança de conseguir sucesso.

" TODOS OS QUE VIVEM PELO ESPÍRITO TAMBÉM ANDAM NO ESPÍRITO " Parte 1

07/03/2012 13:28

 

ENTRE O ESPÍRITO E A CARNE  -  Parte 1
 
 
 
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 
Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
 
Apóstolo Paulo (Rm 7.14-24)
 
 
TENTAÇÕES
 
Apoc. 12:9 (LDH) O enorme dragão foi lançado fora. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que engana todas as
pessoas do mundo. Mat. 6:13 (LDH) E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal.
Mat. 26:41 (LDH) Vigiem e orem para que não sejam tentados. O espírito está pronto para resistir a tentação, mas o corpo é fraco.
 
QUANDO COISAS RUINS ACONTECEM
 
As Escrituras falam de três tipos de "dificuldades " para o que crê:
 
1) disciplina, julgamento, ou reprovação do Senhor;
 
2) testes, provações, e sofrimento;  
 
3) tentações ou ataques de Satanás.
 
Assim quando a dificuldade vem, de que tipo é?
 
Estará Deus agindo para me corrigir, será esta a perseguição prometida aos que O seguem, ou será que demos permissão de acesso para Satanás em nossas vidas? 
 
Que tipos de problemas podem ser evitados?
 
Quais não podem?
 
Tentações ou Ataques de Satanás
 
O ADVERSÁRIO
 
Jó 2:4-7,9-10 (LDH)"... Satanás respondeu, ... "Agora, se estenderes a mão e ferires o corpo dele, verás como ele o amaldiçoará". O Deus
Eterno disse a Satanás: - " Pois bem. Faça o que quiser com Jó, mas não o mate. Aí Satanás saiu da presença do Deus Eterno e fez com
que o corpo de Jó ficasse coberto de feridas horríveis, desde a sola dos pés até o alto da cabeça... E a mulher dele disse: Você continua
sendo bom? Amaldiçoe a Deus e morra! Jó respondeu: - Você está dizendo bobagem! Se recebemos de Deus as coisas boas, porque não
vamos aceitar também as desgraças? Assim, apesar de tudo, Jó não pecou nem disse uma só palavra contra Deus.
 
NÃO SE DEFENDA
 
Mat. 5:25-26 (LDH) " Se alguém fizer uma acusação contra você e quiser levá-lo diante do tribunal, faça amizade com essa pessoa enquanto há tempo, antes de chegarem lá. Porque, depois que você chegar ao tribunal, será entregue ao juiz, o juiz o entregará ao
carcereiro, e você ficará preso. Eu afirmo que você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda ".
 
1 Tim 1:15-16 (JFA) Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação: 
que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal; mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida
eterna.

" DEUS EXALTA OS HUMILDES E ABOMINA AOS SOBERBOS " - Quinta-Feira

07/03/2012 13:18

 

O PROBLEMA É O ORGULHO
 
 
Isaías 
2:12-22 
 
“Cada um tem a sua verdade” – costumamos ouvir. ”Não temos o direito de julgar opiniões alheias”. Ninguém admite que possa estar errado. Daí, ninguém se sente no direito de condenar a opinião do outro. Mantemos nosso orgulho intacto eliminando o julgamento. Eu estou certo nas minhas opiniões, você, nas suas, e todos estamos felizes.
 
Numa época que resiste à crença numa verdade absoluta, a idéia de um julgamento divino, baseado numa verdade única, não é nada popular. Mas o evangelho de salvação sempre esteve associado ao anúncio de um julgamento, que tem como medida o padrão absoluto de Deus. Jesus disse: “Quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado” (João 5:24).
 
O orgulho esteve no coração da Queda de nossos primeiros pais (Gênesis 3) e estava no centro da idolatria de Judá. Era mais fácil manipular ídolos de ouro e prata conforme os próprios interesses do que admitir o pecado e viver segundo o padrão de Deus. Mas os ídolos seriam abandonados quando o julgamento divino chegasse (2:20). 
 
Devemos nos perguntar que ídolos temos orgulhosamente abrigado no coração. É hora de abandoná-los e seguir a Cristo, nosso verdadeiro Deus. 
 
ORE
 
Nós te louvamos, Senhor Deus, porque és o dono de toda a verdade. Esvazia-nos de nosso orgulho e dos ídolos abrigados no coração, e leva-nos humildemente a seguir os teus verdadeiros caminhos. Amém. 
 
PENSE
 
Se todos estão certos, então ninguém está.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 111 "

07/03/2012 11:53

 

Salmo 111
 
1) ALELUIA! GLÓRIA AO Senhor! Quero agradecer de todo o coração ao Senhor, diante do povo e dos que amam a Deus, pelas grandes coisas que Ele faz. Quem tem prazer nas obras do Senhor deve procurar entender cada uma delas.
 
3) As maravilhas que Deus faz revelam o seu poder e a sua grandeza; mostram que Ele é eternamente justo.
4) Quem poderá esquecer as maravilhas operadas pelo Senhor? Ele é bondoso e cheio de amor por nós!
 
5) A quem o ama e obedece, o Senhor dá tudo que é necessário para viver, porque jamais Se esquece do seu compromisso com eles.
6) Ele mostrou ao seu povo como é grande o seu poder, dando a Israel a terra de Canaã, quando ainda viviam nela muitas nações pagãs.
 
7 ) Tudo que Ele faz demonstra sua verdade e sua justiça. As leis do Senhor são verdadeiras e dignas de confiança. Elas valerão para todo o sempre, pois estão baseadas na fidelidade e na retidão de Deus.
 
9) Ele pagou o preço da liberdade do seu povo e assumiu um compromisso eterno com Israel. O Senhor é santo e muito poderoso! Merece todo o nosso respeito.
10) Como podemos ser sábios? O primeiro passo é amar e obedecer ao Senhor! Quem viver assim mostra que é uma pessoa sensata e louvará a Deus eternamente.

" JAMAIS CONFUNDAMOS LIBERDADE ESPIRITUAL COM LIBERALISMO APOSTATA "

06/03/2012 14:23

 

Apostasia Liberal No Brasil e no Mundo
 
 
Todos nós que conhecemos a Bíblia sabemos que ela nos adverte contra o que ela chama de apostasia. Apostasia significa basicamente “afastar-se de uma posição”, “se desviar de um marco estabelecido”. Este verbo composto, na Bíblia, fala de se afastar da verdade de Deus como Ele a revelou. O apostata, na Palavra, é uma pessoa que um dia tomou conhecimento da verdade, mas mudou o pensamento sobre o que considerava verdadeiro. Deixe-me citar dois exemplos. Primeiro, Barth Erman: era cristão declarado, completou várias graduações em áreas teológicas mas hoje declara-se agnóstico. Considerado uma sumidade sobre o Cristianismo, hoje ele fala contra o novo testamento e nega a possibilidade de se conhecer de fato quem era Jesus. Outro exemplo menos conhecido é William Barclay. Ele escreveu vários comentários bíblicos que impressionam pelo seu conhecimento de grego e da cultura. No entanto, em sua autobiografia, ele revelava que foi mudando de opinião sobre o que cria e sobre o que escreveu nos comentários. Ele já não acreditada que Jesus era Deus, que Ele teria morrido por nós, não acreditava no inferno e cria que todos seriam salvos no final. Em seu ultimo livro, ele se declara agnóstico. Na Bíblia, há vários motivos para que alguém se desvie da fé. Na parábola do semeador há aqueles que ouvem, mas que depois esquecem. Paulo fala sobre os que dão ouvidos às doutrinas de demônios e se apartam da fé e sobre os que abraçavam a, falsamente chamada, ciência. Existem vários casos de apostasia na igreja, de pessoas que amaram o mundo e que se afastaram do conhecimento do Deus vivo. Em resumo, os motivos externos são vários: dinheiro, sexualidade, insubmissão, problemas não resolvidos etc. Nesta palestra, quero falar de uma causa externa da apostasia: a crença em doutrinas diferentes da verdade de Deus.
 
O Liberalismo Teológico
 
Não que ao Liberalismo seja a maior causa de apostasia, mas é a mais importante para nosso momento.
 
Esse movimento tem uma origem bem antiga. Em linhas gerais, o liberalismo é o resultado do iluminismo, caracterizado pela revolta contra a religião e o cristianismo particular. Seu referencial teórico era o racionalismo e o empirismo – filosofias antagônicas, mas que concluem juntas que Deus precisa ser excluído do universo humano. O resultado disto na academia foi muito profundo, pois os milagres bíblicos eram considerados fatos de modo quase unânime e, a partir destes novos critérios para a observação da verdade mudou muito disso. Começou-se a crer que Deus não interfere na história, que as histórias bíblicas são meros mitos e interpretações de um povo ignorante e pré-científico e que o miraculoso não existe. Com isso, criaram-se dois tipos de “história”, a do mundo e a salvífica – esta, referente às “coisas sobre Deus”, não provada e não crível. Com isto, a Bíblia deixou de ser um livro historicamente confiável. Ela passa a ser um mero livro de teologia, ignorante historicamente. Passou-se a considerar a Bíblia como um livro cheio de contrições e de incoerências. Neste contexto que surgiu o método histórico crítico de analisar a Bíblia – método nitidamente liberal e anticristão. Considerou-se a diferença entre “escritura” e “palavra de Deus”. Segundo essa separação, a Escritura é o livro escrito, com erros humanos, subjetividades e interpretações incorretas. A Palavra de Deus é que é válida e infalível, e que precisava ser encontrada dentro da Escritura. A igreja reagiu a este radicalismo. Ora, o que o liberalismo havia deixado para o povo de Deus? Nada! Eles desconstruíram a fé, mas não colocaram nada no lugar. Segundo eles, Jesus era um camponês, reformador do judaísmo e só, que impressionou tantos seus discípulos que foi elevado por eles como messias, senhor e Deus. A reação contra isto foi a chamada Neo-Ortodoxia. O maior expoente foi Karl Barth, que se levantou para protestar contra aqueles que estavam, segundo ele, tirando Deus da igreja, colocando a Bíblia em segundo plano e matando o povo de Deus. Se por um lado devemos ser gratos a Barth por ter lutado contra o liberalismo, por outro devemos tomar cuidado com ele. Por que Barth concordava que a Bíblia era cheia de erros, mas que, mesmo assim, Deus falava por meio desta Bíblia imperfeita através de um encontro existencial. Ele não solucionou o problema por completo por que assumiu muitos pressupostos ainda liberais. O liberalismo teve um grande impacto na igreja, apesar da neo-ortodoxia. Como resultado, surge o ecumenismo, o feminismo, a teologia gay e o esvaziamento das igrejas.
 
Os Impactos Gerais
 
O ecumenismo começa com liberais protestantes. A ideia era de que todas as religiões tinham o sentimento de busca a Deus e de transcendência. Como todos estavam buscando a mesma coisa, todos devem ser reais. Isso é evidentemente apostasia. Igualar Jesus a outros lideres é blasfemo. Dizer que Cristo não é O salvador, mas UM salvador é antideus e anticristo.
 
O movimento feminista começa também com o liberalismo. Quando iniciou, este movimento tinha ideais justos. Eles queriam que a mulher pudesse votar, recebesse salários dignos e pudesse ir para a faculdade. No entanto, uma mulher chamada Kathleen Bliss escreveu um livro chamado “O Trabalho e o Status da Mulher na Igreja” (1952), onde ela tentou convencer o povo a aplicar os ideais feministas dentro das igrejas cristãs. Foi assim que as mulheres começaram a ser ordenadas pastoras e em posições de autoridade nas igrejas, o que vai contra muitas declarações bíblicas sobre o complementarismo entre os papeis do homem e da mulher. Este contexto abriu a porta para o movimento homossexual. O método histórico crítico relativizava os conceitos bíblicos teológicos e morais, o que permitiu interpretações homossexuais do texto sagrado. Segundo as bases deste movimento, Paulo é contra o homossexualismo por que ele não conhecia a verdade científica sobre a genética homossexual e pontos do tipo. O resultado disto foi o esvaziamento da Igreja. Muita gente não concordou com esses movimentos e saíram do meio deste movimento, buscando igrejas verdadeiramente centradas na Palavra de Deus.
 
Um Pouco de História
 
O liberalismo teológico começou a dar passos mais firmes no Brasil nas décadas de 50 e 60. Hoje, está cada dia mais presente em nossa nação. Isto tem invadido nossas redes sociais, tem sido publicado em livros e estado presente nos sermões. Vamos olhar um pouco para a história para entramos no nosso contexto atual. Nos EUA, iniciou-se, nesta época, o debate contra o “modernismo”, em três vertentes: Um debate contra a teologia (com a neo-ortodoxia), contra a eclesiologia (com o ecumenismo) e contra a sociedade (com o marxismo). Como as escolas teológicas eram fracas e quase inexistentes no Brasil, os jovens e pastores estudavam nos Estados Unidos e, com isso, traziam ideais liberais e neo-ortodoxas. Como na primeira metade do século o mercado editorial evangélico era pouquíssimo, as coisas ficaram até paradas, mas a partir da década de 50 e 60 algumas denominações começaram a absorver as ideias liberais. Alguns seminários conservadores começaram a adotar o método crítico de interpretação bíblica, fazendo com que algumas pessoas começassem a crer no liberalismo e na neo-ortodoxia. Quando estes pastores pregavam estas ideias em suas igrejas, foram muitas vezes desprezados; porém, ainda tiveram muito alcance em várias igrejas locais.
 
O Impacto no Brasil
 
20 anos após a controvérsia americana, o liberalismo chegou às igrejas locais através das instituições de ensino. A busca por respeitabilidade acadêmica destruiu a consciência ministerial dos seminários teológicos.
 
As denominações históricas (luteranos, batistas, presbiterianos, congregacionais, metodistas, etc.) começaram a adotar teologias mais liberalizantes, como a neo-ortodoxia, por causa de pastores e seminarista que levavam estas ideias para seus rebanhos. O “abaixo ao fundamentalismo” começou a ganhar espaço por meio da juventude. Naquele primeiro momento, as igrejas presbiterianas e algumas outras resistiram muito a este fato. Houve muitas lutas, seminários foram fechados e membros foram expulsos. Vários pastores de influencia produziram vários liberais famosíssimos, como Rubem Alves, aqui no Brasil. Segundo ele, “a igreja não deve converter o mundo à igreja, mas a igreja ao mundo”.
 
Por fim, a literatura cristã foi afetada por este contexto. As grandes editoras católicas romanas adotaram o liberalismo como método de interpretação bíblica e começaram a divulgar material neo-ortodoxo, material consumido até pelos ditos evangélicos.
 
Como Encarar o Liberalismo
 
Liberalismo é outra religião, já que nega tudo que o Cristianismo afirma. Assim, para vencermos essa heresia, precisamos enfatizar:
 
1. A inerrância da escritura
 
2. A literalidade dos milagres
 
3. A exclusividade do Cristianismo
 
4. A centralidade de Jesus
 
5. O método histórico-gramatical de interpretação bíblica
 
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd 3)ACF

" APRENDENDO A ANDAR COM DEUS EM ESPÍRITO E EM VERDADE EM QUALQUER SITUAÇÃO DE NOSSAS VIDAS " Parte 1

06/03/2012 14:01

 

O Caminho Verdadeiro através dos Conselhos de Deus
Parte 1
 
CONCEITO GERAL
 
Nunca foi objetivo do Senhor que as pessoas, ao passarem pela porta do reino, se detivessem ali.
 
No ensino do monte o Senhor se referiu à porta estreita, mas também falou de um caminho apertado.
 
Antes de subir aos céus Jesus deu uma ordem  (Mateus 28:18-20). Ele não ordenou apenas que fizessem discípulos, isto é, que introduzissem as pessoas no reino, mas também salientou a necessidade de ensiná-los a guardar todas as coisas que Ele havia ordenado.
 
Isto é o Caminho, aprender a viver conforme Jesus ensinou.
 
Andar no Caminho de Deus é abandonar a velha e vã maneira de viver (I Pedro 1:18) e, aprender com Deus como Ele quer que vivamos na terra.
Ele quer nos ensinar todo o seu conselho (Atos 20:27). Isto quer dizer que o Conselho de Deus não é algo interminável e cheio de divagações, mas sim um corpo completo de verdades objetivas que Deus quer que apliquemos em nossas vidas hoje.
 
Colocamos, neste estudo, um apanhado geral da áreas da vida do homem sobre as quais Deus trata na Sua Palavra.
 
Não é uma lista rigorosa e nem indiscutível, porém cremos que as principais áreas estão relacionadas aqui. 
 
Dividimos esse estudo em 2 partes: 
 
1ª Parte: Nessa primeira etapa priorizamos a REPETIÇÃO das verdades e não tanto a memorização. O discipulador deverá entender que é função dele catequisar o discípulo, e não mandá-lo se catequisar.
 
2ª Parte: Esta é com o objetivo de equipar quem está instruindo e elucidar melhor o assunto.
 
 
Que Deus possa usar esse estudo para edificação de Sua noiva, para o cumprimento de Seu propósito.

" A PALAVRA VIVA DE DEUS É PARA NÓS LAMPADA PARA OS PÉS E LUZ PARA O CAMINHO " - Quarta-Feira

06/03/2012 13:44

 

ANDEMOS NA LUZ
 
 
Isaías 
2:1-11 
 
A luz de Deus nos puxa para mais perto ou nos empurra para mais longe dele? Que pergunta mais estranha! – podemos pensar. Mas as diferentes respostas a essa pergunta dividiam o povo nos dias de Isaías. Em sua euforia, o profeta desejava que todos em Judá vissem o que ele havia visto. Em meio às trevas do pecado e do iminente juízo divino, ele viu brilhar a luz da misericórdia. Por isso mesmo, convidava Judá a andar “na luz do Senhor”.
 
Contudo, a euforia de Isaías não era compartilhada por muitos. Seus concidadãos haviam sido atraídos ao paganismo do mundo antigo. Estavam contaminados com “as superstições dos povos do leste”, e praticavam “abominações” semelhantes às dos vizinhos filisteus. A terra estava “cheia de ídolos”.
 
Isaías aconselhou o povo teimoso a se esconder entre as rochas, pois estava próximo o dia em que Deus haveria de revelar sua glória e eliminar a idolatria (2:17-18). 
 
Jesus Cristo, anunciado por Isaías, é a Luz do Mundo (João 8:12). Sua presença ilumina os cantos mais escuros do coração humano, revelando nosso pecado. Seu convite, porém, anuncia a misericórdia que Isaías contemplou: “Quem me segue nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12).
 
ORE
 
Obrigado, Senhor, porque a luz da tua misericórdia brilhou sobre nós, em Jesus, tirando-nos da escuridão de uma vida distante dos teus caminhos. Ensina-nos, sempre, a andar na tua luz. Amém.
 
PENSE
 
Viver distante de Deus é andar no escuro.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 110 "

06/03/2012 11:45

 

Salmo 110
 
 
1) O SENHOR DISSE ao Messias, o meu Senhor: "Sente-se em seu trono e seja o Príncipe do meu reino! Eu derrotarei todos os seus inimigos, e eles serão humilhados diante de Você."
2) O Senhor dará ao Messias autoridade e força começando de Jerusalém, e dirá: "Domine todos os seus inimigos!"
 
3) Quando Ele revelar todo o seu poder, o povo se apresentará de livre vontade para O servir. Os jovens, vestidos com roupas sagradas, são tantos que parecem as gotas de orvalho brilhando quando o sol nasce.
4) O Senhor jurou ao Messias e não voltará atrás: "Você é sacerdote para sempre! Foi escolhido por Deus, como Melquisedeque."
 
5) Deus lutará ao seu lado, no dia da ira do Senhor, e destruirá os seus inimigos.
6) Deus julgará e castigará as nações, enchendo a terra de mortos; esmagará a cabeça de muita gente.
 
7) Na sua marcha o Messias renovará suas forças bebendo água dos riachos, atravessando a terra de cabeça erguida, forte e poderoso.

" JOVENS : QUEM CONTINUAMENTE COMER DA CARNE E DO SANGUE DE CRISTO TEM PARTE COM ELE E PERMANECERÁ NELE ETERNAMENTE "

05/03/2012 16:47

 

ENTENDENDO MELHOR :  JESUS É O PÃO DA VIDA
 
 
Quando Jesus disse que é o pão da vida (Jo 6.32,33,35,41,48), Ele não se referia a algo que é importante à nossa dieta, mas a algo que possuía um grande simbolismo na vida judaica.
 
0 pão tinha um papel importantíssimo no cardápio e nos cultos de Israel. Durante a celebração do Pentecostes, dois pães levedados eram oferecidos como sacrifício (Lv 23.17). No tabernáculo, e mais tarde no templo, toda semana os levitas co­locavam dois pães sem fermento, ou o pão da proposição, diante do Senhor como símbolo da presença dele entre as doze tribos (Êx 25.30).
 
Ao longo de todo o período do êxodo, Deus sustentou milagrosamente Seu povo enviando o maná do céu toda manhã (Êx 16). 0 maná se parecia com pão e era uma coisa miúda, redonda, miúda como a geada sobre a terra (Êx 16.14). Era como semente de coentro, branco, e de sabor como bolos de mel (Êx 16.31) ou como o sabor de azeite fresco (Nm 11.8).
 
Era a esse maná que Jesus se referia quando disse ser o verdadeiro pão do céu (Jo 6.32), o pão que desceu do céu (Jo 6.41) e o pão da vida (Jo 6.48-51). 
 
Simbolicamente, Jesus é o maná celestial, o alimento espiritual e sobrenatural dado por Deus àqueles que pedem, buscam e batem (Jo 6.45, Mt 77,8).
 
Interessante enfatizar que o discurso do pão da vida (Jo 6.26-58) foi proferido por Jesus justamente durante a Páscoa, também conhecida como a Festa dos Pães Asmos (Jo 6.4-, Lc 22.7). 
 
Na Páscoa se comemorava a libertação de Israel do cativeiro egípcio. Uma noite antes de deixarem o Egito, os israelitas comeram pães asmos, pois não havia tempo suficiente para esperar que o fermento levedasse a massa (Êx 12.8;13.6,7).
 
Pouco tempo antes, Jesus havia alimentado pelo menos cinco mil pessoas (Jo 6.1-14), milagre que o levou a aludir ao pão da vida (Jo 6.22-27). Ele estava dizendo claramente aqui que é Deus, Quem supriria as necessidades espirituais mais profundas das pessoas. 
 
Assim como Deus suprira Seu povo quando saiu do Egito, Jesus proveu alimento para cinco mil pessoas, e Ele estava pronto para prover alimento espiritual e vida a todos também.
 
Infelizmente o povo rejeitou o ensinamento de Jesus (Jo 6.30,31,41,42,52,60). 
0 coração dos judeus estava endurecido pela incredulidade. 
Logo, muitos começaram a ir embora (Jo 6.66). 
Contudo, àqueles que creram, como Pedro ao declarar Tu és o Santo de Deus, Jesus deu uma vida abundante e eterna.
 

" FOMOS COMPRADOS POR UM ALTO PREÇO "

05/03/2012 15:43

 

O PREÇO DA LIBERTAÇÃO
 
 
George Tomas, um pregador Inglês, apareceu um dia em sua pregação carregando uma gaiola. Disse ele: "Estava andando pela rua ontem e vi um menino levando esta gaiola com 3 passarinhos dentro. Ele me contou que ia levá-los para casa, tirar as penas E queimá-los. Queria se divertir com eles.
 
Perguntei-lhe quanto queria pelos pássaros, e ele respondeu: 'O senhor não vai querê-los. Eles não servem para nada, são feios! Então comprei-os por dez dólares e soltei-os."
 
Um dia Jesus perguntou a Satanás o que ele estava fazendo para as pessoas aqui na terra. Ele respondeu: "Estou me divertindo com elas. Ensino a fazer bombas e a matar, a usar armas, a odiarem-se a casar e a divorciar. Ensino os jovens a usarem drogas, a beberem e fazerem tudo o que não se deve! Depois disso vou matá-los e acabar com eles!" Jesus perguntou: "elas podem ser compradas e libertas, Satanás respondeu: 'Ninguém vai querê-las, elas são traiçoeiras mentirosas, falsas, egoístas e avarentas! Elas não vão amá-lo de verdade, vão desprezá-lo e nem vão levar em consideração o que você tiver feito!" Jesus insistiu: "Quanto  elas custarão para mim?' "Todas as Tuas lágrimas e todo o Teu sangue!", foi a resposta.
 
E... Jesus pagou o preço da nossa liberdade! Hoje a continuação de sua obra está nas mãos dos que lhe entregaram suas vidas. Muitos são os que dizem: "Eu acredito em Deus", mas não fazem nada por Ele Terminada a sua obra, Jesus olha à sua volta perguntando: "A quem enviarei?" Envia-me a mim, SENHOR! 

" NOSSA ESPERANÇA ESTÁ NA FIDELIDADE E NO AMOR INCONDICIONAL DO NOSSO ETERNO E SOBERANO DEUS " - Terça-feira

05/03/2012 15:33

 

VISLUMBRES DE ESPERANÇA
 
 
Isaías 
2:1-4 
 
Quando os problemas, crises e pecados nos atingem e não vemos qualquer saída, podemos entrar em pânico ou desespero. 
 
O profeta expunha a ira de Deus e seu julgamento contra o pecado, mas deixava um vislumbre de esperança. O Deus de Israel é fiel a suas promessas, e persistiria no objetivo de trazer seu povo a uma comunhão íntima consigo. 
 
Isaías “viu” tempos de bênção emergindo exatamente nos mesmos lugares onde os pecados do povo de Israel intensificavam a ira divina. Ele vislumbrou tempos nos quais muitos diriam: “Subamos ao monte do Senhor... para que ele nos ensine os seus caminhos”. 
 
Vários séculos se passaram até que essas palavras proféticas se cumprissem, no dia de Pentecostes (Atos 2). Jesus já havia morrido e ressuscitado, e agora seus discípulos aguardavam o derramamento do Espírito Santo. Judeus vindos de todas as nações do mundo se reuniriam na cidade para celebrar a festa, diante do Templo, no santo monte. Foi ali, no mesmo lugar em que Isaías profetizou juízo, que judeus do mundo inteiro ouviram, cada um em sua própria língua, a mensagem do Evangelho de Jesus. Era o início da divulgação das boas novas. Partindo de Jerusalém, a mensagem libertadora seria proclamada a todo o mundo (Atos 1:8).
 
ORE
 
Louvamos-te, Senhor Deus, porque és fiel e cumpriste tua promessa de salvação a todos os povos. Ajuda-nos a jamais duvidar da veracidade da tua palavra. Em nome 
de Jesus. Amém. 
 
PENSE
 
Até mesmo a ira de Deus tem a finalidade de nos envolver de novo em seu amor e perdão.

" Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos 109 "

05/03/2012 15:19

 

Salmo 109
 
1) Ó SENHOR, DEUS A quem eu sempre canto glórias, não fiques calado!
2) Gente perversa e cheia de traição anda espalhando mentiras contra mim.
3) Estou cercado de gente que me ameaça e me odeia sem qualquer motivo.
4) Sempre procurei demonstrar amor por eles mas enquanto eu orava em seu favor eles tentavam me destruir.
5) Pagaram o bem com o mal, o amor com o ódio.
6) Por isso agora peço: Faze aparecer alguém que espalhe mentiras a respeito desse meu inimigo! Que ele seja julgado por um mau juiz e acusado publicamente!
 
7) E quando for julgado, que ele seja considerado culpado! E Tu, ó Deus, rejeita a oração desse homem como se fosse pecado!
8) Encurta a vida desse homem e dá o seu lugar a outra pessoa.
9) Traz a desgraça sobre a sua família! Que seus filhos fiquem órfãos e sua esposa viúva, que andem mendigando pelas ruas e sejam expulsos das ruínas de sua casa.
11) Tomara que as riquezas desse homem sejam tiradas pelos credores e os seus bens distribuídos entre os estranhos.
12) Ninguém tenha pena dele, ninguém se interesse em ajudar os seus órfãos.
 
13) Tomara que sua família desapareça da terra com a morte de seus filhos.
14) Ó Senhor, não Te esqueças de como os pais desse homem foram desobedientes a Ti! Lembra-Te do pecado que a mãe dele cometeu!
15) Lembra-Te sempre desses pecados, ó Senhor, para dares o castigo merecido, a completa destruição desse homem e de sua família.
16) Pois ele nunca pensou em ser bondoso com outras pessoas; pelo contrário, perseguiu e maltratou os pobres, os fracos e os tristes.
17) Ele sentia prazer em rogar pragas contra outras pessoas; agora, Senhor, lança a tua maldição contra ele! Ele nunca abençoou ninguém; por isso, não dês a ele a tua bênção!
18) Para ele, a maldição era quase como a roupa do corpo; não podia viver sem ela. Por isso, ela atingirá todo o seu ser, como a água que ele bebe e o azeite que ele come.
 
19) Sim, a maldição será a sua roupa e o seu cinto! Nunca se afastará dele!
20) Este será o castigo que o Senhor dará aos que são da parte de Satanás, que planejam destruir a minha alma.
21) Senhor Deus, ajuda-me e salva-me, para mostrar a todos como Tu és grande e poderoso, e que o teu amor fiel não tem fim!
22) Eu estou numa situação muito ruim; sinto-me fraco e sem esperança; o meu coração está partido em pedaços.
23) Vou desaparecendo aos poucos, como a sombra que some quando o sol vai se pondo. A vida me lançou para o alto, como um homem tira um gafanhoto de seu braço.
24) Estou quase morrendo de tanto jejuar; minhas pernas estão fracas; estou reduzido à pele e ossos.
 
25) Sou o símbolo da vergonha para todo o povo; quando alguém me vê, sacode a cabeça com desprezo.
26) Ajuda-me, Senhor meu Deus! Salva-me por causa do teu amor cuidadoso e fiel.
27) Assim, todos saberão que fui salvo por Ti, que as tuas mãos me livraram!
28) Que me importa se meus inimigos me amaldiçoarem? Tu me abençoas! Todos os planos que eles fizerem para me destruir falharão! Enquanto isso, viverei tranqüilo e alegre.
29) Fiquem envergonhados os meus inimigos! Que eles sejam envolvidos completamente pela desonra e desgraça.
30) Quanto a mim, sempre darei graças ao Senhor com minhas palavras. No meio do meu povo, cantarei glórias a Deus
31) porque Ele se aproxima do pobre para livrar sua vida das mãos de seus inimigos.

" O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS É UM DEUS DE RELACIONAMENTO PESSOAL PARA TODOS AQUELES QUE QUISEREM SE ACHEGAR A ELE RECONHECENDO SUA SANTIDADE E GRANDEZA " Segunda-Feira

04/03/2012 15:26

 

VAMOS CONVERSAR...
 
 
 
Isaías 
1:18-20 
 
Mursilis II, um grande rei dos antigos hititas, sofreu grande baixa em seu exército por causa de uma doença que se espalhou rapidamente. Ele próprio ficou com a boca torta, pendendo para um dos lados. A peste se alastrou de tal maneira que chegou a atingir três gerações dos hititas. O infortúnio foi atribuído à ira da divindade nacional contra seu povo. Os sacerdotes da nação, em desespero, realizaram sacrifícios e adivinhações, mas não obtiveram de seu deus qualquer resposta.
 
As coisas eram muito diferentes para Israel – e também são para todos nós, hoje. Conhecemos o Deus verdadeiro e único; sabemos que fomos criados à sua imagem, com capacidade de comunicação, e que Ele fala conosco, assim como falou com Israel nos dias de Isaías: “Venham, vamos refletir juntos!”.
 
Deus não somente expôs ao seu povo o que estava errado, como também ofereceu o perdão e a oportunidade de recolocar as coisas em seus devidos lugares: “Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra; mas, se resisitirem e se rebelarem, serão devorados pela espada” (Isaías 1. 19 – 20). 
 
Deus nos revela sua vontade. O que nos resta é escolher o caminho a seguir, com suas próprias consequências. 
 
ORE
 
Agradecemos-te, Pai amoroso, porque te revelas a nós, acusando nosso pecado, oferecendo o perdão e alertando-nos para as consequências da nossa rebelião. Ajuda-nos a ouvir tua voz. Em Cristo. Amém. 
 
PENSE
 
Deus nos chama para conversar!

NOTÍCIA / GOSPEL

03/03/2012 10:08

 

Após Gilberto Carvalho, José Dirceu dispara contra os evangélicos

Mal assentou a poeira levantada por Gilberto Carvalho, Secretário Geral da Presidência da República, que teria sugerido no Fórum Social em Porto Alegre, em janeiro deste ano, que o PT confronte as mensagens conservadoras pregadas pelos pastores evangélicos, outro petista surge com mais polêmica.

Em mensagem postada nesta sexta-feira em seu blog, o deputado cassado e ex-Ministro Chefe da Casa Civil, José Dirceu (PT) criticou aqueles que politizaram o tema aborto em 2010, por ocasião da eleição presidencial e também, em 2011, o kit gay, proposto pelo MEC sob a gestão de Fernando Haddad, atual candidato do PT à Prefeitura de São Paulo.

Para Dirceu, o ex-Ministro da Educação está certo quando taxou de “torpe” a maneira como as discussões em torno do tema ‘kit gay’ foram encaminhadas e aproveitadas politicamente. “Haddad ressaltou que o kit anti-homofobia surgiu de uma demanda de emenda parlamentar. Ainda assim, devido às críticas da bancada evangélica contra a distribuição do material nas escolas, a iniciativa foi suspensa. Segundo o ex-ministro, no entanto, o kit foi usado em cursos de formação de professores”, escreveu o ex-Chefe da Casa Civil.

José Dirceu destacou que não se deve recuar ante ao que chamou de “violência” e “chantagem” de certos setores evangélicos que querem patrulhar todas as políticas públicas com relação às questões do aborto e da homossexualidade. Para ele, esses grupos evangélicos querem impor ao Brasil uma visão preconceituosa e repressiva e aqueles que lhes dão guarida, prestam um desserviço à democracia e à convivência social.

Mesmo sem ocupar um cargo no legislativo ou executivo, José Dirceu é um dos homens fortes dentro do PT e goza de muita influência. Aproveitando sua força dentro do partido, ele tem sido cortejado por algumas pessoas. Foi o que ocorreu recentemente, quando recebeu um por e-mail assinada por Toni Reis, presidente da ABGLT, tecendo-lhe elogios por sua luta em prol dos ideais dos LGBT e conclamando-o a continuar a lutar pela agenda LGBT.

Um dos trechos da carta escrita por Reis:

“Estamos realmente preocupados com o rumo que está tomando a discussão sobre os direitos das pessoas LGBT no Brasil, particularmente no último ano no executivo e legislativo: 

- o projeto de criminalização da homofobia está parado no Congresso Nacional. 

-houve um veto explícito do material educativo do projeto Escola sem Homofobia, do Ministério da Educação, pela própria presidenta Dilma. 

- houve, agora, um veto/censura à campanha de prevenção de Aids no Carnaval, segundo consta, novamente determinado pela presidenta Dilma. 

Estes são apenas três exemplos de retrocesso na caminhada pela garantia da igualdade entre todas as pessoas, no combate à violência, ao preconceito, à discriminação.

Como diria nosso querido Lula: “nunca antes neste país” o governo federal foi tão pautado por posições das bancadas religiosas fundamentalistas, que não têm compromisso com os direitos humanos”.

Fonte: Holofote

 

" SERÁ UM NOVO HOLOCAUSTO ? ONDE ESTÁ A TEORIA DA EVOLUÇÃO NA VIDA DO SER HUMANO ? - SEM DEUS ( JESUS CRISTO ) NADA PODEMOS FAZER, PRINCIPALMENTE EVOLUIR "

03/03/2012 09:46

 

Aiatolá: Matem Todos os Judeus, Aniquilem Israel
 
 
Irã expõe argumento legal para desferir ataque genocida contra “tumor cancerígeno”
 
O governo iraniano, por meio de um site autorizado, expôs a justificativa legal e religiosa para destruir Israel e matar seu povo.
 
A doutrina inclui a eliminação de assentamentos israelenses e dos judeus ao redor do mundo.
 
Chamando Israel de um perigo para o islamismo, o site conservador Alef, que tem ligações com o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou que a oportunidade não deve ser perdida para remover “essa substância que estraga tudo”. É uma “justificativa jurisprudencial” matar todos os judeus e aniquilar Israel, e nesse ponto, o governo islâmico do Irã deve assumir a liderança.
 
O artigo, escrito por Alireza Forghani, um analista e especialista em estratégia no campo do aiatolá Khamenei, já foi divulgado na maioria dos sites estatais iranianos, incluindo a agência Fars News, da Guarda Revolucionária, mostrando que o regime endossa a doutrina.
 
Como Israel irá atacar as instalações nucleares do Irã, há uma justificativa para lançar um ataque cataclísmico preventivo contra o Estado de Israel, argumenta a doutrina.
 
Na sexta-feira, em um importante discurso durante as orações, Khamenei anunciou que o Irã irá apoiar qualquer nação ou grupo que atacar Israel, o “tumor cancerígeno”. Embora essa afirmação pareça um equívoco para alguns no ocidente, há fundamento por trás dela.
 
O Ministério da Defesa do Irã anunciou neste fim de semana que realizou o teste de fogo de um míssil de dois estágios e combustível sólido, e se vangloriou de ter lançado com sucesso um novo satélite em órbita, lembrando o Ocidente que seus engenheiros dominaram a tecnologia de mísseis balísticos intercontinentais, ao mesmo tempo em que o Estado Islâmico avança o seu programa de armas nucleares.
 
O comandante da Guarda Revolucionária, o general de brigada Seyyed Mehdi Farahi, afirmou em agosto que o míssil Safir, capaz de transportar um satélite ao espaço, pode facilmente ser lançado paralelamente à órbita da Terra, o que o transformaria em um míssil balístico intercontinental. Os analistas ocidentais não acreditavam que isso iria acontecer até 2015. Historicamente, orbitar um satélite é critério para atribuir a uma nação a capacidade de lançar esse tipo de míssil.
 
Forghani detalha o dever islâmico da jihad conforme está exposto no Alcorão em nome de Alá e afirma que a “jihad principal”, de acordo com alguns juristas xiitas, só pode acontecer quando o “messias” Mahdi, o imame secreto, 12º imame de acordo com os xiitas, retornar. Os xiitas acreditam que o retorno do Mahdi irá preceder o Armagedom.
 
Na falta do imame secreto, afirma Forghani, a “jihad defensiva” poderia acontecer quando o islã for ameaçado, e os muçulmanos devem defender o islã e matar seus inimigos. Para justificar tal ação, Alef cita o primeiro imame xiita, Ali, que afirmava que “Iniciar uma guerra contra inimigos com quem a guerra é inevitável e que tenham grande probabilidade de atacar muçulmanos no futuro próximo é uma necessidade e um dever dos muçulmanos”. Nesse aspecto, o aiatolá Khamenei emitiu uma fatwa em que autorizou o cumprimento da jihad principal em uma era de ausência do imame secreto sob a autorização de Vali Faghih.
 
O artigo então cita o Alcorão (Al Bácara 2:191-193): “Matai-os onde quer se os encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição [de muçulmanos] é mais grave do que o homicídio [de infiéis]... E combatei-os até terminar a perseguição e prevalecer a religião de Alá”.
 
É dever de todos os muçulmanos participar dessa jihad defensiva, afirma Forghani. A fatwa emitida pelo último Aiatolá Ruhollah Khomeini deixou claro que qualquer dominação política por infiéis sobre muçulmanos autoriza estes a defender o islamismo por todos os meios. O Irã agora possui os meios para lançar destruição contra Israel, e em breve terá ogivas nucleares para seus mísseis balísticos intercontinentais.
 
Para atacar o Irã, conforme o artigo, Israel precisa da aprovação e do apoio dos EUA, e sob o atual clima passivo dos EUA, a oportunidade não deve ser perdida para varrer Israel antes que Israel ataque o Irã.
 
Sob essa doutrina preventiva, vários pontos zero de Israel devem ser destruídos e o seu povo aniquilado. Forghani cita o último censo da Agência Central de Estatísticas de Israel, que mostra que o país possui uma população de 7,5 milhões de cidadãos, dos quais a maioria de 5,7 milhões é de judeus. Ao se detalhar os distritos com a maior concentração de judeus, o censo indica que três cidades: Telavive, Jerusalém e Haifa possuem mais de 60% de população judaica, que o Irã poderia definir como alvo dos seus mísseis Shahab 3, matando todos os seus habitantes. 
 
Forghani sugere que o míssil iraniano Sejil, que é de dois estágios com uma trajetória e velocidade que são impossíveis de interceptar, devem mirar instalações israelenses, tais como: a usina nuclear Rafael, que é o principal centro de engenharia nuclear de Israel; a usina nuclear Eilun; outro reator israelense em Nebrin; e o reator Dimona no centro de pesquisa nuclear em Neqeb, o mais importante reator nuclear do país por produzir 90% do urânio enriquecido das suas armas nucleares. 
 
Outros alvos, de acordo com o artigo, incluem aeroportos e bases da força aérea como a de Sedot Mikha, que contêm os mísseis balísticos Jericho, localizada no sudoeste da base aérea de Tel Nof, onde se encontram os aviões equipados com armas nucleares. Alvos secundários incluem usinas nucleares, estações de tratamento de água e esgoto, recursos energéticos e infraestruturas de transporte e comunicação.
 
Finalmente, afirma Forghani, os mísseis Shahab 3 e Ghadr podem mirar assentamentos urbanos até que os israelenses sejam exterminados.
 
Forghani afirma que Israel poderia ser destruído em menos de nove minutos e que o Khamenei, como autoridade máxima, o Velayete Faghih (jurista islâmico), também acredita que Israel e os EUA não apenas devem ser derrotados como exterminados.
 
Os radicais no poder do Irã hoje não apenas possuem mais de 1000 mísseis balísticos, mas estão a ponto de poder lançar um míssil intercontinental, além de possuírem urânio enriquecido suficiente para seis bombas nucleares, pois eles continuam com alta produção de urânio enriquecido, apesar das quatro rodadas de sanções da ONU ao país.
 
O documentário secreto produzido pelo Irã “A Vinda Está Próxima” indica claramente que esses radicais acreditam que a destruição de Israel irá desencadear a chegada do último messias islâmico, e que até Jesus Cristo (que irá se converter ao islamismo) irá atuar como seu representante, rezando a Alá e posto atrás do 12º imame.

" VINDE A CRISTO - VINDE APÓS CRISTO CARREGANDO A SUA CRUZ E IDE PREGAR O EVANGELHO EM CRISTO, COM CRISTO E POR CRISTO "

03/03/2012 09:18

 

As 3 formas de adorar
 
 
Em qual forma estamos agindo? Felipenses 2.5-12 (Leiam) antes para entender a mensagem. 
 
Paulo estava na prisão quando inseriu este hino dentro de sua carta que escrevia para povo Felipense. 
 
A igreja de Filipos foi a primeira igreja Européia fundada por Paulo e Timóteo. Foi uma igreja que Paulo tinha intimidade, relacionamento, pois teve inicio como congregação, na casa de Lídia. Essa igreja era fiel a Paulo mesmo na ausência dele. Por isso eles mandaram uma oferta a Paulo na prisão e agora em agradecimento àquela igreja Paulo escreve uma carta que tem quatro capítulos e está no livro de Felipenses. Dentro do segundo capitulo Paulo insere o hino que não se sabe por certo, se foi ele ou outra pessoa que criou. 
 
Neste hino Paulo está falando da humilhação/humildade e exaltação de Cristo. Ele está chamando à atenção dos Felipenses para que haja o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. 
 
Gostaria de chamar a nossa atenção para ás muitas vezes que tomamos a forma de Deus. Tomamos a forma de Deus em primeiro lugar quando nos achamos suficiente para ir em frente com nossos planos, mesmo que Deus já tenha dito claramente para esperarmos. Quando agimos assim, estamos dizendo a Deus que Ele não é suficiente para cumprir sua palavra. Por causa da nossa falta de paciência, ou por medo de que nada vai acontecer, nós tomamos a forma de Deus e agimos em seu lugar.
 
A falta de paciência de esperar em Deus, está conectada com a falta de fé, e a falta de fé está conectada com o medo do futuro que automaticamente nos faz agir na forma de Deus. A mesma coisa acontece nas artes, dança, teatro, etc... Não queremos nos aprofundar na verdade de Deus, muitas vezes, queremos somente dançar ou produzir. Nós que criamos, corremos todos os dias o perigo de ser " Um deusinho(a)", quando passamos a ser diretores de teatro, coreógrafos, dançarinos de Deus. Quando o corpo cria juntamente com a mente e principalmente se tenho o talento de criar, vou fazendo as coisas e muitas vezes desenfreadamente no lugar de Deus. 
 
Isso é apenas um exemplo de como podemos querer ter a forma de Deus. Então Paulo está dizendo a nós hoje também, cuidado para você não tomar a forma de Deus, nem Cristo que era o próprio Deus teve essa pretensão. E Paulo continua no versículo sete dizendo que Cristo aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. Jesus tomou sua primeira forma para mostrar que ele fazia a vontade do pai, primeiro tomou a forma de servo e depois de homem.
 
Isso quer dizer que Jesus se colocou na posição de saber que tinha limite, que tinha o livre arbítrio para escolher em como ele iria agir, mas principalmente que era igual aos seres humanos, embora ele nunca tenha pecado, ele se colocou na posição de ser humano. Gostaria de chamar sua atenção que, antes de Jesus se fazer semelhante a homens (ser humano), ele se colocou na forma de servo. Ele sofreu a humilhação de deixar seu reinado, sua posição de Rei maior para ser servo. 
 
Uma coisa que me chamou atenção nesta passagem foi essa metamorfose de mudanças de formas . Paulo não quis dizer que Jesus não era mais divino, a palavra nada, “nothing” em inglês e “Keno” em Grego se refere a vazio, se refere quase que despejando-se como uma água que despeja para fora. Ou seja Jesus se despejou do direito de ser Deus. Mas Jesus era ao mesmo tempo divino e servo, porem ele não usou desse direito. E nós hoje?
 
Será que temos condições de deixar os nossos "reinadinhos"? Construímos nossos reinados e muitas vezes achamos que é para Deus. Esse reinado pode ser meu talento, minha vestimenta, minha sabedoria, meu ministério, minha agenda. E saímos por aí dizendo que estamos servindo, mas é só uma pessoa tocar em nosso "reinadinho " que viramos " ferinhas". 
 
Chamo a atenção dos ministros e lideres de hoje que estão criando reinadinhos e principezinhos, chamo também nossa atenção para os reinados que estamos criando dentro de nós, por causa de cargo ou atenção que temos dentro da igreja. Passei por lugares com "reizinhos" que foram criados pelos próprios pastores que passaram a mão na cabeça de pessoas que erraram. Vamos pensar em nossos pequenos reinados que lutamos para não deixar, nossa forma que criamos na nossa mente, que pensamos que somos, só porque pessoas nos fizeram assim.
 
vamos pensar no que estamos fazendo, em qual reinado estamos entrando, de que forma estamos entrando. Isso é para Deus mesmo? ou para mostrar aos outros que podemos? É para Deus mesmo? ou para competir só porque outro ministério está fazendo? 
 
 
Me perdoem por chamar a sua atenção hoje, mas estou cansado de ver nossas igrejas sofrendo por desejarem ser exaltadas antes de tomar a forma de servos. Jesus era maior, tinha todo um reinado, era o próprio Deus e em seu movimento ele sofreu uma metamorfose de sair da forma de Deus e passar pela forma de servo, depois para a forma de homem, em seguida, no versículo oito, Paulo diz que depois de se achar em forma de homem humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz.
 
Vamos nos humilhar amados. Não se preocupe se você vê algumas pessoas que fizeram coisas erradas subirem na vida. O diabo também faz subir, principalmente quando ele sabe que a pessoa é ambiciosa, um crente, mas não um discipulo. 
 
Jesus na última parte dessa metamorfose se tornou nada. Você já pensou tudo isso nas artes?  Vamos experimentar no movimento essa metamorfose espiritual. Mas mesmo que você não faça, pense neste momento: O que seria isso? O que foi Jesus largar sua forma divina e se transformar em nada. Acorda igreja!!!!!!!! 
 
Quando vamos deixar pelo menos nossos reinadinhos e parar de nos iludir com "profetadas" de pessoas que se dizem do Espírito Santo e soprou algo na igreja ou em nossos ouvidos e aí nossa forma se enche de nós mesmos. Jesus não prometeu nada disso.
 
O evangelho de Jesus Cristo é um evangelho de humilhação, de entrega, de viver debaixo da obediência de Deus, de seguir a Cristo carregando a nossa cruz, até o fim. Esse movimento se esvazia para deixar o Espírito Santo agir de verdade. É o movimento da cruz. A igreja precisa ser separada do mundo, precisa tomar a forma de Jesus, precisa deixar os reinados. 
 
Quando Davi dançou com todo seu ser, ele tinha vestes lindas, mas lembrem-se que ele rasgou-se diante de Deus. Davi era um adorador de verdade que pecava, mas se arrependia de verdade. 
 
Quando fala que Jesus se humilhou a palavra em Grego é “Tapeinoo” que dá a sensação de se baixar o mais baixo possível. Ou seja, Jesus não podia se humilhar mais do que fez. Ele fez o máximo. 
 
Mas no verso nove fala que Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Aqui está a chave da vitória de nós cristãos. Só Deus pode nos exaltar, mas Deus vai fazer isso quando ele ver um coração puro. Não se engane meu irmão minha irmã.
 
As vezes estamos pensando que estamos indo no caminho certo só porque as coisas estão dando certo, mas o diabo também faz a gente ir ás altura, lembra que ele queria dar tudo a Jesus se Jesus se humilhasse diante dele, e o único modo que Jesus se livrou dele foi pela obediência, mas Jesus também negou o pão humano, jejuou para se livrar do inimigo.
 
Às vezes Deus nos faz passar por uma decepção grande com pessoas, as vezes elas são duras conosco para nos exortar conforme a Palavra de Deus, em vez de obedecermos, nós pulamos para outros ministérios, então o inimigo vê e começa a trabalhar nas nossas mentes e ministérios também e nos fazendo subir, porque ele conhece a nossa ambição.
 
Uma coisa que você pode ter certeza que está agindo errado é se você errou com seu líder ou lideres ou com seus liderados ou com irmãos e nunca pediu perdão nem reconheceu o erro e pulou para outro ministério e continua normal como se nada tivesse acontecido, e até toma ceia na igreja, pode ter certeza que você está indo na direção errada, porque a bíblia diz que se você errou com seu irmão e tiver que dar sua oferta , primeiro acerta com seu irmão. Mateus 5: 23-24 
 
E no 25 ainda fala: “ Concilia-se depressa com teu adversario, enquanto estas no caminho com ele, para que não aconteça que o adversario te entregues ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te ecerrem na prisão. 
 
Pense nisso: Não seria bem mais facil se olhassemos para Jesus? Que mesmo sendo Deus, Jesus tomou a forma de Servo, para depois tomar a forma de homem para depois tomar a forma de nada para então Deus o exaltar. 

" MELHOR É O OBEDECER DO QUE O SACRIFICAR - MELHOR É A GRAÇA DO QUE A LEI - POIS SÓ SE CUMPRE TODA LEI DE CRISTO PELA GRAÇA " - Domingo

03/03/2012 08:53

 

DEUS NÃO ACEITA SUBORNO
 
 
“Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva.”
Isaías 1:17 
 
Para justificar nossos erros, fazemos e falamos coisas tolas. Tentamos enganar a nós mesmos e alguns pensam que podem enganar a Deus também. Pura burrice. Tolice idiota.
 
Os pecados de Judá se acumulavam. O povo não compreendia o santo ideal de seu Deus, e a injustiça contra os fracos e vulneráveis era evidente. Ainda assim, acreditava-se que os sacrifícios de animais e outros rituais religiosos “compensariam” os erros e deixariam Deus satisfeito com o suposto saldo positivo. Por isso, a opressão crescia por toda a nação.
 
A sociedade era dominada por uns poucos poderosos que acumulavam riqueza cada vez maior, enquanto os pobres e necessitados eram esquecidos. Juízes, sacerdotes e outros líderes religiosos faziam parte desse esquema corrupto, e desfrutavam seus fartos subornos em vez de agir em favor da justiça.
 
Mas os injustiçados e oprimidos têm Deus ao seu lado. Isaías disse: “Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva”. 
 
Nossa prática da compaixão deve antecipar o dia em que o próprio Senhor virá pessoalmente e “com retidão julgará os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres”(Isaías 11:4). Que boa notícia!
 
ORE
 
Pai Gracioso, agradecemos-te pela segurança que temos ao saber que és um juiz absolutamente justo. Ensina-nos a praticar a justiça, sem jamais ceder a qualquer espécie de suborno.
 
Amém. 
 
PENSE
 
Tentar enganar a nós mesmo é uma tolice. Tentar enganar a Deus é loucura insana.
Itens: 5041 - 5130 de 6836
<< 55 | 56 | 57 | 58 | 59 >>